Skip to main content

Profissionais desmotivados, resultados sempre abaixo das metas e gestores insatisfeitos: nenhuma empresa tem espaço para cenários como este.

Afinal, em um mercado tão competitivo, a necessidade de se destacar exige que o desempenho das equipes seja cada vez maior.

Basta aplicar conceitos como a transformação digital e o Customer Centricity para entender por quais motivos times de alta performance são essenciais nos dias de hoje.

Tal conceito não se trata apenas de contar com profissionais capacitados e esperar que os resultados apareçam. É algo muito mais amplo que visa à integração de diferentes colaboradores em um time focado em alto desempenho.

É preciso também investir em melhorias na gestão de projetos e adotar soluções que possibilitem uma performance ainda melhor.

Mas quais são os principais benefícios de se implementar esse conceito? Por que a sua empresa precisa urgentemente de times de alta performance?

Continue a leitura deste artigo para entender ainda mais sobre o assunto!

O que é e qual é a importância de contar com um time de alta performance?

Por ser um conceito relativamente novo, muitos gestores ainda não sabem exatamente o que são times de alta performance e qual a importância dessas equipes.

Como já mencionamos, não basta apenas reunir talentos com diferentes skills para conseguir um melhor desempenho. A ideia é agrupar os colaboradores em processos que potencializem a performance de cada um e, consequentemente, da empresa como um todo.

Além disso, é importante contar com as ferramentas mais adequadas para realizar um trabalho mais completo, aprimorando a gestão de projetos como um todo.

Tudo isso só vai funcionar se houver uma equipe muito comprometida com suas metas e responsabilidades. E que sejam protagonistas da jornada.

Ou seja, um time de alta performance reúne profissionais qualificados, soluções precisas, gestão mais eficiente e processos operacionais bem definidos.

Para te ajudar a entender melhor como funciona um time de alta performance, listamos algumas das características mais importantes:

Definição de metas claras: todos os profissionais da equipe devem saber exatamente o que fazer e quais objetivos devem ser alcançados ao final de um projeto. Evitando retrabalho, distrações e erros que impactem o resultado.

Funções bem definidas: um time de alta performance não pode ter espaço para dúvidas. Cada membro precisa entender quais são as suas responsabilidades e o que o restante da equipe espera que ele entregue, evitando atrasos e erros no processo.

Autoestima e confiança elevadas: os profissionais e gestores devem criar um clima positivo de trabalho, permitindo a adoção de uma política de feedbacks, por exemplo. Além de abertura para a troca de informações e ideias sem julgamentos, com conversas e debates construtivos para alcançar os objetivos finais.

Comunicação sem ruídos: a comunicação desempenha um papel fundamental dentro dos times de alta performance. É preciso garantir mais transparência para que nenhuma informação seja perdida ao longo do processo.

Colaboração e autogestão: além de incentivar que cada membro gerencie suas próprias responsabilidades, a colaboração entre toda a equipe é fundamental para garantir resultados melhores, especialmente em longo prazo.

Adoção de metodologias como filosofia de trabalho: a aplicação de metodologias ágeis para o desenvolvimento de projetos é essencial para garantir a velocidade, padronização e, principalmente, entregar o que o cliente realmente precisa.

Maturidade em gestão de projetos de tecnologia: faça um diagnóstico da sua empresa
Responda nosso quiz e receba um diagnóstico gratuito sobre o nível de eficiência da sua empresa.

Como um time de alta performance pode apoiar a empresa na entrega de valor ao cliente?

Os benefícios de adotar times de alta performance na sua empresa são diversos.

Eles começam com o aumento significativo na produtividade dos colaboradores, que vão desperdiçar menos tempo com atividades burocráticas e repetitivas, concentrando-se em ações estratégicas. Isso também se reflete na redução dos custos de processos dentro da organização.

Por fim, um time de alta performance tem como objetivo entregar um produto final com um valor agregado elevado.

Isso porque, com as características listadas acima, a tendência é que a experiência oferecida aos clientes seja mais completa. Já que todos esses fatores são levados em consideração durante a execução dos projetos. O que se resulta em produtos ou serviços de maior valor.

Quais são as melhores maneiras de formar times de alta performance?

Na prática, o que deve ser feito para formar times de alta performance dentro da sua organização? Confira as nossas dicas!

Esclarecer a visão e o objetivo

O primeiro passo é definir um objetivo e os melhores caminhos para alcançá-lo.  Quais são os recursos — financeiros ou, até mesmo, conhecimentos e competências dos colaboradores — necessários para um melhor desempenho?

A partir dessa análise, fica mais fácil estabelecer quais são os investimentos que devem ser feitos.

Contar com indicadores correlacionados

O uso de indicadores correlacionados é essencial para tornar, por exemplo, a tomada de decisão mais precisa.

Afinal, como saber qual é o melhor caminho para seguir sem um embasamento técnico? É preciso utilizar dados, métricas e informações relevantes para criar uma equipe que, de fato, esteja sempre em busca dos melhores resultados.

Fechar contratos individuais de performance

Para fazer parte de um squad eficiente, é importante que os profissionais estejam altamente motivados. A melhor maneira de fazer isso é estabelecer contratos de performance individuais.

A ideia é entender melhor as entregas de cada profissional e oferecer recompensas que gratifiquem melhores desempenhos, criando um ambiente ainda mais motivador e desafiador.

Monitorar os resultados

O monitoramento também é parte essencial para a criação de times de alta performance. É preciso entender quais são os resultados e as implicações de cada uma das decisões tomadas pelo time. Além disso, o processo de análise é essencial para descobrir quais estratégias funcionam, quais delas precisam ser aprimoradas e quais são as principais necessidades e exigências dos clientes, permitindo uma evolução constante.

Os squads BRQ

Dentro do conceito de times de alta performance, existem diferentes modelos que utilizam ideias e estratégias em comum. Um exemplo são os Squads BRQ.

Na prática, são equipes cross-disciplinares. Ou seja, que contam com profissionais de diferentes áreas de conhecimento para, juntos, desenvolverem serviços e soluções ainda mais completos.

Todos os projetos executados pelos Squads BRQ são baseados na cultura Lean e nas metodologias ágeis. O que cria ciclos mais rápidos e eficientes e permite entregas de maior valor para os clientes finais.

Além disso, o conceito de autogestão também é aplicado, oferecendo mais liberdade aos profissionais e garantindo que cada um deles entenda e assuma suas responsabilidades para alcançar as metas definidas.

Os times de alta performance desempenham um papel cada vez mais importante na estrutura organizacional das empresas. Pensando nisso, é essencial entender mais sobre a relevância dessas equipes, os benefícios para a sua companhia e, é claro, o que fazer para colocar esse conceito em prática.

Agora que você já sabe o que são times de alta performance e como funcionam os Squads BRQ, o que acha de dar o próximo passo e garantir que o desempenho da sua equipe siga melhorando?

Converse com um de nossos especialistas, conheça nossas ferramentas e forme equipes de alto nível!

BRQ fale conosco