Skip to main content

A inovação nas empresas é indispensável àquelas organizações que desejam se destacar no mercado. Não à toa, dados do IBGE mostram que, entre 2015 e 2017, cerca de 33% das empresas no Brasil realizaram algum tipo de inovação em produtos ou processos. 

Um levantamento da Fundação Getulio Vargas corrobora com a percepção de que essa é uma tendência ao apontar que 1/4 das empresas planejam aumentar os investimentos em inovação tecnológica até 2024. A motivação e os benefícios gerados por isso são os mais diversos para a realidade de cada companhia.

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e confira um panorama completo sobre a inovação empresarial!

O que é a inovação nas empresas?

A inovação corporativa é o processo de melhoria e desenvolvimento a partir de novas soluções, ferramentas ou estratégias, seja para modificar os processos internos, seja para refazer o produto final. 

Mais do que utilizar a tecnologia, a inovação representa para o negócio uma mudança de cultura que acarreta o aperfeiçoamento dos processos e a adequação aos desafios que podem surgir com a transformação digital.

Quais são os 4 tipos de inovação existentes?

Nesse âmbito da inovação, há quatro conceitos que podem mudar a realidade de uma empresa. Conheça um pouco mais sobre cada um desses processos e entenda como são fundamentais para a evolução da sua companhia.

Oferta

A inovação em oferta acontece quando uma empresa procura modificar o produto ou serviço final que disponibiliza ao seu público. Essa pode ser uma mudança mais simples nas características de uma solução ou sua reformulação completa. Em resumo, trata-se de identificar possíveis melhorias no que é entregue ao cliente final e colocá-las em prática.

Marketing

Já a inovação em marketing representa uma mudança nas estratégias de divulgação, como a adoção de uma postura diferente nos canais digitais ou, mesmo, um processo de reconstrução da marca. Uma empresa muito antiga no mercado, por exemplo, pode entender que precisa alterar seu logotipo, marca, valores e a mensagem que deseja comunicar ao público.

Processo

Além de poder alterar o que vai ser entregue, a inovação também pode acontecer em processos, ou seja, nos caminhos até que se chegue à oferta final de valor. Isso inclui o desenvolvimento de métodos de produção mais eficientes, ferramentas inovadoras ou fluxos de trabalho mais funcionais. A ideia é encontrar caminhos para tornar o processo produtivo mais preciso no curto, médio e longo prazos.

Organização

A inovação também pode acontecer de maneira organizacional, ou seja, alterando elementos da realidade da empresa. Isso inclui desde o trabalho de gestão dos colaboradores até a compra de equipamentos ou a reforma do ambiente de trabalho. Trata-se, portanto, de um processo que pode modificar a estrutura, mas também a cultura de uma organização.

Por que a inovação é tão relevante no cenário organizacional?

Na prática, como a inovação impacta positivamente a rotina e o desempenho das corporações? Listamos alguns dos benefícios, confira!

Aprendizado constante

Uma empresa que investe na inovação está em constante desenvolvimento e, consequentemente, aprendizado. Isso significa que os profissionais estão sempre em busca de alternativas e soluções para os desafios da companhia. Ou seja, eles monitoram e analisam o que está sendo feito, e isso é um exercício importante para absorver e criar conceitos e estratégias mais eficientes.

Otimização de processos

A inovação impacta diretamente os processos de uma empresa. Seja por meio de uma ferramenta de marketing que facilita a implementação de uma estratégia, seja com a automação de tarefas burocráticas nas operações de uma fábrica, ela permite que a rotina de trabalho ocorra com melhor desempenho e eficiência.

Maior atração e retenção de talentos

Quando uma empresa se posiciona como inovadora, ela passa a ser vista no mercado como uma referência. A partir dessa percepção, o esforço de atração e retenção de talentos se torna muito menor. Afinal, os melhores profissionais querem trabalhar em um local onde possam ter os seus potenciais explorados, agregando ideias e estratégias ao que já está funcionando.

Consolidação de equipes multifacetadas e engajadas

Um dos grandes desafios dentro de uma empresa é a gestão dos profissionais. Mesmo que de forma indireta, a inovação nas empresas também é um estímulo para a criação de equipes diversificadas e engajadas

Assim, colaboradores de diferentes áreas, origens e conceitos poderão se reunir e trabalhar em conjunto para solucionar os principais problemas e demandas da empresa, achando soluções inesperadas.

Produtos/serviços de melhor qualidade

Outro ponto importante que a inovação proporciona para as empresas é a possibilidade de criar produtos, serviços e experiências de melhor qualidade. Se todo o processo produtivo se torna mais eficiente e prático, é natural que isso se reflita também no resultado final. Mais do que ganhos em performance ou de processos internos, a empresa amplia sua competitividade.

Fidelização de clientes

Como consequência de todos os itens acima, especialmente o anterior, a empresa consegue alcançar um objetivo comum — e complexo — em um mercado tão competitivo: a fidelização de clientes

Afinal, a inovação permite que o valor agregado dos produtos, serviços e experiências que a sua empresa proporciona seja maior, criando um verdadeiro diferencial competitivo para a sua companhia.

Que papel a inovação representa, então, para as empresas?

A inovação tem um papel essencial para a longevidade das empresas. A partir de um trabalho eficiente de gestão da inovação, a sua organização pode ter sucesso em sua área de atuação, sabendo investir em soluções e ideias que, de fato, sejam úteis para seu desenvolvimento

O mais importante, porém, é que a companhia cresça de maneira sustentável. Uma empresa que está constantemente em busca de melhorias internas acaba se adequando às necessidades do mercado e, aliando colaboração entre os profissionais, gestão, tecnologia e muitas análises, pode se posicionar sempre de maneira competitiva.

A inovação nas empresas é, portanto, um processo necessário para aquelas organizações que desejam se posicionar como referência em seus segmentos. 

É com o interesse constantemente voltado ao encontro de novas soluções que toda a engrenagem é aperfeiçoada, e o trabalho realizado é aprimorado. O negócio consegue, então, ter diferenciais competitivos valiosos para obter destaque no mercado.

Agora que você já sabe o que é a inovação nas empresas e a importância desse processo para o sucesso da sua organização, o que acha de seguir bem-informado sobre assuntos relevantes como este? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo relevante e de qualidade diretamente no seu e-mail!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO