Skip to main content

Por muitos anos, as instituições de ensino se mostraram resistentes ao uso de tecnologia na educação. Os métodos tradicionais foram enraizados em nossa cultura, de modo a rejeitar quaisquer opções novas que surgissem ao longo do caminho.

Porém, com a constante mudança em que vivemos e como a tecnologia se tornou parte indispensável do nosso dia a dia, essas concepções foram repensadas. Não somente pela praticidade e facilidade que os meios tecnológicos nos oferecem, mas também, pelas portas que se abrem a partir desse conhecimento.

O aproveitamento de meios tecnológicos em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica e promissora. Nesse artigo, serão apresentados os motivos pelos quais o ensino tecnológico é tão importante na vida de crianças e jovens. Confira!

Como a tecnologia pode ser eficiente no ensino?

Embora o desenvolvimento de uma aprendizagem mais eficaz por meio da tecnologia ainda não tenha sido cientificamente comprovado, é certo que a tecnologia revolucionou a forma como aprendemos e ensinamos. Ao amparar os professores no ensino, os meios digitais causaram um impacto positivo no processo de aprendizagem.

Além disso, a Transformação Digital aplicada na educação aprimorou a colaboração e a comunicação entre alunos e professores e, com a imposição do distanciamento social provocado pela pandemia, acabou se tornando essencial. Ferramentas digitais como aplicativos de videoconferência, fóruns de discussão e ambientes de compartilhamento de documentos na nuvem permitiram que muitas escolas continuassem suas atividades.

Quais são os impactos da tecnologia na educação?

Alguns dos principais impactos da tecnologia na educação incluem:

  • Maior acesso a recursos educacionais, incluindo livros didáticos on-line, vídeos, podcasts e plataformas de e-learning.
  • Criação de métodos de ensino inovadores que atendem às diversas necessidades de aprendizado dos alunos. Por exemplo, quadros interativos, apresentações multimídia e jogos educacionais podem ajudar a tornar conceitos complexos mais acessíveis e envolventes para os alunos.
  • Programas de treinamento vocacional on-line, mecanismos de busca de empregos e recursos de empreendedorismo podem ajudar os alunos a adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para entrar no mercado de trabalho e desenvolver suas carreiras profissionais.

Com a tecnologia é possível construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva, onde todos os alunos têm a chance de atingir seu potencial. Porém, o caminho para chegar a esse objetivo é cheio de obstáculos.

Como a tecnologia pode ajudar jovens carentes?

A desigualdade social do país não permite que todos tenham acesso a dispositivos digitais e à internet. Sendo assim, enquanto muitos jovens são familiarizados com a tecnologia desde a infância, outros nunca tiveram contato direto com um aparelho conectado à rede.

Quando existe acesso à tecnologia, seu impacto na transformação na vida das pessoas é imenso. O aprendizado é potencializado com recursos digitais, surgem novos métodos de ensino e novas oportunidades de capacitação educacional.

Um dos principais benefícios da tecnologia na educação é sua capacidade de reduzir a exclusão digital. Em comunidades carentes, o acesso à educação de qualidade é limitado. Entretanto, diversas organizações do terceiro setor e da iniciativa privada investem na educação por meio de iniciativas como a capacitação profissional voltada a pessoas de baixa renda.

É o caso do programa de formação Entry Point BRQ, que já formou mais de 900 alunos. Entre eles, jovens estudantes do Ensino Médio de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Ao reduzir o fosso digital e capacitar os jovens com conhecimento e habilidades, a tecnologia está ajudando a construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

Os benefícios gerados pela tecnologia na educação são inúmeros. Não apenas pela praticidade do uso, mas por tudo que os aplicativos, sites e aparelhos eletrônicos podem oferecer. Separamos bons motivos para incluir a tecnologia na educação, veja!

Aulas interativas

A dinamicidade que uma aula tecnológica pode proporcionar é projetada muito mais facilmente em vista de uma aula tradicional. Ao utilizarmos a tecnologia na educação, mostramos um novo mundo aos alunos, em que tudo funciona de maneira mais ágil e simples.

O compartilhamento de ideias, o incentivo à pesquisa e a troca de conhecimentos são pontos a serem observados em aulas tecnológicas. O interesse pelo novo deve ser aproveitado e utilizado da maneira mais eficaz e produtiva possível.

Ensino híbrido

A imersão da tecnologia na educação se tornou ainda maior durante o período da pandemia de Covid-19, em que escolas, faculdades e demais instituições foram fechadas e a única opção viável para dar continuidade ao ano letivo foi o ensino remoto. Hoje, vemos que essa modalidade se estendeu para além do distanciamento social de 2020 e 2021.

Muitas instituições adotaram o ensino híbrido como método de aprendizagem, isto é, algumas aulas são ministradas presencialmente e outras são virtuais. Isso possibilita uma frequência ainda maior no ensino: caso o professor não tenha condições de estar em sala de aula presencialmente, ele tem como opção passar um trabalho a ser feito em casa ou ministrar a aula por alguma plataforma on-line.

Letramento digital

Um dos benefícios de investir em negócios educacionais altamente tecnológicos pode ser visto no letramento digital, em que os alunos obtêm conhecimento sobre plataformas digitais e aprendem como utilizá-las a favor de sua aprendizagem. O letramento digital é definido como o domínio e a capacidade dos alunos em manusear meios tecnológicos.

Além disso, o contato com a internet permite uma troca de conhecimentos e um acesso muito grande a informações de diversos tipos. É função dos professores orientar cada aluno da maneira mais eficaz a utilizar a rede como construtora de saber.

Formação profissional

Muitas profissões são voltadas essencialmente à internet e aos meios digitais. O primeiro contato de muitos estudantes com a rede — especialmente, jovens carentes — pode ser em sala de aula, despertando o interesse pelo mercado de trabalho na área.

Como visto na instituição Junior Achievement Brazil, ONG responsável por trilhar o caminho de jovens ao mercado trabalhista, uma educação de qualidade prepara o aluno para o ofício.

Quais são os ganhos para as empresas e para a sociedade?

As empresas necessitam de colaboradores que saibam o que fazer ao estar em contato com um computador, tablet ou celular. Embora existam atividades não voltadas à tecnologia, é cada vez mais raro encontrar um emprego que não exija conhecimento mínimo em internet, uma vez que nosso dia a dia é baseado em meios digitais e aparelhos eletrônicos.

Com a presença da tecnologia na educação, muitos jovens chegam ao mercado de trabalho mais preparo. Ter conhecimento tecnológico não é mais um diferencial no currículo, mas uma obrigatoriedade.

A educação é responsável por abrir portas e mostrar um novo futuro a crianças e jovens de todo o país. A internet pode facilitar esse acesso ao novo, bem como incentivar a busca pelo conhecimento e interatividade.

A tecnologia na educação é necessária não somente por sua praticidade, mas por tudo que ela pode oferecer no caminho entre a escola e o mercado de trabalho. Assim, garante acesso a mais oportunidades e possibilidades de crescimento.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Confira os nossos artigos!

BRQ fale conosco