Skip to main content

A BRQ esteve representada na última edição do Web Summit 2022, que aconteceu entre os dias 01 e 04 de novembro em Lisboa, Portugal, e reuniu mais de 71 mil pessoas, com 42% de mulheres.

Ao todo tivemos a presença de 160 países, com destaque especial para o Brasil, com o maior número de participantes. O evento recebeu o público em 17 palcos com 1.050 palestrantes de áreas muito diferentes como Crypto, ESG, Cloud, Media, Design, Saúde etc.

Além de grandes nomes da tecnologia, participaram também líderes mundiais, estrelas do esporte, músicos e atores. Por exemplo, a primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska; o linguista e filósofo Noam Chomsky e o pai da World Wide Web, Tim Berners-Lee. Em 2022, a Web3 foi um dos principais tópicos de discussão no Web Summit junto com a atenção especial à mudança climática. 

É inegável a vocação de Lisboa para a inovação, uma cidade que abriga a Unicorn Factory, espaço de fomento a indústria de startups, criação e aceleração e financiamento para inovação. Lá inclusive aconteceu a primeira Night Summit após uma efusiva palestra sobre como Carlos Moedas, prefeito de Lisboa, estimula esse ecossistema. 

Highlights dos principais talks 

Open Summit 

Além de toda a expectativa por voltar a um evento presencial, pós pandemia, destaque para Carlos Moedas, prefeito de Lisboa e um dos responsáveis por criar o Unicorn Factory Lisboa, que já soma 8 unicórnios em sua gestão. Olena Zelenska fez um grande e emocionado discurso sobre os desafios da guerra e como Rússia está utilizando a tecnologia a serviço do mal.  

Dia 1 

Alexa da Amazon talvez seja o o melhor e mais conhecido exemplo de tecnologia de IA no mundo atualmente. A voz suave do assistente virtual é familiar para muitos, mas Rohit Prasad, da Amazon, acha que pode fazer muito mais: “Alexa não é apenas um assistente de IA – pode ser um conselheiro confiável e um companheiro”. 

Outro assunto bastante comentado é o metaverso. O cofundador e CEO da empresa de desenvolvimento de VR e videogame Improbable, Herman Narula, disse: “Falar que o Facebook está construindo o metaverso realmente confunde a noção do que é o metaverso”.  

Dia 2 

Julia Goldin, Diretora global de Produto da Lego, trouxe à luz um importante ponto sobre o metaverso e Web3. A Lego quer garantir que as crianças tenham a oportunidade de participar deste novo mundo.  

“Isso é muito importante, porque a web 2.0 não foi projetada com as crianças em mente. A maioria das crianças está em plataformas digitais que não são seguras para elas; que não as protegem”, disse a executiva. 

Dia 3 

Em um debate acalorado sobre criptomoedas, Molly White, engenheira de software e escritora e cética quanto à cripto, trouxe um pouco de razão para a discussão: “O fato de que pessoas normais estão sendo instruídas a colocar seu dinheiro nesses projetos. Então, basicamente têm que confiar na boa vontade dos projetos para talvez compensá-los se houver um hack. Mas elas não precisam fazer isso… Não é sensato”. E completou: “A criptomoeda está arruinando a vida das pessoas”. 

Noam Chomsky, crítico da Inteligência Artificial tal qual a conhecemos hoje, junto com o professor da NYU Gary Marcus, disse que em 2023 vamos presenciar a primeira morte atribuída à IA. 

Pablo Moura, CTO e Head da Experience Agency na BRQ

BRQ fale conosco