Skip to main content

A análise de dados para negócios não é novidade. Cada vez mais empresas vêm utilizando ferramentas como Business Intelligence e Big Data para analisarem seu desempenho e pautar as decisões. Nesse cenário, o Data Analytics atua como facilitador na transformação de dados brutos em informações privilegiadas para potencializar o desempenho no mundo dos negócios.

Nesse artigo, vamos abordar como as empresas podem se beneficiar do Data Analytics para identificar tendências e encontrar padrões que poderão impulsionar os resultados do negócio.

Boa leitura.

Data Analytics – Eficaz para qualquer negócio

A análise de dados, ou, Data Analytics, é a estratégia – e a prática – de analisar, de forma contínua, um grande volume de dados oriundos de diferentes fontes, para a partir daí transformá-los em informações úteis.

Resumidamente, o objetivo aqui é conseguir identificar o próximo passo a dar e em qual direção.

Para isso, é imprescindível ter em seu time de colaboradores analistas que sejam capazes de fazer uma boa leitura e interpretação desses dados.

A análise de dados é adequada para negócios de qualquer tamanho, desde as microempresas até as multinacionais.

Como a ideia é extrair informações relevantes com poder de potencializar o desempenho, o Data Analytics deve ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, podendo auxiliar na tomada de decisões estratégicas efetivas desde o administrativo até os setores operacionais.

Etapas do processo de Data Analytics

Como vimos, o Data Analytics busca otimizar processos e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, certo?

Pois bem, isso pode até parecer algo simples, mas, muitas vezes, todo esse processo poderá demandar muito trabalho e tempo, especialmente em empresas com uma quantidade de dados muito grande e desorganizada.

Por isso, é indispensável o uso de ferramentas que façam essa função.

Assim, para ter mais precisão em todos os processos, a utilização de softwares como o Power BI, por exemplo, que auxilia nas diversas etapas da jornada de Data Analytics, é imprescindível para a correta adoção da prática de análise de dados de ponta a ponta.

Normalmente, o Data Analytics segue uma sequência de etapas na seguinte ordem:

  1. Coleta;
  2. Organização;
  3. Avaliação;
  4. Desenvolvimento de algoritmos;
  5. Visualização;
  6. Tomada de decisão. 

Maiores benefícios do Data Analytics nos negócios

Como vimos resumidamente, a análise de dados busca melhorar os resultados das organizações, facilitando a tomada de decisão.

Contudo, ele também pode auxiliar na detecção de problemas futuros ao permitir a antecipação de possíveis contratempos, ou até mesmo evitar que aconteçam. A partir de então, diversas ações passam a ser otimizadas.

Esta é uma das vantagens da análise de dados. Agora, conheça outras três vantagens para as empresas que o Data Analytics pode oferecer:

Impacto real nos lucros

Anteriormente, vimos que a análise de dados auxilia também na redução de erros. Sobretudo, é importante destacar que essa premissa se aplica tanto a funcionários quanto a máquinas.

Nesse cenário, o Data Analytics será útil também na otimização do tempo para o desempenho de determinados serviços, agregando confiabilidade aos mesmos, além de ajudar a diminuir desperdícios.

Assim, é possível reduzir custos, evitar perdas e outros diversos transtornos com erros na linha de produção, por exemplo.

Destaque no mercado

Outra vantagem da análise de dados é o conhecimento que ela proporciona do mercado no qual um negócio está inserido.

Desta forma, contribui para um posicionamento mais eficaz e o desenvolvimento de um planejamento estratégico adequado.

Do mesmo modo, também é uma ótima maneira de avaliar, modificar ou aprimorar o modelo de negócios.

Isso se torna possível por meio da análise da concorrência, previsão de movimentos do mercado para reagir com mais agilidade, mapeamento de mercados promissores e definição de metas precisas, mas realistas.

Melhora no atendimento aos clientes

Além disso, o levantamento de informações úteis para a definição de perfis de clientes fica muito mais rápida e precisa através da análise dos dados.

Ou seja, desenvolver produtos adequados às necessidades do seu público fica muito mais fácil.

Está na hora da sua empresa apostar no Data Analytics

Como vimos, o Data Analytics utiliza seus dados para entregar informação útil sobre seu negócio, ajudando a melhorá-lo cada vez mais.

Dessa forma, seu planejamento será amparado por informações reais e consistentes.

Nesse cenário, é possível utilizar soluções em tecnologia de muitas formas diferentes.

Por isso, poder contar com ferramentas que irão possibilitar a modelagem e visualização dos principais dados da sua empresa é essencial.

Conheça mais sobre nossas soluções e conte com a BRQ para extrair o melhor dos seus dados. Se preferir, entre em contato com nossos especialistas.

BRQ fale conosco