Skip to main content

Em um mundo cada vez mais digital, a concorrência no mercado é maior e os clientes, mais exigentes. Esse cenário faz com que empresas de diferentes áreas, tamanhos e objetivos se adaptem à transformação digital. Isso não significa apenas ter uma página na internet, representa uma mudança cultural e muito mais profunda.

O propósito desse conceito é utilizar ferramentas e recursos de uma forma que potencialize o desempenho da organização como um todo. Os impactos da transformação digital são muitos: de uma melhor gestão de pessoas e talentos na companhia até a criação de ofertas de valor mais relevantes para os clientes.

Mas quais são os caminhos para a implementação desse conceito?

Tire todas as suas dúvidas sobre o tema e entenda, de uma vez por todas, por que já passou da hora da sua empresa adotar a transformação digital! Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um artigo completo com os principais pontos sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é a transformação digital?

Antes de tudo, é importante entender o conceito: trata-se de um processo de adaptação das empresas às tecnologias digitais. O objetivo é melhorar a performance de profissionais e processos por meio do uso de diferentes ferramentas, estratégias e conceitos. Mais do que utilizar uma solução ou outra em sua operação, significa aprimorar o funcionamento da companhia como um todo.

A ideia é entender como fazer com que o processo de criação dos seus produtos e/ou serviços seja mais eficiente, além de entregar um resultado mais completo ao seu cliente final. A transformação digital acontece em diferentes estágios e momentos como, por exemplo, na criação de um aplicativo para otimizar a comunicação interna, ou em mudanças mais profundas, como na Ambev, que aprimorou seus processos logísticos.

Quais são os principais impactos nas empresas?

Mas como esse conceito se reflete no dia a dia de trabalho da sua equipe? Confira quais são os principais impactos na sua organização!

Redução de desperdícios

Ao preparar a empresa para a transformação digital, um dos benefícios mais importantes no horizonte é a redução de desperdícios. Não apenas de recursos financeiros, mas também, de tempo. Os processos se tornam mais diretos e eficientes, priorizando ações e estratégias que gerem resultados, além do processo de automação que precisa ocorrer para otimizar certas tarefas e funções.

Ganho em produtividade e precisão

Com os colaboradores engajados na transformação digital, o ganho em produtividade e precisão é significativo. Conceitos como autogestão ganham espaço e os próprios profissionais entendem melhor quais são as suas responsabilidades e desafios. Com uma maior autonomia, a tendência é que se sintam melhor ao realizar as suas funções e isso impacte seu desempenho no trabalho.

Maior eficiência dos processos operacionais

Já pensou quantas horas são desperdiçadas com atividades burocráticas e que resultam em poucos retornos para a sua empresa? A transformação digital afeta diretamente esses processos, garantindo uma maior eficiência das operações dentro da companhia. Fluxos mais rápidos e simples permitem a criação de projetos e soluções cada vez mais completos.

Melhor entrega de valor ao cliente

A transformação digital incentiva o uso de conceitos como Customer Centricity, que coloca o cliente como foco das suas ações. Sendo assim, a tendência é que a oferta de valor final seja ainda mais rica, proporcionando uma experiência mais completa ao seu cliente.

Capacitação constante da equipe

A partir do momento em que o gestor tem uma visão mais ampla de toda a operação, é possível acompanhar de perto a performance individual de uma equipe. O exercício de observação e análise fornece insights valiosos para entender como melhorar o desempenho de cada profissional, permitindo investimentos na capacitação dos colaboradores.

Como adotar a transformação digital na sua empresa?

Se a transformação digital é tão importante, o que deve ser feito para adotá-la na sua empresa? Listamos alguns pontos iniciais que devem ser aplicados.

Foque no planejamento estratégico

O primeiro passo para adotar a transformação digital na sua companhia é analítico. Ou seja, é preciso analisar e entender qual é o cenário da organização como um todo, assim como as suas necessidades e principais objetivos.

A partir de um planejamento estratégico, é possível definir quais devem ser as prioridades e os caminhos a serem seguidos para abraçar uma mudança mais profunda.

Ofereça a infraestrutura necessária

De que adianta criar um planejamento estratégico, estimular o desenvolvimento de um mindset e não fornecer os recursos necessários para a implementação desse conceito? Entenda quais são as necessidades e objetivos da sua equipe e, a partir disso, crie a infraestrutura adequada para potencializar os processos que precisam ser alterados.

Tenha o apoio das lideranças

Sem uma mudança significativa na forma de pensar das lideranças de uma companhia, a participação da tecnologia será relevante. A tendência é que as mesmas ações sejam colocadas em prática e, enquanto isso, o mercado se modifica e evolui. Em longo prazo, os prejuízos podem ser imensos para a organização, podendo perder recursos e espaço para os concorrentes que se adaptaram.

Mude o mindset da gestão

A partir do momento em que as lideranças da organização entenderem a importância da transformação digital, toda a gestão é modificada: desde a forma como é feito o processo de contratação de novos talentos até a criação de processos mais simples e eficientes. Assim como a prover a estrutura necessária, é preciso que a cultura da empresa esteja alinhada com os ideais desse conceito.

A transformação digital é um processo que se torna cada vez mais necessário para se destacar no mercado. Não importa o segmento ou o perfil do seu público-alvo, implementar esse conceito na sua companhia vai gerar uma série de benefícios para a organização como um todo. Afinal, quanto melhor o desempenho dos profissionais e processos da sua empresa, melhores os resultados.

Agora você já sabe por que já passou da hora da sua empresa adotar a transformação digital, e também como gerar inúmeras vantagens para o seu negócio ao colocar esse conceito em prática. O que acha de fazer com que mais pessoas entendam isso? É muito simples: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO