Ícone do site Insights BRQ

Cloud Adoption Framework: um guia para a migração para nuvem 

Estratégia determina fases para a implementação do sistema de nuvem conforme necessidades e metas empresariais 

O Cloud Adoption Framework corresponde a uma espécie de roteiro que é capaz de direcionar a adoção do sistema de nuvem em uma empresa. Com ele, é possível facilitar a implementação e torná-la mais eficaz, conforme os objetivos da organização. 

Estão à disposição diferentes tipos de CAF. Cada um possui suas próprias fases e focos, de modo que a sua empresa pode encontrar mais vantagens em um ou em outro. A escolha, então, requer conhecimento quanto a eles e quanto à própria ferramenta. 

O que é um Cloud Adoption Framework (CAF)? 

O Cloud Adoption Framework é um conjunto de diretrizes e práticas que orientam as organizações no processo de adoção e implementação de nuvem. Para isso, abrange aspectos técnicos, organizacionais e operacionais. 

Essa implementação ou migração, por sua vez, condiz ao processo de transferir dados, aplicativos e sistemas de uma infraestrutura de tecnologia local e física para um ambiente baseado em nuvem.  

Desse modo, permite a utilização de recursos e serviços de computação remota, que ficam acessíveis pela internet. Isso elimina a dependência aos servidores físicos ou à infraestrutura local. 

O CAF fornece uma estrutura para que seja possível planejar, implementar e gerenciar a infraestrutura e estes serviços de armazenamento e acesso a informações. Ele pode se apresentar de diferentes maneiras, que geralmente dependerão do serviço contratado. 

Existem diversas empresas que possuem seus próprios serviços de nuvem e, consequentemente, um CAF específico. Cada caso possui seus próprios pilares, bem como suas próprias fases para implementação. 

Quais os benefícios de um CAF? 

A implementação de serviços de nuvem, por si só, já apresenta uma série de benefícios, como facilidade ao acesso a documentos e informações, promoção do trabalho remoto e conjunto de qualidade e segurança aprimorada. 

O uso de um Cloud Adoption Framework também possui suas próprias vantagens. Elas incluem: 

O CAF, portanto, é capaz de oferecer uma série de vantagens na adoção de serviços de nuvem. Com ele, a implementação se torna mais organizada e a empresa pode elencar prioridades, bem como evitar perda de informações, de forma a reduzir custos. 

Os principais Cloud Adoption Framework do mercado 

Diversas gigantes da área tecnológica possuem seus próprios serviços de nuvem, os quais são acompanhados por CAF próprios. Conheça os mais famosos e entenda como é o processo de adoção de cada um deles. 

AWS Cloud Adoption Framework 

O AWS Cloud Adoption Framework (AWS CAF) pertence à Amazon. Ele é um conjunto de diretrizes e práticas que pertence à Amazon Web Services (AWS) e serve para ajudar as organizações a planejar, implementar e gerenciar eficientemente sua jornada de migração para a nuvem

Seus benefícios incluem a redução de riscos comerciais, a melhora da performance empresarial e o aumento da receita. 

O AWS CAF baseia-se em seis perspectivas ou pilares principais, cada um representando uma área crítica na adoção da nuvem: 

Fases do AWS CAF 

O AWS CAF inclui quatro fases. São elas: 

Microsoft Azure Cloud 

O Microsoft Azure Cloud Adoption Framework (Azure CAF) é um conjunto de diretrizes e práticas que auxiliam as organizações na adoção efetiva e eficaz da nuvem do Microsoft Azure.  

Ele fornece uma estrutura abrangente na qual estão princípios, metodologias e ferramentas que orientam as empresas em sua jornada de migração para a nuvem. 

Tem como objetivos, além da implementação da nuvem, auxiliar no alcance de metas do empreendimento, aumentar a segurança do ambiente digital, otimizar custos e promover a adoção de tecnologias adequadas. 

As fases do Azure CAF 

Ao todo, o Azure CAF reúne 6 fases para a implementação da nuvem. São elas: 

Google Cloud Framework 

O Google Cloud Framework corresponde ao produto Google para a adoção da tecnologia de nuvem. Com ele, é possível identificar atividades e objetivos da organização de modo a tornar a jornada de implementação mais eficaz e rápida. 

São pilares do Google Cloud Framework

As fases do Google Cloud CAF 

O Google Cloud trabalha com o conceito de escala de maturidade, que inclui estas fases: 

Faça a migração para nuvem com o apoio de um parceiro 

A partir das fases estabelecidas pelos Adoption Frameworks, sua empresa passa a ter em mãos as informações cruciais para que sua transformação digital ocorra de maneira segura e alinhada com as necessidades e as metas da organização. 

Nesse momento, é muito importante contar com um parceiro especializado em migrações para a nuvem. Conheça as parcerias da BRQ clicando aqui.

Sobre o Autor
Sair da versão mobile