Agentforce: ferramenta da Salesforce é uma aliada para a melhoria da experiência do consumidor. Você ainda tem dúvidas? Confira perguntas e respostas sobre ela!
O Agentforce é uma das principais apostas da Salesforce, empresa de tecnologia especializada em soluções voltadas para o relacionamento com o cliente.
Assim como as outras ferramentas deste ecossistema, ela tem uma integração nativa com os demais instrumentos que o compõem.
Apesar do seu imenso poder e dos benefícios que ela oferece às empresas dos mais diferentes setores, é comum gerar dúvidas.
Pensando nisso, trouxemos este guia com as 7 principais perguntas e respectivas respostas sobre o Salesforce Agentforce. Confira e compreenda as funcionalidades desta solução moderna!
1. O que é o Agentforce e como ele se diferencia de outras ferramentas de automação de atendimento?
O Salesforce Agentforce é uma plataforma que combina Inteligência Artificial (IA) com a automação de processos. A partir disso, ela oferece um suporte autônomo aos clientes das empresas em que é implementada.
Esta ferramenta cria agentes de IA, elementos capazes de realizar tarefas de diferentes complexidades.
Por exemplo, eles oferecem respostas às perguntas, personalizando as informações e a linguagem de acordo com cada consumidor. Além disso, realizam operações em sistemas empresariais automaticamente.
O Salesforce Agentforce se destaca principalmente por atuar como uma espécie de “colaborador virtual”. Ou seja, a solução automatiza respostas ou ações pré-programadas, mas não se limita a isso.
A ferramenta utiliza IA Generativa e Preditiva para compreender os contextos das interações, prever eventuais necessidades do público e, ainda, aprender continuamente com as interações que realiza.
Essa soma de fatores resulta em uma abordagem capaz de oferecer maior precisão e personalização no atendimento ao cliente, algo que pode fazer toda a diferença na satisfação do consumidor.
Além disso, os agentes de IA conseguem executar fluxos de trabalho. Além do suporte tradicional, eles atuam na análise de dados em tempo real e se integram aos processos internos de CRM.
Outra questão que diferencia o Salesforce Agentforce das demais soluções de atendimento ao cliente é, justamente, sua integração às outras soluções já existentes na plataforma. Aliás, ele se integra tanto aos dispositivos Salesforce quanto de outros desenvolvedores.
API Management: o que é, como fazer e principais ferramentas
2. Quais são os principais recursos oferecidos pelo Agentforce?
Um dos principais recursos do Salesforce Agentforce são os agentes de IA. Personalizáveis e capazes de executar tarefas complexas, eles se apoiam em IA Generativa para oferecer respostas contextuais e preditivas.
Outro recurso desta solução é a sua integração com os demais componentes do Salesforce. Isso lhe permite acessar os dados ali presentes, o que resulta em um suporte mais robusto, seja pela eficiência ou personalização oferecidas.
Dentre os recursos presentes nessa solução Salesforce, também ganha destaque a automação inteligente dos fluxos de trabalho.
Os Agentes de IA automatizam os processos internos. Alguns exemplos incluem a aprovação de pedidos, a gestão de tickets e as atualizações de registros. Desse modo, há uma redução da carga de trabalho manual das equipes.
A coleta e a análise de dados em tempo real é outro recurso importante.
É em razão delas que o Agentforce identifica os padrões, preveja comportamentos e recomenda ações proativas. Tudo isso leva à melhoria contínua do desempenho e dos resultados.
Tableau: potencialize a visualização de dados com o Salesforce
3. Como o Agentforce utiliza Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?
Grande parte das capacidades do Agentforce decorre do uso da Inteligência Artificial. Com o apoio dela, seus agentes se equipam com tecnologias que envolvem a compreensão de linguagem natural, a interpretação das interações com clientes e as respostas personalizadas e dentro de cada contexto específico.
A IA Generativa é quem permite ao Salesforce Agentforce criar respostas personalizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.
Já a IA Preditiva atua para antecipar possíveis problemas e, consequentemente, para oferecer soluções.
O Agentforce também utiliza Machine Learning para aprimorar o desempenho dos seus agentes de IA.
Com essa tecnologia, os agentes aprendem com as interações passadas e melhorem suas respostas ao longo do tempo. O resultado é o oferecimento de uma experiência mais fluida e eficiente para o cliente.
LLM e LLMO: entenda os conceitos dos modelos de linguagem
4. Quais são os pré-requisitos para implementar o Agentforce na minha empresa?
A implementação do Agentforce, ainda que muito benéfica às empresas, tem uma série de pré-requisitos. Eles buscam mapear o que é necessário para haver uma integração bem-sucedida, em que os benefícios oferecidos pela ferramenta Salesforce realmente sejam alcançáveis.
O primeiro passo nessa implementação é já utilizar o Salesforce ou se tratar de uma empresa disposta a adotá-lo.
Afinal, o Agentforce foi projetado para funcionar perfeitamente dentro desse ecossistema.
Ainda que ele possa ser utilizado com outras ferramentas, para obter a máxima performance e resultados, o melhor é utilizar o restante de suas soluções, ou ao menos parte delas, como o CRM do ecossistema.
Outro requisito para as empresas que desejam utilizar o Agentforce é ter uma infraestrutura de TI moderna e bem organizada.
Ela deve contar com servidores e sistemas de segurança que sejam capazes de suportar a integração de IA e a automação proposta por ela.
Mais uma exigência da utilização do Agentforce em sua máxima eficiência é ter uma equipe que conheça bem as operações da empresa e, também, do uso e aplicação de soluções modernas.
Assim, é possível criar fluxos de trabalho adequados em cada cenário corporativo, além de personalizar os agentes de IA.
Justamente pela necessidade de compreensão dos ambientes tecnológicos e das soluções, o treinamento de equipe é indispensável.
Ele poderá fazer com que sua equipe entenda como usar corretamente o Agentforce, ajustando-o para as atividades em que atuará.
Outro requisito que deve ser estudado antes da adoção do Agentforce condiz ao desenvolvimento de uma estratégia de integração de dados, com sistemas de CRM, gestão de tickets e outros processos que podem ser conectados ao Salesforce.
Isso pode ser facilitado pelo apoio de especialistas na área, como os profissionais da BRQ.
Análise de sentimento: Tipos, importância e aplicações
5. Quais são os benefícios do Agentforce para a eficiência operacional e a experiência do cliente?
São muitos os benefícios reunidos pelo Agentforce, e que podem ser utilizados na sua empresa.
Ao integrar Inteligência Artificial (IA) e automação, a ferramenta da Salesforce permite a realização de tarefas, inclusive de grande complexidade, autonomamente.
A solução pode, por exemplo, responder perguntas, resolver problemas e realizar ações em sistemas empresariais, sem que para isso seja necessária a intervenção humana. O benefício por trás disso é o oferecimento de um atendimento mais rápido e preciso ao cliente.
Outra vantagem do Agentforce corresponde à automatização dos processos internos da empresa. Ele pode atuar na gestão de tickets e na aprovação de pedidos, reduzindo a carga de trabalho manual das equipes e aumentando a produtividade geral.
Por fazer uma análise de dados em tempo real e aprender continuamente, o Salesforce Agentforce também melhora constantemente o seu próprio desempenho.
Assim, seus serviços se tornam cada vez mais precisos e alinhados às necessidades do seu negócio.
Salesforce e integrações: tudo que você precisa saber
6. Quais setores se beneficiam mais com o uso do Agentforce?
A adoção do Salesforce Agentforce se mostra útil em diferentes setores. Porém, há aqueles que se destacam e que podem encontrar ainda mais vantagens na adoção dessa solução tecnológica.
Um deles é o varejo, onde o Agentforce aprimora a experiência do cliente ao automatizar o atendimento, rastrear os pedidos e responder às dúvidas em tempo real.
A soma disso leva à melhoria da eficiência no atendimento e, claro, da satisfação do consumidor.
Já no departamento de finanças, o Salesforce Agentforce pode automatizar processos inúmeros. Por exemplo, as consultas de saldo bancários, as transações e o suporte ao cliente. Isso é especialmente importante para melhorar os serviços e para detectar fraudes.
A tecnologia, como era de se esperar, também encontrou novas soluções com o Agentforce. Ele otimiza o suporte técnico, de modo a resolver os problemas recorrentes e automatizar algumas tarefas internas, tais como a manutenção de sistemas.
7. Quais os principais desafios de implementação e uso do Agentforce?
Apesar de todos os benefícios e possibilidades apresentados pelo Salesforce Agentforce, ele enfrenta alguns desafios, o que faz com que seu uso ainda seja restrito a alguns tipos de empresas.
Primeiramente, a implementação e o uso do Agentforce requerem a adaptação dele à infraestrutura já existente na empresa.
Quando a corporação já utiliza as soluções do Salesforce, isso é mais simples. Porém, quando não, são necessários ajustes técnicos, que demandam tempo e recursos.
Outro desafio é o aprendizado das equipes, para que usem de melhor forma as funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta e possam ajustar os fluxos de trabalho para aumentar a sua eficácia.
Isso exige treinamentos contínuos e ajustes na forma como as equipes operam.
Agentforce: conheça os agentes autônomos de IA da Salesforce
Conclusão
O Salesforce Agentforce é uma das ferramentas tecnológicas mais promissoras no que se refere à melhoria no atendimento do cliente e dos processos empresariais internos. Suas funcionalidades são poderosas e seus benefícios, vastos.
Porém, sua adoção requer um estudo prévio e uma organização estratégica. Para isso, você e sua empresa podem contar com a BRQ, empresa parceira Salesforce. Entre em contato para encontrarmos as melhores soluções para as suas operações!
Leia também:
Cloud Native: entendendo a abordagem nativa na nuvem
AWS Bedrock: a poderosa ferramenta de IA Generativa da Amazon





