As 8 principais tendências de business tech para 2022

12 minutos para ler

Inteligência Artificial, Hiperautomação, 5G, Cloud Computing… são muitas as tendências de business tech que irão impactar o mercado em 2022.

Mas, quais são aquelas que realmente podem mudar o seu negócio e, mais importante, como aplicá-las?

As respostas você confere no estudo com as 8 principais tendências de business tech para 2022, suas vantagens e como implementar na sua empresa.

Afinal, atualizar-se sobre o assunto é fundamental para construir vantagens competitivas, para acompanhar os ciclos mais recentes de inovação e construir vantagens competitivas. Assim, é possível sair na frente em relação às soluções de negócios, tendo novas ferramentas para melhorar o desempenho da empresa.

Neste conteúdo, reunimos as principais tendências tecnológicas e explicamos quais são as vantagens
para as empresas. Com isso, os tomadores de decisão podem se atualizar sobre o assunto e identificar as melhores soluções. Continue a leitura!

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE BUSINESS TECH PARA 2022

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE BUSINESS TECH PARA 2022

Segundo o Gartner, em 2022, o ciclo de tecnologias estratégicas entregará benefícios importantes para adaptação, escalabilidade e crescimento do negócio:

• conexões digitais confiáveis para pessoas e dispositivos em toda parte;

• soluções para rapidamente escalar a criatividade digital em qualquer lugar;

• capacidade de inovação para acelerar o crescimento além do que é possível nos dias atuais.

ENGENHARIA DE IA

Tendências de tecnologia business tech. Engenharia de IA.

Há alguns anos, a Inteligência Artificial (IA) figura na lista de tendências tecnológicas. No entanto, nem sempre as empresas conseguem fazer essa inovação ganhar corpo e contribuir decisivamente para o sucesso dos negócios. Até porque, não basta adotar uma solução apenas por estar entre as novidades tecnológicas.

Para 2022, ganha relevância o papel da Engenharia de IA, que é a área responsável por produzir entregas de valor reais e consistentes para as empresas com base nessas soluções. Isto é, o ponto decisivo é produzir resultados práticos a partir da Inteligência Artificial.

O mercado de tecnologia também começa a enfrentar o desafio da confiabilidade nas soluções de Inteligência Artificial.
É preciso convencer os profissionais sobre a confiabilidade dos resultados. Nesse sentido, o Gartner cita o exemplo do Unity Health Hospital de Toronto, que promove a construção de confiança dos médicos, conscientizando sobre a confiabilidade e as lacunas dos resultados com IA.

Em seu relatório sobre tendências de tecnologia, o instituto de pesquisa também estima que, em comparação com as demais organizações, os 10% de empresas que melhor adotarem as práticas de Engenharia de IA sairão na frente.

Segundo o Gartner, a diferença seria de, ao menos, três vezes mais valor com os esforços ligados à Inteligência Artificial. Por isso, o foco na aplicabilidade da tecnologia, por meio da Engenharia de IA, é uma das principais tendências tecnológicas para 2022.

EXPERIÊNCIA TOTAL

Tendências de business tech — User Experiencie UX

Nas últimas décadas, a gestão empresarial percebeu a importância de atender todos os stakeholders. Nesse prisma, a experiência se tornou um denominador comum, mesmo que inicialmente as áreas responsáveis por atender as partes interessadas trabalhassem de forma independente, como Marketing, RH, Design e Desenvolvimento de Software.

Vimos assim, o nascimento de verdadeiras áreas de conhecimento e atuação, como Employee Experience (EX), Customer Experience (CX), User Experience (UX) e, até mesmo, Multi Experience (MX). Hoje elas estão independentes, o que facilita o entendimento de suas particularidades e criação de ferramentas específicas.

No entanto, o próximo passo é a Total Experience (TX). A experiência total tem o objetivo de integrar as
diversas áreas. Logo, formará um grande sistema em que as diferentes experiências de todos os stakeholders terão interação positiva e vão gerar um resultado mais significativo para as partes interessadas.

Enquanto técnica de gestão, a integração favorece a comunicação entre as atividades e reduz custos, por meio de recursos que são compartilhados. Além disso, é uma forma de garantir que todas as experiências estejam devidamente alinhadas.

Imagine, por exemplo, uma empresa que tem a humanização entre seus valores. Com a Experiência Total, não corremos o risco de ver esse tratamento apenas na experiência do cliente, tampouco só na do colaborador.
Trabalharemos para que a experiência siga a mesma direção em todas as partes.

COMPUTAÇÃO PARA AUMENTAR A PRIVACIDADE

Tendências de tech business. Segurança da informação

Aumentar a confiança nas soluções de tecnologia é uma das linhas mestras que direcionam as tendências tecnológicas. Entre os aspectos mais importantes, encontramos a preocupação com a privacidade e proteção dos dados.

Sobre essa tendência, há dois níveis de discussão. O primeiro é a adequação a normas legais, que podem responsabilizar as empresas em caso de violação de dados. No Brasil, por exemplo, a privacidade entrou em pauta nas organizações, principalmente, após a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O processo de conformidade com a LGPD envolve o mapeamento dos processos em que ocorre a coleta de dados e a aplicação de medidas corretivas. Isso resulta tanto em mudanças tecnológicas quanto em novas práticas de gestão.

Por outro lado, podemos entender a privacidade como um atributo para gerar mais valor ao negócio. Ao investir na privacidade e na segurança dos dados dos clientes, a empresa melhora sua percepção de marca.

Esse valor agregado permite que as companhias desenvolvam estratégias para obter novas fontes de receita, vender mais e fidelizar o cliente. É possível criar outras soluções, assim como incrementar as já existentes, tendo o foco na privacidade. Por isso, veremos o investimento em privacidade se destacar nos próximos anos.

HIPERAUTOMAÇÃO

hiperautomação - business tech

Entre as soluções ligadas à Transformação Digital,
a automação de processos, tarefas e atividades é
uma das inovações tecnológicas mais buscadas
pelas empresas. É algo facilmente justificável, pois
conseguimos eliminar um grande volume de tarefas
repetitivas e escaláveis para ter mais agilidade e
eficiência, bem como reduzir custos.

A hiperautomação é o novo horizonte dessa transformação. Em termos simples, essa tendência
consiste em automatizar tudo o que for possível,
deixando as pessoas encarregadas apenas daquilo que
exige a inteligência e as habilidades humanas.

Boa parte do avanço dessa tendência tecnológica
ocorre graças à Inteligência Artificial e Computação Cognitiva. Essas soluções permitem ir além das tarefas mais simples, que são aquelas executadas sempre da mesma forma.

Outro ponto que favorece a hiperautomação é que mais pessoas estão adaptadas ao uso de soluções digitais em função da pandemia.

É possível, por exemplo, introduzir recursos baseados no autoatendimento e automatização, como totens físicos nos estabelecimentos, assistentes pessoais e robôs de voz, sem um choque inicial tão grande quanto em outros momentos.

Atualmente, as empresas contam com diversas soluções digitais para desenvolverem estratégias de hiperautomação. E, graças ao impacto em agilidade, custos e eficiência, enxergamos cada vez mais esse nível tecnológico como meta para os gestores.

CONEXÃO DE 5G

Business tech — 5G

As tendências tecnológicas para 2022 também vão reduzir gargalos ligados à conectividade e ao compartilhamento de dados. Logo, é possível remover entraves e aprofundar a Transformação Digital nas empresas.

Após os leilões do 5G, a expectativa é que todas as capitais brasileiras contem com a conexão até julho de 2022. Depois, o processo avançará dos maiores centros para os menores, chegando aos municípios com menos de 30 mil habitantes até 2029.

Por oferecer maior estabilidade e velocidade prevista de 1 Gbps, existe um grande campo de aplicação dessa tecnologia aos negócios. Agricultura, eventos, pontos de venda, fábricas e logística são algumas das áreas a serem impactadas.

Entre outras aplicações, a Internet das Coisas se destaca. A proposta do 5G é permitir que inúmeros dispositivos se conectem sem perda de qualidade, ainda que estejam concentrados em um único ambiente. Assim, mesmo máquinas com grande consumo de banda de internet podem operar facilmente integradas ao mundo digital.

A conexão de quinta geração é um impulsionador das demais tendências de tecnologia para 2022. Acessar plataformas na nuvem com qualidade, fazer a automação por máquinas e equipamentos, melhorar a experiência e diversos outros fatores têm sinergia com mais velocidade e estabilidade de conexão.

COLABORAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA

Uma tendência ligada ao ecossistema das indústrias é o compartilhamento de informações, dados e aplicativos no ecossistema de negócios. Segundo a IDC, em 2022, as organizações que aplicam essa prática vão perceber um aumento de receita três pontos percentuais maior do que as que não a aplicam.

O instituto também prevê que, até 2023, 60% dos ecossistemas industriais formarão centros de inovação, voltados para o desenvolvimento colaborativo de aplicações. Ademais, em 2026, 25% dos novos aplicativos adotados por organizações globais serão fruto do desenvolvimento em consórcios dentro do ecossistema.

Por isso, as empresas podem se beneficiar se acelerarem o desenvolvimento tecnológico. É importante passar por processos de Transformação Digital para, de fato, contribuir para inovações tecnológicas dentro do ecossistema da indústria.

EMPRESAS DISTRIBUÍDAS

Business tech - empresas distribuídas

Entre as novidades tecnológicas herdadas da
pandemia, cada vez menos as empresas serão
identificadas como locais físicos
. É algo que
afeta a relação com os colaboradores, clientes e
demais partes interessadas.

A mudança é vista, em primeiro lugar, no trabalho dos colaboradores. Home office, trabalho híbrido, jornadas flexíveis e outras transformações fazem o ambiente de trabalho estar em qualquer parte.
Em outra frente, os clientes deixam de utilizar os
estabelecimentos físicos para adquirir produtos e ter acesso a serviços.

Nesse sentido, os pontos de venda físicos podem cada vez mais serem identificados como locais de experiência. Lá o cliente interessado terá contato com pessoas, conhecimento dos produtos e iniciativas ligadas à interatividade.

Além disso, os diferentes canais de comunicação devem prezar pela complementaridade. Realizar uma compra on-line e receber na loja física, consultar um catálogo digital no ponto de vendas, vivenciar experiências nos estabelecimentos, mas comprar on-line, tudo isso será tendência a partir do momento em que as empresas estarão distribuídas.

Outra repercussão é o crescimento das plataformas de gestão e das tecnologias voltadas para comunicação nas empresas. Afinal, a troca de informações eficaz é o requisito para, mesmo à distância, as atividades serem realizadas com eficiência.

Portanto, as empresas devem estar preparadas para diferentes tipos de mudança: novos modelos de trabalho, novas formas de atender o cliente, tecnologias de comunicação, soluções de gestão etc.

PLATAFORMAS NATIVAS DA NUVEM (CNPS)

Tendências de business tech - Plataformas nativas da nuvem (CNPS)

A Cloud Computing deve se basear cada vez mais em plataformas nativas, em vez de tentar migrar sistemas legados. Desse modo, existe menor custo para implementar a tecnologia e soluções que funcionam com mais eficiência.

Para o Gartner, 95% das iniciativas de Transformação Digital de empresas até 2025 estarão relacionadas à nuvem. Por já serem arquitetadas para essa tecnologia, as plataformas nativas terão um grande destaque nesse cenário.

Algumas coisas, no entanto, não mudam. As vantagens ligadas à escalabilidade, menor custo com infraestrutura interna, compartilhamento de dados e segurança da informação continuam como excelentes atrativos para investir na cloud para empresas.

Em síntese, o Software as Service (SaaS) ganhará cada vez mais força e haverá maior investimento em soluções nativas nesse modelo. E as empresas podem identificar oportunidades de implementar a tecnologia internamente ou de encontrar soluções para entregar novos produtos, serviços e formas de
atendimento ao cliente.

APLICANDO AS TENDÊNCIAS DE BUSINESS TECH NA PRÁTICA

As tendências de tecnologia nascem em grande parte das dores identificadas no mercado. No entanto, mesmo quando conectadas às reais necessidades das empresas, nem todas as organizações conseguem sair na frente e tirar vantagem delas.

Para colocar as inovações em prática, a empresa precisa buscar o conhecimento especializado.
Assim, consegue mapear exatamente quais são as demandas internas e avaliar as soluções de inovação que podem ser adotadas.

Muitas vezes, esse know-how vem de fora mediante parceiros que tenham a implementação da Transformação Digital como atividade principal.

Com auxílio externo, a empresa consegue acelerar a Transformação Digital e inovação de forma segura.
Isso porque, em vez de realizar um investimento em desenvolvimento das soluções por conta própria, o
que poderia levar anos para dar frutos, antecipamos esse capital intelectual recorrendo a parceiros especializados.

Ao conhecer as tendências de tecnologia e ter um parceiro que consiga traduzi-las em soluções práticas,
as empresas saem na frente e constroem vantagens competitivas, ligadas à inovação. E, considerando o
foco das novidades tecnológicas atuais, esses ganhos estão relacionados à adaptação, escalabilidade e
crescimento de negócios
.

Há quase 30 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parcerias estratégicas com líderes mundiais como Google e AWS a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente.

Em 2022, que tal dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, acesse nossas soluções e contribua para o desenvolvimento do seu negócio. Estamos aguardando!

Clique na imagem abaixo para baixar este conteúdo e boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

quatro + 5 =