Skip to main content

Mercado mobile ganha com a expansão de tecnologias como IA, IoT e 5G, embora ainda enfrente inúmeros desafios 

O desenvolvimento mobile desempenha um papel crucial em nossa vida cotidiana, especialmente em uma sociedade que apresenta crescente dependência de dispositivos móveis. 

Assim, o mercado de aplicativos móveis continua crescendo e se desenvolvendo, impulsionado pela evolução do perfil dos consumidores e pelo surgimento de novas demandas e oportunidades decorrentes da transformação tecnológica.

A seguir, vamos mostrar como essa área funciona e quais são as tendências para 2023 e para os próximos anos! 

O que é desenvolvimento mobile? 

O desenvolvimento mobile é o processo de criação de aplicativos e soluções que se voltam especificamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.  

Ele envolve o uso de linguagens de programação, frameworks e ferramentas específicas para desenvolver aplicativos nativos (como aqueles próprios para Android e iOS), híbridos e Progressive Web Apps (PWAs). 

Quando falamos em desenvolvimento nativo, estamos nos referindo à possibilidade de criação de aplicativos que são exclusivos para um sistema operacional. Este é o caso, por exemplo, do Apple Music e do iCloud, próprios para ferramentas iOS. 

O desenvolvimento nativo oferece vantagens como maior velocidade e a capacidade de atender mais eficazmente às necessidades de um público específico. Com isso, torna-se possível melhorar a experiência do usuário.  

Por outro lado, também existe o desenvolvimento híbrido. Ele se contrapõe ao nativo na medida em que não se volta a um único sistema operacional. São aplicativos que podem ser utilizados em ferramentas iOS e Android, por exemplo. Existem diversos aplicativos dessa natureza disponíveis no mercado, como WhatsApp e Instagram. 

Dentre as vantagens deste tipo de desenvolvimento estão a possibilidade de chegar a mais usuários com uma única aplicação. Isso otimiza o aplicativo. Por outro lado, as desvantagens incluem a falta de especificidade, que pode prejudicar o uso de alguns recursos mais complexos. 

O mercado de aplicativos mobile em 2024 

O mercado de aplicativos móveis se encontra em contínuo desenvolvimento e crescimento, o que se dá especialmente pela disseminação de smartphones e tablets, nos quais os apps desempenham um papel central na comunicação, entretenimento, negócios etc. 

Ainda que existam milhares de aplicativos disponíveis no mercado, ele está em constante mudança. Isso decorre especialmente do surgimento de novas demandas do público que, por sua vez, requerem novas soluções. 

Ao mesmo tempo, o mercado de aplicativos também é diretamente impactado pelo surgimento de novas tecnologias. Elas permitem que soluções já existentes se tornem ainda mais úteis e cômodas. 

As tendências para o mercado de aplicativos mobile, então, revelam-se na combinação entre novas demandas, novidades tecnológicas e experiência do usuário. Por isso, dentre elas se destacam especialmente: 

  • Uso da Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; 
  • Personalização contínua que permita a identificação do usuário com o aplicativo de acordo com seus interesses, rotina e demandas; 
  • UX Design; 
  • Segurança e privacidade digital; 
  • Pagamentos digitais. 

Quais são os principais desafios do desenvolvimento mobile? 

Este mercado oferece uma série de possibilidades e tendências, mas enfrenta desafios que se colocam frente aos desenvolvedores e à tecnologia. Conheça quais são eles: 

  • Fragmentação de plataformas: desenvolver para Android, iOS e outros sistemas envolve lidar com diferentes sistemas operacionais, versões e tamanhos de tela. Isso cria complexidade e exige testes abrangentes para os desenvolvedores; 
  • Experiência do usuário: os usuários móveis têm expectativas elevadas quanto à usabilidade e desempenho de aplicações, o que exige a criação de uma experiência de usuário fluida e responsiva; 
  • Segurança: a segurança dos dados do usuário é crítica e exige a implementação de medidas rigorosas para proteger informações sensíveis. À medida que a tecnologia avança, surgem não só novas soluções, mas também novos desafios, brechas e riscos. 
  • Ciclos de lançamento rápidos: o mercado móvel evolui rapidamente e passa por constantes atualizações de sistemas que, por sua vez, também decorrem de novas necessidades e tecnologias. Por isso, desafia o desenvolvedor a ter atenção a este aspecto e a acompanhar essas alterações recorrentes; 
  • Particularidades dos dispositivos móveis: outros desafios do desenvolvimento mobile se referem às próprias particularidades dos dispositivos móveis, como instabilidade de conexão com a internet (que depende de vários fatores) e hardwares com memória limitada. 

Principais tecnologias do desenvolvimento mobile 

O desenvolvimento de aplicativos e soluções para dispositivos móveis conta com uma série de tecnologias disponíveis atualmente. Cada uma possui suas próprias particularidades e aplicações.

Existem diversas tecnologias envolvidas na criação de apps móveis. Destacamos algumas das principais opções disponíveis no mercado: 

Android 

Android corresponde ao sistema operacional que pertence ao Google e está presente na maioria dos smartphones e tablets. O desenvolvimento Android utiliza as linguagens Java e Kotlin.  

iOS 

Sistema operacional que pertence à Apple e está presente em iPhones e iPads, o desenvolvimento nativo para ele ocorre com base em linguagens Swift ou Objective-C. 

React Native 

React Native corresponde a um framework útil para desenvolvimento de aplicativos móveis para multiplataformas, ou seja, híbrido. Ele pertence ao Facebook (Meta) e faz uso das linguagens JavaScript e React. 

Flutter 

Assim como o React Native, o Flutter corresponde a um framework para desenvolvimento híbrido que pode ser utilizado para a criação tanto de aplicativos para Android quanto para iOS. Pertencente ao Google, esta é uma estrutura que se utiliza da linguagem Dart. 

Progressive Web App 

PWAs são aplicativos web que funcionam como os nativos em dispositivos móveis. Eles oferecem a vantagem de serem acessíveis por meio de navegadores e não requerem instalação. 

Tendências do mercado mobile 

De acordo com um levamento feito em 2023 pela plataforma de descontos CupomValido, com dados da The World Bank e Statista, o Brasil é quinto país com mais usuários de smartphones, com cerca de 118 milhões de usuários, ficando atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos, e Indonésia.

Esse dado traz uma dimensão sobre a importância do mercado mobile por aqui. Cada vez mais soluções são demandadas e, por isso, quem trabalha na área encontra grandes oportunidades. Para aproveitá-las, nada melhor do que conhecer quais são as tendências e as demandas existentes, atualmente, neste nicho. Veja: 

Internet das Coisas (IoT) 

A Internet das Coisas (IoT) é a conexão em rede de dispositivos físicos equipados com sensores, softwares e capacidade de conexão à internet, que lhes permite coletar e trocar dados. 

Essa comunicação entre dispositivos, gerenciada por sistemas centralizados, proporciona informações em tempo real e facilita a automação de várias tarefas.

Esses dispositivos, por sua vez, são diversos e estão presentes em lares, veículos e sistemas industriais. Dentre os mais comuns no dia a dia estão aspiradores robôs, máquinas de lavar e secadoras, ar-condicionado, lâmpadas, câmeras de segurança, termostatos etc. 

A integração de dispositivos móveis com a IoT, portanto, permite o controle de objetos do dia a dia por meio de aplicativos mobile, independentemente do local em que os comandos são dados. 

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning 

A inteligência artificial (IA) e o Machine Learning (aprendizado de máquina) desempenham um papel significativo no atual cenário em que se encontra o desenvolvimento mobile. Eles permitem a criação de aplicativos mais inteligentes, personalizados e eficazes. 

Dentre as funcionalidades avançadas nas quais estão envolvidos, destacamos o reconhecimento por voz, as recomendações personalizadas e a automação de tarefas. Igualmente, assistentes virtuais, tradução de idiomas e detecção de anomalias de segurança. 

Tecnologia 5G 

A tecnologia 5G proporciona velocidades de conexão superiores, enriquecendo assim as experiências móveis. Isso inclui downloads e uploads mais rápidos e a minimização da latência, permitindo a comunicação em tempo real entre aplicações e dispositivos.

Com o 5G, há a oportunidade de desenvolver aplicativos móveis mais sofisticados, graças à facilidade de transferência de grandes volumes de dados. Isso influencia diretamente jogos e serviços de streaming, que atraem um público amplo.

Além disso, o 5G potencializa o desenvolvimento móvel ao viabilizar a adoção de realidade aumentada e virtual em dispositivos móveis, com o processamento de dados acelerado beneficiando tanto a segurança quanto a rapidez das respostas dos aplicativos.

Conclusão 

O desenvolvimento mobile permanece avançando constantemente e conta, a cada dia, com novas tecnologias, demandas e possibilidades. Por isso, ele oferece uma excelente oportunidade para quem deseja trabalhar desenvolvendo aplicações diversas. 

Ainda que existam desafios que precisam ser superados pelos desenvolvedores, há cada vez mais recursos que facilitam o seu trabalho no dia a dia e permitem a criação de aplicações que podem revolucionar toda a experiência do usuário. 

Para que o uso deles seja possível e satisfatório, acompanhar este mercado é essencial, especialmente diante de suas constantes mudanças. Com isso, é possível sair na frente e garantir aplicações completas, úteis e que tenham demanda do público. 

Conheça o trabalho de Desenvolvimento Mobile da BRQ clicando aqui.

BRQ fale conosco