Inteligência Artificial como núcleo estratégico? Confira como a AI First mudou a forma de fazer – e gerenciar – negócios!
O uso da Inteligência Artificial se torna, a cada dia, mais comum. Se isso é uma verdade que atinge particulares, para empresas ela é ainda maior e culminou no AI First, um conceito que adapta os negócios às tecnologias modernas e coloca a IA como núcleo estratégico.
Essa é uma decisão natural, considerando-se que os recursos da IA se expandiram muito nos últimos anos. Com eles, é possível ter um rápido acesso a informações, além de automatizar a realização de tarefas.
A sua empresa também pode se beneficiar ao colocar a IA como prioridade e basear suas operações nas soluções oferecidas por ela. Descubra como isso é possível, os benefícios dessa decisão e como adotar o conceito de AI First!
O que é AI First?
O AI First corresponde a uma abordagem em que a Inteligência Artificial é colocada no centro das decisões, utilizada como o combustível para a inovação, o desenvolvimento e a tomada de decisões.
Este modelo enxerga a IA como um guia. Ela opera em diferentes frentes e impacta questões como o design, a criação de produtos e a definição de estratégias operacionais e comerciais.
A ideia, portanto, é de que a IA se faça presente em todas as etapas dos processos internos. Ela é envolvida na concepção do produto, nos testes, na sua fabricação e na entrega dele.
O conceito de AI First tem o objetivo de auxiliar as empresas no oferecimento de serviços e produtos de maior qualidade, que propiciem ao público viver experiências personalizadas.
Este termo se tornou particularmente relevante em setores de tecnologia, saúde, varejo, finanças e logística.
Isso é natural, na medida em que essas áreas têm uma maior dependência aos dados e à análise deles, bem como podem aplicar a automação em frentes diversas.
Resumidamente, a ideia de AI First é a de integrar as soluções baseadas em Inteligência Artificial – como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e análise preditiva – para resolver problemas, oferecer ideias e aprimorar os serviços.
O conceito se ilustra, por exemplo, pela criação de assistentes virtuais e sistemas de recomendação de compras, que demonstram a centralização da Inteligência Artificial como solução para diferentes necessidades e operações.
Agentforce: conheça os agentes autônomos de IA da Salesforce
Quais são as características de um negócio AI First?
Para que uma operação possa ser considerada como uma entusiasta e participante do movimento AI First, ela precisa assumir algumas características que tipificam o conceito recém apresentado. Nos itens abaixo, veja quais são elas:
Automação
Quando um negócio adota uma postura AI First, isso significa que ele usa a Inteligência Artificial para automatizar os processos.
A automação não se limita às tarefas repetitivas, pois com o aprendizado de máquina e o uso de algoritmos avançados ela também pode se aplicar às atividades de maior complexidade.
Personalização
Com a IA, as empresas podem desenvolver experiências personalizadas para cada um dos seus clientes, mesmo que em grande escala.
As soluções de AI First se baseiam em ações anteriores do consumidor e na relação que elas têm com outras posturas. Assim, fazem a indicação de conteúdos ou produtos, por exemplo.
Decisões orientadas por dados
Uma empresa AI First é aquela que trata os dados como a base de suas estratégias. Eles são obtidos de diferentes formas, como da leitura e do resumo de relatórios pelas soluções de Inteligência Artificial e pela análise preditiva, que pode antecipar algumas tendências.
Data Discovery: o que é, passos e benefícios
Eficiência operacional
O AI First surgiu justamente porque a aplicação da IA pode otimizar os processos empresariais. Isso inclui a possibilidade de redução de custos, de eliminação de desperdícios e o aumento de novas soluções.
Foco na inovação
Uma empresa que se diz adepta ao AI First é aquela que mantém a inovação no seu horizonte. Para inovar, utiliza-se a IA, que auxilia no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Por exemplo, considere a indústria automobilística, que vem investindo em carros autônomos, os quais dependem da Inteligência Artificial.
Intelligent Apps: os aplicativos que aprendem com o usuário
Escalabilidade da tecnologia
A abordagem do AI First requer escalabilidade, ou seja, a possibilidade de ampliar as soluções tecnológicas conforme as necessidades do negócio ou de seus produtos.
Quais são os benefícios da abordagem AI First para as empresas?
É crescente o número de empresas que decide seguir por uma abordagem AI First.
O que justifica esse aumento dos interessados nesta estratégia são, justamente, os benefícios que ela oferece para os negócios.
Saiba quais são e por que se juntar a esses empreendimentos!
Operações mais eficientes
A abordagem AI First faz com que empresas apliquem a Inteligência Artificial em várias frentes. Com isso, elas automatizam tarefas – tanto as complexas quanto as repetitivas.
Redução de custos
A automação dos processos leva à otimização dos recursos e à redução do tempo necessário para a conclusão de atividades. Em razão disso, as empresas conseguem economizar sem abrir mão da qualidade.
Rapidez na tomada de decisões
Os algoritmos de aprendizado de máquina, típicos das soluções IA, permitem às empresas realizar o processamento de dados de maneira muito rápida. Isso também agiliza o acesso às informações e, claro, as decisões.
Fidelização do cliente
Uma das características da AI Firts é a possibilidade de personalizar os serviços e produtos. Além disso, as soluções de Inteligência Artificial são bastante utilizadas para o atendimento do público.
Tudo isso faz com que a abordagem melhore o relacionamento com o cliente e leve à fidelização do consumidor.
Chatbot para atendimento: desafios e inovação
Melhoria contínua
O valor das soluções de Inteligência Artificial está na capacidade de aprendizado delas. Por isso, as empresas que as adotam encontram uma melhoria contínua, com respostas adaptadas às mudanças nas demandas, nos mercados e nas tendências.
Maior competitividade no mercado
A Inteligência Artificial permite aplicações em diferentes atividades, auxilia no desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades, economiza recursos e diminui o tempo de conclusão dos projetos.
Por isso, empresas AI First tendem a se tornar mais competitivas, atraem mais investidores e aumentam seu lucro pelo apelo com o público.
Escalabilidade
A escalabilidade é, hoje, um fator muito importante. Afinal, as empresas precisam de soluções que sejam moldadas de acordo com suas necessidades.
No AI First, isso é respeitado.
Quais são os desafios na adoção do AI First?
Ainda que o AI First reúna muitos benefícios, a transição para este modelo de negócio também apresenta desafios.
Um deles é o investimento necessário para o uso das tecnologias que apoiam este estilo de gestão. São ferramentas que exigem uma infraestrutura robusta o suficiente para armazenar dados e os sistemas de processamento avançados.
Outro custo inicial da adoção da AI First é representado pelo treinamento da equipe.
Cabe às empresas capacitar seus colaboradores para que o uso do conceito de negócio baseado em Inteligência Artificial realmente seja vantajoso.
Como o uso da IA depende, primordialmente, do uso de dados, eles também criam desafio, especialmente em relação à proteção.
As empresas precisam se certificar de que a privacidade dos clientes será respeitada.
Tableau: potencialize a visualização de dados com o Salesforce
Casos de uso e exemplos práticos de AI First
Esclarecidas as características, os benefícios e os desafios do AI First, resta conhecer alguns exemplos práticos deste modelo de negócios. Confira alguns dos mais marcantes:
- Google: uma das primeiras empresas a centralizar a IA como norte para seus projetos, produtos e ações, reestruturou o Google Search e o Google Assistant a partir de soluções de Inteligência Artificial;
- Amazon: a empresa aplica o conceito de AI First na sua assistente virtual, a Alexa, e em recomendações feitas no seu streaming, Prime, e nas compras na sua loja de varejo;
- Tesla: a partir da centralização da IA, desenvolveu carros autônomos.
Além dos casos específicos de empresas, também existem exemplos que demonstram como a ideia de AI First pode ser utilizada em diferentes setores:
- Saúde: utiliza a IA nos diagnósticos precoces de doenças e na personalização de tratamentos;
- Finanças: bancos e outras instituições apostam na IA para detectar fraudes;
- Varejo: os algoritmos analisam as preferências de cada cliente e oferecem produtos que podem ser do interesse dele.
Como implementar a AI First?
Se depois de tudo o que vimos ao longo do texto você tenha concluído que a sua empresa pode adotar a AI First para melhorar suas operações, ótimo.
Chegou o momento de saber como fazer isso!
- Defina objetivos e trace as formas como a IA pode gerar valor para sua organização;
- Invista em coleta, armazenamento e limpeza de dados;
- Escolher ferramentas tecnológicas e dotadas de IA, como Google Cloud AI e AWS AI;
- Treine seus colaboradores;
- Acompanhe o progresso e faça os ajustes necessários.
Com esses passos, você pode iniciar a sua migração para o AI First e, desse modo, adotar uma abordagem moderna, capaz de transformar o seu negócio e torná-lo mais lucrativo e interessante aos olhos do público.
Conheça as soluções ideais para essa nova jornada da sua empresa! Entre em contato com a BRQ e encontre um plano personalizado para o seu negócio se tornar um dos agentes da abordagem AI First.
Leia também:
Cloud Native: entendendo a abordagem nativa na nuvem
AWS Bedrock: a poderosa ferramenta de IA Generativa da Amazon