Skip to main content

Hoje em dia o maior patrimônio de uma empresa não é o estoque, o prédio onde está ou os equipamentos. Para muitas companhias, os dados do cliente são um verdadeiro tesouro para ser cuidado em busca do crescimento.

Isso acontece porque com eles é possível a empresa crescer e ter previsibilidade, ou seja, ter uma perspectiva do comportamento da companhia por um período de tempo. Com os dados, é mais fácil entender os seus consumidores e fidelizá-los.

Agora, como usar essas informações para crescer e ter uma previsibilidade? É o que você vai ver se continuar lendo este texto!

Como usar dados dos clientes para crescer?

Os dados dos clientes ajudam a empresa a crescer, mas é preciso saber usá-los e usar o conceito de Customer Centricity. Aquele pensamento de que é mais fácil e barato manter um cliente do que captar novos nunca fez tanto sentido. Porém, com os dados, é mais previsível entender os seus consumidores e fidelizá-los.

A marca precisa pensar em atender às demandas e o que o consumidor quer, porque só assim conseguirá uma boa taxa de conversão. Nada melhor do que ter os dados do cliente para saber o que ele gosta, principalmente compras no seu site, por exemplo. Ao ter um bom banco de dados dos clientes, a empresa pode crescer por vários fatores.

Diminuir o churn

Este termo é o total de cancelamentos de uma base de consumidores, então são clientes que deixarão de comprar de você. Isso faz a empresa perder a lucratividade, ver a concorrência se destacar e não crescer.

Se você tem um e-commerce de roupa masculina e os dados dos clientes mostram que a maioria é jovem, não tem motivo de você apostar em roupas mais sérias ou muito formal.

Melhora o LTV

O LTV é o Lifetime Value, quanto o cliente compra em produtos e serviços durante o período de relacionamento com ela. Isso pode mostrar o quão valioso é um determinado cliente para a empresa.

Se uma pessoa entra na sua loja virtual e gasta R$ 2 mil todos os meses em produtos, enquanto outra gasta R$ 3,5 mil no mesmo período. Fica fácil entender qual é o melhor LTV? Ao ter os dados dos clientes, é possível criar estratégicas para este público, oferecendo apenas os produtos que ele compra com frequência.

Ajuda a melhorar o produto

Sabe aquelas urnas com o “deixe a sua opinião” em muitas lojas ou até restaurantes? Ela pede os dados dos clientes, além é claro do que achou do produto/serviço. Esta é uma ótima maneira de como usar os dados dos clientes para crescer e ter previsibilidade.

Imagine que um cliente deixou uma sugestão para melhorar algo na pizza que você vende. Sua empresa adota esta mudança e começa a fazer a comida da maneira que o cliente sugeriu. Ao ter o contato do cliente, a pizzaria poderá informá-lo que a mudança foi feita e agradecer.

Isso trará consumidores satisfeitos e um produto melhorado. Enfim, o fundamental para a empresa é fazer com que todo o dado coletado seja transformado em ações práticas para fidelizar o cliente. Assim, sua empresa irá crescer e ter previsibilidade.

Qual a importância dos dados do cliente?

Para entender qual a importância dos dados do cliente vamos partir do princípio que é melhor saber para quem se vende do que não saber, concorda? Então, ter estas informações se torna algo lógico para a marca.

Esta coleta de dados é fundamental para pequenas, médias e grandes companhias. Entretanto, na correria das operações muitas delas não fazem, perdendo a chance de captar algo valioso.

Philip Kotler, grande nome do marketing no mundo, tem uma frase famosa que diz que manter um cliente custa menos do que um novo. Então, a primeira importância dos dados do cliente é buscar a sua fidelização. Ele já comprou contigo, basta agora manter este relacionamento com os dados dele.

Outra utilidade nos dados do cliente é captar novos consumidores. Ao fazer campanhas de marketing digital, por exemplo, você saberá qual é o seu público-alvo com melhor clareza. Suas campanhas serão mais assertivas e, com isso, poderão trazer mais resultados com menos investimento.

Imagine que você tem uma loja de roupas e faz um cadastro toda vez que seu cliente compra algo, seja física ou virtualmente. Vamos dizer que você tem mil clientes cadastrados e descobre que a maioria é mulher, entre 30 a 35 anos, mora em uma região específica. Além disso, você sabe qual o produto mais comprado e o ticket médio de compra. São informações valiosas para se fazer uma promoção, uma campanha de vendas, concorda?

Como precisa ser um banco de dados?

Esta pergunta tem dois lados que devem ser respeitados. Pelo lado do cliente, o banco de dados precisa ser sútil e estratégico, ou seja, perguntar dados essenciais para o seu negócio. Avançar em dados fora de propósito poderá deixá-lo inseguro.

Pelo lado da empresa, é possível captar as informações por várias fontes, como na hora da compra, com questionários digitais e até mesmo utilizar as redes sociais como fonte.

Com todos os dados em mãos, para ganhar tempo e produtividade o ideal é tê-los em uma ferramenta só, como citamos o CRM. Grandes empresas, com número grande de dados, trabalham até com os Big Datas. Acima de tudo, o que o banco de dados precisa ser é seguro, para não afetar a LGPD. Além disso, ele precisa ser:

  • fácil da empresa acessar;
  • estar sempre atualizado;
  • captura mais automatizada possível;
  • ter plataformas para analisá-los;
  • ser escalável.

O fato de ter ferramentas para analisar os dados é fundamental, além disso estarem salvos em lugares seguros, como nas nuvens. Até porque não adianta ter um enorme banco de dados, mas sem interpretá-los. Contar com programas que fazem isso e uma equipe para decidir as ações é estratégico.

Quais estratégias para montar um banco de dados?

Para ter os dados do cliente, a empresa poderá oferecer também iscas digitais para que ele preencha um formulário. Oferecer conteúdos gratuitos em troca do cadastro e fazer pesquisas de satisfação são apenas algumas maneiras.

Viu como ter os dados do cliente pode ajudar a sua empresa a crescer e ter previsibilidade? Então, aproveite para ler outros conteúdos do blog e descubra por que implementar na sua empresa Customer Centricity com o nosso ebook exclusivo!

BRQ fale conosco