No contexto de desenvolvimento de software ou aplicações, a qualidade pode ser entendida como um conjunto de características ou requisitos a serem cumpridos, de modo que o produto de software atenda às necessidades de seus usuários, bem como suas exigências pré-estabelecidas.
A cultura de qualidade de software
A qualidade em si é uma cultura, e deve ser aplicável em equipes multidisciplinares, a fim de que faça parte do mindset dos integrantes, tornando assim a equipe mais colaborativa.
Neste princípio, temos um conceito muito relevante que é a garantia da qualidade, também conhecido como QA – Quality Assurance. Hoje é uma das formas de prevenção de erros ou falhas no processo de desenvolvimento do software.
Como aplicar a cultura de qualidade de software?
Para mantermos um desenvolvimento com qualidade precisamos ter alguns critérios de aceite que sejam elegíveis ao cumprimento dos requisitos.
O que ajuda neste processo é termos um profissional dedicado à qualidade que consiga aplicar e juntos possamos seguir normas e modelos de testes que em conjunto com a equipe de desenvolvimento reduzirá drasticamente estes possíveis impactos em produção.
Vale lembrar que quanto maior o esforço em desenvolvimento, maior será o reconhecimento e deslumbre de um bom serviço. Os benefícios são inúmeros principalmente na redução de custos da empresa, na entrega de produtos com a qualidade esperada e, principalmente, na garantia da satisfação de seus clientes.
Ressalto que essa cultura permite a documentação dos processos e evidências de testes para manter a entrega dos produtos e serviços com a qualidade desejada. Os processos devem ser revisados e atualizados periodicamente a cada release nova de uma versão, pois a melhoria contínua deve ser sempre almejada pela empresa.
Thais de Lima Santos, Analista de Testes na BRQ