Ícone do site Insights BRQ

Métricas de fluxo – Um guia para iniciantes!

métricas de fluxo

Métricas de fluxo são indicadores baseados em observações do comportamento do sistema de trabalho, que nos permitem fazer análises que auxiliam na tomada de decisão e na busca por melhoria contínua.

Na BRQ nossas métricas são disponibilizadas de duas formas aos nossos times e clientes: através da aplicação Team Care, onde as informações são apresentadas de forma simples e automatizada, ou pela planilha disponibilizada pelo Centro de Excelência de Agilidade, sendo possível alimentar com dados e obter os gráficos facilmente.

Com essas informações é possível fazer o acompanhamento do time ou do serviço, realizar retrospectivas baseadas em métricas que auxiliam em termos a percepção de valor dos itens entregues, análise de qualidade, acompanhamento de padrões e, caso houver divergência, criar planos de ação visando a melhoria contínua do fluxo de trabalho.

Falando um pouco sobre cada métrica, começamos com a diferença conceitual entre Lead Time, Cycle Time e Customer Lead Time nesse artigo bem explicativo.

Throughput ou Vazão

O Throughput ou Vazão é a quantidade de itens entregues por unidade de tempo, podendo ser dia, semana, quinzena, mês, Sprint etc. Quando não há variabilidade expressiva nos períodos analisados indica um fluxo estável e saudável.

Analisando a frequência ou capacidade de entrega dos times, é possível ter previsibilidade de entregas futuras e fazer promessas que se pode cumprir.

Demanda de Falha ou Carga de Falha

Isso já nos leva à próxima métrica que é a Demanda de Falha ou Carga de Falha, que indica qual porcentagem das entregas é relacionada à correção de defeitos, evidenciando retrabalhos e/ou desperdícios.

Cumulative Flow Diagram (CFD)

O Cumulative Flow Diagram ou CFD é a contagem diária da quantidade de cartões que estão em cada coluna do fluxo, permitindo visualizarmos o comportamento real do nosso fluxo de trabalho dentro de uma linha do tempo e entendermos como as coisas verdadeiramente funcionam.

Por meio dele é possível realizarmos diversas análises, como por exemplo, a quantidade de Work in Progress (WIP), a taxa de entrada e saída de itens de trabalho, o lead time médio, a quantidade de itens em produção, os gargalos etc.

Objetivo da Sprint

Objetivo da Sprint, utilizado exclusivamente por equipes que trabalham com Scrum, representa o percentual do previsto em Planning versus o realizado entregue ao final da Sprint.

Serve para analisar se a meta da Sprint está sendo alcançada, ou se é necessário ajustar e melhorar a forma como a equipe se compromete com o seu objetivo.


Agora que você está por dentro do assunto, que tal melhorar seus processos internos com métricas de fluxo? Clique aqui para baixar a planilha e o Guia de Métricas de Fluxo!

Autores: Pamela Campos Netto, Scrum Master, e João Paulo Grabosque, Agile Coach na BRQ.

Sair da versão mobile