Skip to main content

Tecnologia combina Inteligência Artificial, automação, aprendizado de máquina e processamento de linguagem neural; saiba mais sobre AI Automation

A automatização caminha a passos largos. Com isso, a cada ano ela apresenta novas soluções e aplicações em setores ainda não beneficiados por ela. 

Aliás, mesmo aqueles que já a utilizam encontram, de tempos em tempos, novidades e capacidades aprofundadas. Um bom exemplo disso é a AI Automation, que ilustra um novo patamar da execução automática de ações.

Esta tecnologia combina diferentes soluções, como Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem neural. Com isso, ela se diferencia de outras ferramentas já disponíveis.

De acordo com as tendências observadas, a automação com Inteligência Artificial permanecerá avançando. 

Descubra hoje o que ela é, como se diferencia de outros modelos e quais são as vantagens de adotá-la! 

O que é AI Automation?

A AI Automation é a automação com Inteligência Artificial, um uso combinado entre tecnologias para automatizar processos e IA. 

Essa combinação é útil para otimizar processos e reduzir a necessidade da intervenção humana em alguns tipos de tarefas. 

Além disso, trata-se de uma ferramenta útil para decisões informadas.

Esta solução se diferencia da automação tradicional, como o Robotic Process Automation (RPA) ao ir além da execução de tarefas específicas. 

Ela consegue incorporar o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural e outras capacidades de IA.

A principal diferença da AI Automation frente à automação tradicional se deve à capacidade que ela tem de aprender e, a partir disso, adaptar-se. 

Em razão disso, os sistemas baseados nesta tecnologia analisam dados, reconhecem padrões, aceleram processos e reúnem informações.

Mas como isso é colocado em prática? Pois bem, o que não faltam são exemplos da aplicação da AI Automation, veja algumas delas:

  • Atendimento ao cliente: chatbots inteligentes automatizam as respostas relativas às perguntas que aparecem mais comumente e os algoritmos de IA estudam o comportamento do cliente para oferecer a ele recomendações personalizadas;
  • Finanças: a automação com IA é usada para monitorar transações. Ela busca sinais de fraudes e auxilia nas aprovações de crédito analisando o risco imediatamente.

A integração entre algoritmos de IA e automação dá às empresas a chance de serem mais ágeis e flexíveis. 

Isso acontece tanto pelo reconhecimento de tendências, como mudanças comportamentais, quanto pela possibilidade de aplicar o capital pessoal em tarefas que exigem raciocínio humano.

Chatbot para atendimento: desafios e inovação

Como o AI Automation se difere de outros modelos de automação?

A automação com IA não é a única maneira de automatizar tarefas e processos. Existem outros modelos no mercado, como RPA, BPA e BPM. 

Cada uma possui suas próprias aplicações, vantagens e limitações. Conhecê-las, então, é imprescindível para compreender como a AI Automation se destaca.

Robotic Process Automation (RPA) 

O RPA é formado por “robôs de software”, que executam tarefas repetitivas, baseadas em regras. Estes robôs não são físicos, mas programas que simulam ações realizadas por humanos dentro dos sistemas computacionais.

Assim, eles podem preencher formulários, processar transações ou extrair informações contidas em documentos. 

A principal característica do RPA é que ele consegue imitar as interações humanas com aplicativos. 

Dessa maneira, ele substitui as intervenções manuais que até então ocorriam em processos dependentes de usuários.

O RPA se destaca por ser simples e por compor sistemas já existentes, mas não é tão útil em cenários em constante mudança. 

Aqui, entra a AI Automation, complementando o RPA com seus recursos decorrentes do aprendizado de máquina e da análise preditiva.

Robotic Process Automation (RPA): o que é, conceitos e benefícios

Business Process Automation (BPA)

O BPA é outra ferramenta para a automação de atividades. Ele promove a integração de sistemas, dados e fluxos de trabalho em uma só estrutura. 

O Business Process Automation é mais abrangente que o RPA, pois participa de todas as etapas dos processos em que está inserido.

Ele é útil, por exemplo, para automatizar um processo de recrutamento e seleção de profissionais para uma empresa. 

Geralmente este tipo de atividade requer inúmeras ações como a triagem de currículos, o agendamento de entrevistas e o envio de e-mails. 

Quando o BPA compõe este procedimento, ele conecta os pontos citados e cria um fluxo contínuo e automatizado.

Com a integração de Inteligência Artificial, como no AI Automation, esse processo ganha mais fluidez e qualidade.

Business Process Management (BPM)

Outra abordagem dedicada à automatização de processos é o BPM, que analisa, modela, otimiza e monitora os processos dentro de um negócio. 

Ele se diferencia do BPA por não se limitar à automação.

O BPM consegue abranger todo o ciclo de vida de um processo. Ele o alinha às metas organizacionais. 

Sua implementação inicia com o mapeamento das atividades já existentes. Assim, há a identificação de eventuais ineficiências e, consequentemente, das oportunidades de melhoria. 

Depois, ocorre a otimização de processos onde ela cabe. Isso pode contar com ferramentas de automação, como RPA e BPA. 

A grande diferença do BPM é que ele não se encerra na execução das atividades. Ele se concentra na governança e é útil para controlar os processos e adaptá-las. 

Se integrado à IA, ele pode utilizar as análises preditivas e antecipar inclinações mercadológicas e de consumo.

Intelligent Apps: os aplicativos que aprendem com o usuário

Vantagens da AI Automation

A diferença entre a automatização com IA e as demais soluções para automatizar processos já demonstram alguns dos benefícios da AI Automation

Ela reúne inúmeras vantagens, que podem ser aproveitadas em diferentes setores e atividades. Conheça-as!

Aumento da eficiência e da produtividade

A automatização das tarefas repetitivas combinada com o uso da IA para tomar decisões reduzem o tempo de execução. 

Por isso, tornam os processos mais eficientes e aumentam a produção.

Redução de erros

Erros humanos são comuns, independentemente do grau de qualificação e de experiência do profissional. A AI Automation reduz o espaço para este tipo de situação. 

A partir da automação, detalhes não passam em branco e todos os dados disponíveis são devidamente analisados.

Tomada de decisões

É claro que um sistema capaz de captar e analisar dados de forma imediata melhora a tomada de decisões. 

Isso acontece pelo reconhecimento de tendências, oportunidades e até mesmo de obstáculos que podem ser eliminados.

Escalabilidade

A escalabilidade é um fator bastante valorizado hoje. Ele acompanha a AI Automation, que pode ser aplicada a um menor volume de dados e atividades e, também, em questões mais complexas e volumosas.

Quais são os requisitos para a implementação da IA Automation?

O uso da ferramenta que combina automação de processos e IA tem alguns requisitos. A implementação exige, por exemplo, uma infraestrutura tecnológica adequada. 

Servidores, acesso à nuvem, ferramentas de IA, de automação e sistemas que suportem a análise de dados em tempo real a compõem. 

Ainda, as empresas que desejam adotar este tipo de solução precisam, necessariamente, investir na capacitação das equipes. 

Isso torna os colaboradores capazes de entender as tecnologias disponíveis, suas capacidades e as vantagens de utilizá-las. 

É necessário lembrar que inovações costumam encontrar resistência. Por isso, é necessário instigar os colaboradores no uso da tecnologia.

Por fim, acontece a integração da AI Automation com os sistemas que já existem na empresa. 

Por isso, esta última precisa ser compatível com os sistemas de TI já em uso no negócio, como ERPs e CRMs.

Caso de uso de AI Automation

Ao longo do texto você já viu alguns exemplos de como a AI Automation pode ser utilizada em diferentes negócios. Porém, também é possível demonstrar concretamente como ela funciona e ajuda empresas.

Um caso relevante de sua aplicação se encontra no Officio AI, uma solução desenvolvida pela BRQ para uma instituição bancária que procurava modos de otimizar as respostas aos ofícios. 

A partir da AI Automation, automatizou-se a leitura dos documentos, a extração de informações e o desenvolvimento de documentos.

Desafios e considerações na implementação de automatização com IA

Novas ferramentas apresentam novas oportunidades às empresas, seja para chegada em novos mercados, oferecimento de produtos melhorados ou aumento da produtividade. Os seus benefícios, todavia, não são isolados; eles também acompanham desafios.

Um dos principais é, sem sombra de dúvida, a complexidade dessas ferramentas, que exige conhecimento técnico para a integração com sistemas existentes ou para a personalização das soluções.

Além da expertise requerida, a adoção de tecnologias como a AI Automation tem um alto custo inicial. 

Os investimentos iniciais incluem infraestrutura e licenças, além do treinamento de colaboradores.

Ainda, como acontece com qualquer ferramenta com acesso a dados privados, outra preocupação se refere à privacidade e à segurança das informações. 

A IA necessita de bancos de dados para promover suas análises e, por isso, deve ser controlada no que se refere à proteção deles.

É claro que estes são desafios importantes, mas eles podem ser superados. Ter um plano concreto para a adoção de tecnologias, focar no retorno sobre o investimento e desenvolver políticas internas de segurança são algumas delas.

Application Security: entenda a importância de um processo de segurança

Automação e Inteligência Artificial: use-os no seu negócio

Automatizar deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação para as empresas que desejam manter sua relevância no mercado. 

Não utilizá-la é, também, abrir mão de obter processos mais produtivos, de diminuir erros e manter um bom relacionamento com colaboradores e consumidores.

Mesmo com alguns desafios, essa tecnologia é promissora. Seu atual estado já é surpreendente. Em breve ela deverá dar novos passos e avançar ainda mais. 

Por isso, adotar desde já as soluções é uma forma de sair na frente.

Dê ao seu negócio a chance de melhorar as operações, eliminar obstáculos e ser mais produtivo. 

Entre em contato com a BRQ e veja como usar a AI Automation em favor da sua empresa!

Leia também:

Como treinar a IA Generativa para usar dados corporativos

Data Modernization: o que é, conceitos e processos

Sobre o Autor
  • Redação BRQ

    Desde 1993 no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação digital do país.

    Ver todos os posts