Skip to main content

Muito se discute sobre a migração para a nuvem como um passo importante para a transformação digital das empresas. Ao mesmo tempo, são muitas as dúvidas sobre os benefícios de trabalhar em cloud computing e de como essa estratégia pode trazer valor de crescimento econômico aos negócios. 

Se você tem essas questões ou quer saber mais sobre como a nuvem propõe o crescimento para seus negócios, continue a leitura. 

Por que a adoção da migração para nuvem é urgente?

À medida que a cloud computing torna-se comum para os processos de trabalho e de performance de dados das empresas, outros softwares e hardwares vão se tornando legados. E esse é um cenário que acarreta diversos gastos. 

Os serviços em nuvem oferecem todos os benefícios que as empresas procuram para o crescimento: aumento da produtividade, retorno sobre o investimento e maturidade digital. 

Uma empresa que busca expansão e maior retorno financeiro não pode ficar presa a processos obsoletos e excesso de burocracia para resolver processos internos importantes como vendas.

A pandemia acelerou todos os processos de Transformação Digital que as empresas tinham de maneira estruturada e planejada. Nas organizações menores, o uso da tecnologia foi fundamental para a sobrevivência, uma vez que essas companhias estão buscando, especialmente, soluções para aumento de eficiência e vendas”, reforça Dagoberto Hajjar, CEO da ADVANCE Consulting.

A computação em nuvem conta com todas as informações centralizadas em um único local e permite que as soluções sejam implementadas com o mínimo de interferência nos fluxos de trabalho. 

A migração para a nuvem é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas no Brasil e ao redor do mundo. Segundo dados do Gartner, o mercado global de computação em nuvem vai crescer US$ 461 bilhões até o último trimestre de 2025.

As principais previsões publicadas pelo Gartner e Statista apontam os seguintes dados:

  • 70% das empresas que trabalham com nuvem já estão prevendo um crescimento dos seus orçamentos futuros; 
  • A computação em nuvem é 40 vezes mais econômica comparada a estruturas de TI internas;
  • 40% das empresas da lista Fortune 500 passaram por uma transformação digital em 2021.

Os custos de migração acabam sendo mais baratos que o investimento em uma infraestrutura de TI local, por exemplo, somado aos benefícios que a nuvem traz como escalabilidade, disponibilidade, agilidade e segurança. Ao final, a migração para a nuvem é muito mais rentável para as empresas, não apenas as pequenas, mas de todos os portes e verticais”, afirma o CRO da Sky.One, Roberto Arruda.

Como a nuvem impacta os negócios

Por ser um grande passo da transformação digital, a migração para a nuvem é a porta de entrada para a mudança geral de uma empresa desde a sua base. Ao automatizar processos, agilizar produtividade, digitalizar documentações, dentre várias outras mudanças significativas, a nuvem impacta diretamente nos negócios. 

  • Um estudo realizado pela “Infosys Cloud Radar 2021”, publicado pela Revista Forbes, aponta que “a adoção da tecnologia pode agregar US$ 414 bilhões anuais de lucro às empresas ao proporcionar vantagem competitiva e velocidade de atuação no mercado”.

Redução de custos com infraestrutura

Os serviços em cloud agregam o benefício de terem um menor custo. Aqui, corta-se os gastos com refrigeração, energia, servidores e atualização de hardware. 

A computação em nuvem também tem baixo custo pois, depois de contratar um pacote, os gastos serão apenas com aumento de espaço ou contratação de novos planos.

Além disso, existem outras economias, como:

  • Economia em compra de materiais e equipamentos, como papel e impressoras;
  • Economia com envio de documentos, correspondências e boletos;
  • Economia com móveis e arquivos para o armazenamento de documentos;
  • Economia com espaço físico e otimização do uso dos ambientes.

Maior retorno sobre investimento

Por conta da redução dos custos citados, dentre vários outros, o que é economizado pode ser aplicado em outras estratégias e soluções. Além da redução de gastos com infraestrutura de TI e sistemas legados, com a cloud computing, as empresas passam a ter maior competitividade no mercado, atender as demandas com mais agilidade e reduzir operações e processos, o que resulta em um retorno sobre o investimento esperado. 

Disponibilidade e Estabilidade

Serviços em nuvem têm maior potencial por não dependerem de infraestruturas físicas, tornando os sistemas mais disponíveis e mais estáveis, garantindo autonomia às equipes e aos gestores e liberdade aos clientes. 

Escalabilidade e Produtividade

Com a cloud, a produtividade de uma empresa sobe de nível. Com sistemas interligados, equipes e colaboradores podem trabalhar com mais agilidade, acessando documentos e áreas de trabalho de qualquer lugar com acesso à internet. Dessa forma, os negócios se tornam mais escaláveis e a empresa tem mais oportunidades de crescimento. 

Maior potencial de inovação

Migrar os sistemas para a nuvem aumenta o potencial de inovação das empresas. Novas estratégias de negócios são suportadas e a possibilidade de criar novos produtos também. Caminhando lado a lado com a tecnologia, compete-se lado a lado ou à frente da concorrência. 

Mais segurança

Além da inovação, da redução de custos e ganho de produtividade, o sistema das empresas torna-se muito mais confiável e seguro. Os serviços em nuvem contam com diversas camadas criptografadas de segurança, tornando muito mais difícil a ocorrência de um acesso desconhecido ou vazamento de dados.

O que uma migração inadequada pode provocar?

A migração para a cloud é uma estratégia obrigatória para o novo contexto de mercado. A empresa que não começar a se transformar digitalmente agora ficará para trás e terá dificuldades em alcançar a concorrência mais tarde. 

Para essa migração ser eficaz, são necessários passos profissionais, cautela e muito planejamento, pois uma migração sem um parceiro especialista oferece riscos para a operação da empresa, como perda de arquivos, de desempenho e de segurança. 

Por isso, migrar para a nuvem requer uma parceria adequada, que planeje passo a passo da jornada de acordo com a realidade do ambiente de TI.
Quer elevar os pilares da transformação digital da sua empresa e saber mais sobre migração para a nuvem? Veja como um de nossos clientes reduziu em 40% os custos de seus recursos operacionais. Clique aqui.