FELICIDADE = SAÚDE MENTAL.
Você sabia que na BRQ temos grupos de afinidade para pessoas pretas, LGBTQIAP+ e mulheres? O intuito é melhorar a captação, retenção e inclusão da diversidade dentro da empresa, separando um espaço de acolhimento, compartilhando nossas dores e realizações.
E quais são os benefícios para a empresa que se preocupa em ampliar e manter um quadro de funcionários diversificado em seus patamares de hierarquias? Segundo a Harvard Business:
- os conflitos são reduzidos em até 50%;
- melhora a convivência dentro da empresa;
- os colaboradores se sentem mais seguros e acolhidos;
- diminui o turnover da organização;
- os colaboradores ficam mais criativos e liberam seus potenciais;
- a empresa cumpre com seu papel social, aproveitando para montar equipes multidisciplinares;
- melhora a visibilidade das diversidades; e
- melhoram os resultados finais e os lucros da empresa.
E o que isso tem a ver com felicidade e saúde mental nas empresas? A Organização Mundial de Saúde define saúde mental como:
“(…) um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. […] Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros”.
Como destacado, a saúde mental está diretamente ligada ao trabalho, sendo um estado de bem-estar social, conhecido também como felicidade. Felicidade é um sentimento muito subjetivo, tanto que temos diversos ensaios e artigos onde os filósofos tentam definir esse sentimento, embora cada um saiba quando está feliz ou triste.
E o que isso tem a ver com diversidade? TUDO. Se um ambiente de trabalho é saudável e os colaboradores não sofrem preconceito e bullying, não só a produtividade aumenta como se sentem mais felizes e consequentemente adoecem menos, além de aumentar o lucro da empresa. Acompanhar essa lógica, agora, não parece muito difícil.
As empresas brasileiras de Tecnologia da Informação, infelizmente, ainda têm um longo caminho a percorrer. O importante não é somente as campanhas de marketing nos dias comemorativos, mas melhorarmos a cultura de dentro da empresa, nos preocupando em capacitar e incluir.
Na BRQ temos um Código de Conduta inclusivo, que se preocupa em nos proteger dentro do ambiente de trabalho, e temos um Canal de Ética para denúncias que vão de encontro com a cultura da empresa. O nosso objetivo é nos tornarmos uma empresa Next Gen de referência, aumentando a nossa representatividade dentro da empresa e em cargos de liderança.
REFERÊNCIAS
ADVANCING RACIAL EQUITY. In: _____. Harvard Business School. Acesso em 13, Out., 2022.
“Saúde mental no trabalho” é tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2017, comemorado em 10 de outubro. In: ____. Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em 13, Out., 2022.
Patrícia de Lima Carlos, Técnica de Sistemas e líder do grupo de afinidade Colorful Roar na BRQ