Seja para acompanhar projetos, definir estratégias ou para organizar nosso desenvolvimento pessoal, as metas fazem parte do cotidiano de todos nós. Mas, você sabe definir metas que realmente te ajudarão a concretizar seus objetivos e evoluir na carreira?
Confira aqui algumas dicas essenciais que separei e que podem te ajudar nessa importante tarefa!
A técnica SMART
Vamos começar falando um pouco sobre a técnica SMART, bastante eficaz e amplamente popular no mercado. Ela é formada por 5 pilares que devem balizar toda boa meta:
SPECIFIC (ESPECÍFICO): evite que suas metas sejam genéricas ou abrangentes demais. Torne-as mais específicas e claras, sem que tenham margem para interpretações diferentes ou que não comuniquem exatamente o que você quer com elas.
Metas mais específicas devem facilitar para que você coloque em prática um próximo conceito, descrito abaixo.
MEASURABLE (MENSURÁVEL): procure definir metas que possam ser mensuráveis quantitativamente, assim ficará muito mais fácil e menos subjetivo de acompanhá-las e de saber que você chegou onde gostaria.
ATTAINABLE (ATINGÍVEL): seja realista e tenha os pés no chão ao definir suas metas. Elas precisam ser desafiadoras mas também precisam ser possíveis de serem alcançadas.
Muitas pessoas acabam desanimadas e frustradas por nunca conseguirem concretizar o que planejam justamente por quererem dar um salto maior do que podem, definindo metas incompatíveis com suas realidades atuais.
RELEVANT (RELEVANTE): procure se conectar com os motivos que existem por trás das metas que está definindo. Boas metas possuem um significado relevante e inspirador.
Tente pensar no quanto essa meta influenciará sua vida e por que é realmente importante esse resultado para você.
TIME BASED (TEMPORAL): defina os prazos para conclusão de cada uma das suas metas. É esse fator do tempo que conecta todos os outros pilares e dá sentido às metas.
Existe uma tendência muito forte de postergarmos nossas ações quando não temos prazos definidos para cumpri-las ou quando elas são muito distantes, então tenha cuidado com isso.
Maximize suas chances de sucesso
Além da técnica SMART, para maximizar suas chances de sucesso lembre-se também:
- Foco é a principal chave para mais produtividade e eficiência nas suas metas.
- A longo prazo, a consistência ganha de intensidade.
- Seja conduzido pela disciplina, não pela motivação.
- Crie periodicamente momentos ao longo do ano para avaliar seu progresso e ajustar sua rota.
- Procure fatiar seus objetivos em metas menores e mais curtas.
Por fim, não deixe de ouvir o grande professor Mario Sérgio Cortella, que traz algumas reflexões super importantes, principalmente para esse início de ano:
João Paulo Grabosque, Agile Coach na BRQ