Skip to main content

A Transformação Digital está modificando o mercado e o dia a dia das empresas. Não à toa, conceitos como a cultura Data-Driven têm ganhado cada vez mais relevância nas organizações, mas isso não é o suficiente para transformar dados crus em informações úteis para o seu negócio. Afinal, de que adianta receber os insights com atraso? É por esse motivo que você deve implementar o Data Agility.

Mas qual é a importância de aplicar esse conceito em sua empresa? Quais são os benefícios com a implementação de um processo mais rápido de coleta, armazenamento e uso dos dados? Como isso se consolida em Business Agility? Tire todas as suas dúvidas neste post!

Como o cenário atual se relaciona com os dados?

A coleta e a interpretação de dados se tornaram tarefas necessárias para qualquer empresa que busca melhor desempenho dentro de um mercado tão competitivo. Afinal, a infinidade de informações que podem ser coletadas é parte fundamental para um trabalho voltado ao Customer Centricity.

Quando não se coloca o cliente no centro das atenções, as chances de sucesso da companhia reduzem de forma considerável. O produto entregue ou a experiência oferecida se tornam muito menos valiosos, já que o comportamento, os hábitos, os desejos e os desafios do consumidor não foram considerados. Sendo assim, o uso de dados é cada vez mais importante para se destacar no cenário atual do mercado.

Qual é a importância de gerenciar dados da maneira correta?

O problema, porém, é que muitas empresas não fazem o gerenciamento de dados da maneira correta. Qual é o sentido de perder horas e horas para analisar informações que não geram insights úteis para o seu negócio ou operação? É preciso ser eficaz também no momento de coletar, armazenar e interpretar os dados. Sem isso, todo o esforço anterior é desperdiçado.

A ideia, portanto, é agilizar esse processo e utilizar os dados de forma simples e certeira. Ainda mais importante é que toda a companhia tenha acesso a eles em tempo real, tornando o processo mais eficiente. Já pensou se a equipe de vendas pudesse conferir detalhes de performance sem precisar esperar dias até receber um relatório mais detalhado?

O que é Data Agility?

Como a tradução do termo para o português indica, significa transformar o uso de dados em um processo mais ágil e eficiente. Muitos gestores acreditam que já fazem o suficiente ao usarem esses dados, por exemplo, na área de Marketing Digital, no entanto a realidade é que se trata de um conceito ainda muito distante do cenário ideal para o desenvolvimento da sua companhia.

O Data Agility possibilita o acesso a dados e insights quando, onde e como qualquer membro da sua companhia quiser ou precisar em vez de centralizar todas essas informações em um único setor.

Esse conceito representa a rapidez com que os insights proporcionados pela análise de dados são convertidos em ações, estratégias e melhorias em uma organização. Trata-se, portanto, de focar mais o impacto que esses dados geram na sua empresa do que como devem ser processado, o que deve se estender por toda a companhia, do Big Data ao marketing.

Como a minha empresa se beneficia com essa implantação?

Listamos os principais benefícios do Data Agility para que você não tenha dúvidas sobre como é fundamental adotar esse conceito. Confira!

Detectar ineficiências nos processos

Imagine que a sua equipe adotou um novo método de trabalho em busca de melhores resultados. Depois de um período de análise, a constatação é que o processo atual tem algumas ineficiências significativas. Mas e o tempo que se passou até a descoberta dessa falha? O Data Agility trabalha exatamente para solucionar esse problema e garantir que erros sejam descobertos facilmente.

Assim que um processo se inicia, os resultados são acompanhados em tempo real, verificando a eficiência de forma simples e direta. Dessa forma, a sua equipe não precisa esperar muito para fazer as correções necessárias. Tudo isso contribui diretamente para o foco na experiência do usuário.

Otimizar recursos e cortar custos

Consequentemente, é uma forma de otimizar os recursos da sua empresa, já que cada investimento é realizado de maneira mais precisa. Assim, em vez de perder dinheiro com uma estratégia que não funciona, as correções são feitas no tempo certo. Essa prática também contribui para a redução de custos, pois tudo o que é desperdício é corrigido, evitando grandes perdas.

Compreender padrões de fraude e se manter em segurança

Data Agility também pode significar mais segurança para a sua empresa. A partir da análise ágil e precisa dos sistemas de segurança da sua companhia, fica mais fácil encontrar padrões de fraude ou tentativas de invasão em seus sistemas. Seja para um e-commerce, seja para uma empresa de tecnologia, esse recurso é cada vez mais fundamental.

Afinal, além de saber como coletar e interpretar dados de forma mais eficiente, é necessário protegê-los, e o Data Agility também contribui para a solução desse problema.

O que é Business Agility?

Depois de analisarmos todos os pontos relacionados à agilidade na gestão de dados, precisamos dar um passo à frente e falar sobre outro conceito muito importante dentro da Transformação Digital. Estamos falando do esforço constante para utilizar esses dados como fonte de estratégias práticas de negócio

São dois termos que se correlacionam. Quanto mais abrangente, disponível e eficiente é o Data Pool do negócio, mais facilidade existe entre tomadores de decisões e equipes operacionais para identificar e se adaptar a mudanças de mercado.

O nome disso é Business Agility: a capacidade de uma empresa de se adaptar a tendências e demandas de maneira rápida, objetiva e inteligente, acompanhando seu público na mesma velocidade que ele demanda.

Quais são os princípios de um Business Agility?

Para que você entenda melhor o que é um negócio ágil, que utiliza dados como fonte de estratégias mais dinâmicas de mercado, podemos analisar os princípios que tornam uma empresa praticante do Business Agility. Veja quais são seus pilares.

Foco no cliente

A busca por agilidade no mundo empresarial moderno tem tudo a ver com a mudança do comportamento de consumidores. Com acesso a mais informação, busca por experiências significativas e muitas opções de marcas à disposição, esse novo perfil de público é muito mais volátil em demandas.

Portanto, permanecer no mercado significa se manter conectado com esse cliente, acompanhando o dinamismo de suas mudanças de expectativas. É por isso que usar dados é importante: para entender essas tendências e aderir a elas o quanto antes.

Resiliência

Ter uma empresa que desbrava essas novas fronteiras é um trabalho desafiador. Nem sempre é possível acertar e garantir competitividade em um futuro próximo. Por isso, o Business Agility foca também a capacidade de ajustar estratégias durante sua execução.

O Data Agility promove essa filosofia de constante medição de resultados, análise de caminhos e tomadas de decisão. Na Transformação Digital, nenhum negócio pode ter medo do futuro nem de errar, mas precisa se preparar para reverter os equívocos em novas tentativas.

Melhoria contínua

Além da inovação, o mercado do futuro exige também um esforço interminável em renovação, principalmente para negócios que desejam oferecer produtos digitais ou usar esses canais como parte do relacionamento com seu público.

Business Agility também é uma questão de estruturação operacional interna que implementa metodologias de fluxo ágil e descentraliza a tomada de decisões para dar mais poder a quem trabalha diretamente com o produto.

O objetivo é que, com dados relevantes disponíveis para toda a equipe, exista uma busca natural por aprimorar processos, ferramentas e entregas. É o lado produtivo que amarra os outros conceitos dentro do Business Agility.

Quais as vantagens do Business Agility?

Agilidade de negócio é fundamental para essa nova era de Transformação Digital nas empresas. Trata-se de uma filosofia para tornar um negócio future-proof, com uso de dados e um fluxo eficiente de trabalho que os utiliza em ações de adaptação ao mercado. Com esse novo olhar, é possível:

  • identificar e atuar em novos nichos de mercado antes da concorrência;
  • reduzir o tempo entre ideação e entrega de novos produtos;
  • economizar recursos com processos mais inteligentes;
  • ter mais confiabilidade e previsibilidade em projeções;
  • atender a expectativas do público antes mesmo que ela se consolide como demanda;
  • criar uma imagem inovadora para a marca.

Unir dados ágeis a um negócio inteligente se transforma em uma grande arma competitiva, inclusive para entrar na disputa com negócios maiores e mais consolidados.

Quais ferramentas apoiam o Data Agility?

Conversamos bastante sobre Data Agility e sua aplicação dentro de Business Agility. Podemos terminar, então, colocando o seu negócio no caminho certo para começar, ou seja, pensando em como investir nas melhores ferramentas para implementar o conceito. Não existe uma solução única ou universal para isso, mas há algumas categorias de tecnologias que ajudam muito nesse trabalho — a começar pela infraestrutura.

O uso de plataformas de gestão, ou ERPs, são uma forma interessante de integrar e estruturar seu banco de dados de maneira mais eficiente. O casamento dessa solução com a Cloud Computing dá ainda mais possibilidades para uma gestão de informação ágil, objetiva e segura.

A partir desse núcleo, é hora de encontrar soluções que se adaptem especificamente ao seu produto, a suas metas e a sua rotina de trabalho. Uma ideia interessante é contar com o desenvolvimento customizado de ferramentas digitais baseadas nas suas necessidades.

Seja adquirindo ou desenvolvendo a própria solução, o ideal é contar com uma parceria especializada nesse momento que saiba levantar oportunidades e apontar os melhores caminhos práticos para o Business Agility.

A tomada de decisão ágil é um recurso necessário para as empresas que desejam fazer escolhas mais inteligentes e que buscam maior valor agregado. O Data Agility é o caminho mais adequado para quem quer criar estratégias e processos mais eficientes e com embasamento. Tudo para entregar, de forma produtiva, uma experiência mais completa para os seus clientes.

Ainda não está convencido sobre a importância de investir em conceitos como o Data Agility dentro da sua empresa? Então, continue em nosso blog e descubra por que desenvolver seu produto com foco na experiência do usuário!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO