No meu trabalho como Agile Coach na área de sistemas internos da BRQ, temos utilizado o Método Kanban em nossa busca por melhoria continua de forma evolucionária. Neste cenário, identificamos que a Kanban Picture tem um papel didático importante ao sugerir práticas gerais e políticas explícitas para times iniciando com o Método Kanban.
Item Funcional
“Entre cachorro e camelo, todos são animais. Evite ratos e elefantes.”- Embora exista variabilidade no tamanho dos itens no Kanban Picture, evitamos os extremos. Um item funcional gera valor, cada cartão no quadro representa a entrega de valor percebido pelo negócio. Se você quer um cachorro, apenas a cabeça, as patas ou o rabo, não geram valor.
Replenishment
Replenishment é o ato de entender e se comprometer com a demanda. É como um casamento – depois do ponto de compromisso não queremos nos “separar” do item (embora possa acontecer ). Kanban é um sistema puxado – Replenishment frequente é ágil, replenishment sob demanda é ainda mais ágil.
Commitment
O “Commitment point” ou “Ponto de compromisso” é o ponto onde o item funcional é tratado como um compromisso de entrega assumido. No Kanban Picture esta é a fronteira entre as opções a serem trabalhadas (Upstream) e as demandas sendo realizadas (Downstream ou Delivery).
Kanban Meeting (Daily)
“Pare de começar, comece a terminar!” percorra o quadro observando os itens da direita (mais perto de terminar) para a esquerda (iniciados recentemente). “Pergunte aos cartões, não às pessoas” – O que podemos fazer para finalizar este item?
Pronto/Demo
Ao término do trabalho, o time pode demonstrar o resultado aos usuários, stakeholders ou demais interessados. A apresentação pode ser feita em lotes pequenos, por funcionalidades de um mesmo assunto ou sob demanda.
Retrospectivas
Avalie o resultado do trabalho em intervalos regulares. Discuta sobre as métricas e busque a melhoria contínua.
Limites
Limite o trabalho em progresso. Os números nas colunas são exemplos da quantidade máxima de itens por etapa de trabalho. Limitar o WIP (Work in Progress) promove o foco no término das funcionalidades. “Pare de começar, comece a terminar!”
Sentido Único
Não “volte” cartões no quadro. Os itens são trabalhados em cada etapa, da esquerda para direita. Se uma correção é necessária, mantenha o item na mesma coluna, eventualmente sinalizando que existe um “bloqueio” ou “impedimento”. Mantenha o foco em concluir o trabalho.
Métricas
- Throughput (Vazão Semanal) – Quantidade de itens entregues em um intervalo de tempo, normalmente por semana.
- Lead Time – A contagem inicia no replenishment e termina com o item entregue. O número de dias corridos para terminar o item é o Lead Time.
- C.F.D. – Cumulative Flow Diagram (Diagrama de Fluxo Cumulativo) Mostra a demanda, trabalho em progresso, média do Lead Time e taxa de entrega.
Para coletar estas métricas, basta anotar a data de início e fim de cada item, além de contar a quantidade de itens por coluna do quadro, por dia.
Políticas Explícitas
Deixe as políticas visíveis. As políticas são as regras de como o time trabalha e devem ser criadas de forma colaborativa. Exemplos – critérios de replenishment, limites de trabalho em progresso, cadência de deploy.
SDM
Service Delivery Manager é um papel sugerido para gerenciar o fluxo. SDM gerencia impedimentos, coleta métricas e colabora com o time na melhoria do fluxo.
Classe de Serviço
Classes de serviço são baseadas no custo do atraso e definem como os itens se comportam no sistema. Uma “onça pegando fogo” (urgente) tem maior prioridade que outros animais “normais”. As classes de serviço mais comuns são: normal (standard), urgente (expedite), data-fixa (fixed date) e intangível (intangible).
Extra
Bloqueio/Bloqueado
Não tenha uma coluna para itens bloqueados. Um bloqueio é uma condição que o item assume em uma etapa do trabalho, não uma etapa do fluxo. Sinalize os bloqueios através de alguma indicação e mantenha o cartão onde está. Saiba mais!
André Suman, Agile Coach na BRQ