Skip to main content

Pesquisa do Gartner revela que 87% das organizações têm baixa maturidade em Business Intelligence e Analytics. Isso representa um grande obstáculo para as empresas que desejam aumentar o valor gerado por seus dados e as distanciam das chamadas Advanced Analytics, como Inteligência Artificial e Machine Learning.

Entre as características que colocam as empresas na categoria de baixa maturidade estão:

  • infraestrutura de TI antiga;
  • colaboração limitada;
  • gargalos entre usuários de TI e de negócios;
  • dados raramente ligados a um resultado comercial; e 
  • funcionalidade de BI baseada somente em relatórios.

Mas como o BI deveria ser? O que é preciso para atingir uma boa maturidade?

Segundo o Gartner, há quatro etapas que os líderes de Data & Analytics (D&A) podem seguir nas áreas de tecnologia, estratégias, governança e pessoas para elevar a maturidade de dados de suas organizações:

1. Desenvolver uma estratégia holística de BI

Isso é, desenvolver dados e estratégias de análise que conversem entre si, com uma visão clara. Projetos de Data & Analytics individuais podem resultar em silos de dados e processos inconsistentes. Por isso, líderes de D&A devem coordenar-se com líderes de TI e negócios para desenvolver estratégias contínuas e dinâmicas, que podem se adaptar à negócios futuros e mudanças ambientais.

2. Criar uma estrutura organizacional flexível, explorando recursos de análise e implementando análises contínuas

Com um trabalho de identificação e análise de informações, necessidades futuras podem ser antecipadas e habilidades e funções são desenvolvidas nas organizações. Com recursos internos limitados para a análise de dados, uma boa alternativa para os líderes de D&A é a utilização de consultorias para a criação e exploração dessas habilidades de análise. Isso acelera e facilita a entrada de conhecimento, além de permitir que a empresa concentre seus recursos em outras áreas. 

3. Implementar um programa de governança de dados

A maioria das organizações com baixa maturidade em BI não possui um programa formal de controle de dados. Os líderes de Data & Analytics podem considerar a governança como regras para apoiar os objetivos de negócios e garantir o equilíbrio ente as oportunidades e os riscos no ambiente digital.

4. Adotar plataformas de análise integradas

Organizações de baixa maturidade geralmente têm infraestruturas de TI primitivas. Suas plataformas de Business Intelligence são mais tradicionais e centradas em relatórios, embutidas em sistemas ERP, ou simples ferramentas de relatórios. Para melhorar sua maturidade de análise, os líderes de Data & Analytics devem considerar plataformas de análise integradas que ampliem sua infraestrutura atual para incluir tecnologias de análise modernas.

Nossa jornada da análise de dados se encaixa muito bem nesse processo: entendemos em qual etapa a empresa se encontra, aplicamos a solução que condiz com sua situação atual e guiamos a organização em sua evolução analítica! Para saber mais, fale conosco.  

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO