Skip to main content

Tecnologia de IA Conversacional permite a automatização e a otimização de processos em diferentes setores

A IA Conversacional revolucionou a interação entre humanos e máquinas ao permitir a comunicação entre eles. Em larga expansão tanto em relação às capacidades quanto às aplicabilidades, ela já está em nosso dia a dia e tende a se tornar cada vez mais presente.

Com a capacidade de revolucionar setores diversos, como saúde, finanças e educação, ela apresenta diferentes soluções para uma sociedade cronicamente conectada. Descubra como ela funciona e veja suas inúmeras aplicabilidades.

História e evolução da IA Conversacional

A história da IA Conversacional começou nos anos 1950. Ela se desenvolveu nas últimas décadas. Hoje, temos sistemas avançados disponíveis.

IA para fintechs: 5 oportunidades e 4 desafios 

Primeiros sistemas de IA Conversacional: início e evolução histórica

A jornada da IA Conversacional se inicia com o Teste de Turing, proposto pelo matemático britânico Alan Turing. Seu experimento visava determinar a capacidade de uma máquina de exibir comportamento inteligente indistinguível do humano.

Esse foi o pontapé inicial, que permitiu que outros sistemas e inovações fossem colocados em prática.

Considera-se o ELIZA como o sistema pioneiro da área. O programa de computador simulava uma conversa com um psicoterapeuta. Ainda que primitivo, foi um marco na computação e é tido como o primeiro chatbot da história.

Outro sistema que marcou a história da IA Conversacional foi o SHRDLU, que surgiu no final da década de 1960. Ele operava em um mundo virtual limitado. Nele, compreendia comandos em linguagem natural e realizava ações.

Desenvolvimentos recentes: avanços tecnológicos nos últimos anos

Nos últimos anos, a IA Conversacional se beneficiou enormemente dos avanços em processamento de linguagem natural (NLP), Machine Learning e Deep Learning

Tecnologias recentemente disponibilizadas ao público, como o CPG-4 ou o Gemini representam um salto significativo. Com eles é possível manter conversas mais naturais e contextualmente precisas. 

Tudo isso é possível pelo aumento da capacidade de processamento, pelo surgimento de computadores mais potentes. Além disso, a era digital gerou uma quantidade massiva de dados textuais e conversacionais, que alimentam os algoritmos de aprendizado das máquinas.

Os avanços em Deep Learning com redes neurais profundas ajudaram as máquinas a aprender padrões complexos da linguagem. Assim, elas conseguem gerar respostas mais sofisticadas e relevantes.

Funcionamento da IA Conversacional

A “mágica” por trás da IA Conversacional reside no uso de diferentes componentes tecnológicos. A soma deles é que permite a geração de conversas naturais. São eles:

  • Processamento de linguagem natural (PNL): permite às máquinas compreender, interpretar e manipular a linguagem humana. É responsável pela análise sintática, semântica e desambiguação;
  • Machine Learning: corresponde a algoritmos que aprendem padrões a partir de dados. Eles “ensinam” as máquinas, o que permite que elas melhorem suas respostas ao longo do tempo, sem serem explicitamente programadas;
  • Deep Learning: corresponde a um subcampo do Machine Learning, que faz uso de redes neurais artificiais para analisar grandes quantidades de dados. Deles são extraídos padrões complexos que aprimoram a capacidade de compreensão da máquina.

Exemplos de IA Conversacional

Você usa várias ferramentas de Inteligência Artificial Conversacional todos os dias, mesmo que não perceba isso. São exemplos de sua disponibilização, atualmente:

  • Assistentes virtuais (Alexa, Google Assistant, Siri), que compreendem comandos de voz, respondem perguntas, controlam dispositivos inteligentes e fornecem informações personalizadas;
  • Chatbots, os quais estão presentes em sites, aplicativos de mensagens e plataformas de mídia social. Automatizam o atendimento ao cliente e fornecem suporte em tempo real;
  • Tradutores automáticos, que permitem a comunicação entre pessoas que falam diferentes idiomas, traduzindo textos e conversas em tempo real.

IA Generativa x IA Conversacional

A Inteligência Artificial possui diferentes subtipos. Por isso, ela pode ser Conversacional ou Generativa. Elas têm objetivos diferentes. Apesar disso, podem ser utilizadas simultaneamente.

Definição de IA Generativa

Enquanto a IA Conversacional se concentra na compreensão e resposta, a IA Generativa se destaca por ser capaz de criar novos conteúdos. Ela dá origem a textos, imagens, músicas e códigos, a partir de comandos e de dados já existentes.

Como treinar a IA Generativa para usar dados corporativos

Diferenças e semelhanças

Para compreender melhor o papel de cada tipo de IA, vejamos as diferenças. A primeira está no objetivo, pois a IA Conversacional busca interagir e comunicar. Já a IA Generativa deseja a criação de conteúdo original.

Por isso, a IA Conversacional foca em entender a linguagem. Ela também gera respostas relevantes. Já a IA Generativa se concentra em criar dados novos e criativos.

Mesmo com suas diferenças, ambos os tipos de IA se complementam e originam diferentes oportunidades, como:

  • Chatbots mais criativos;
  • Criação automatizada de conteúdo;
  • Experiências imersivas.

Aplicações: exemplos práticos e casos de uso

A IA generativa é usada em aplicações como criação de arte, composições musicais e geração de conteúdo para marketing. 

Por sua vez, a IA Conversacional se aplica no atendimento ao cliente, assistentes pessoais e suporte técnico.

Um bom exemplo de como ambas se combinam está nos chatbots como o GPT. Para entender o que o visitante do site busca, ele precisa fazer uso da IA Conversacional. Ao mesmo tempo, sua resposta pode ser a criação de um texto ou a resolução de um problema.

Benefícios da IA Conversacional

São vários os benefícios oferecidos pela Inteligência Artificial Conversacional. Eles justificam seu constante aprofundamento e aplicação, bem como a importância que esta tecnologia vem ganhando.

Robotic Process Automation (RPA): o que é, conceitos e benefícios

Automação de tarefas

Uma das principais aplicações da IA Conversacional é também uma de suas vantagens. Ela é capaz de automatizar tarefas repetitivas. Atendimento ao cliente, processamento de pedidos e agendamento de compromissos são algumas delas.

Os funcionários de uma empresa podem se concentrar em tarefas que precisam de mais criatividade ou pensamento crítico. Enquanto isso, a IA cuida das atividades burocráticas.

Melhoria na experiência do usuário

Os chatbots e assistentes virtuais são representantes da IA Conversacional. Eles podem fornecer respostas rápidas e precisas para usuários, a fim de melhorar a experiência deles. Afinal, estão disponíveis 24/7, garantem suporte contínuo e aumentam a satisfação do cliente.

Acessibilidade

A Inteligência Artificial exerce um importante papel no que se refere à acessibilidade para pessoas com deficiência. A IA Conversacional o faz ao fornecer assistência por meio de comandos de voz. Isso facilita a interação entre pessoas com deficiências auditivas ou visuais com a tecnologia.

Desafios e limitações da IA Conversacional

Ainda que possua um enorme potencial, a IA Conversacional também enfrenta desafios. Conheça-os.

Limitações técnicas

Mesmo com inúmeros avanços, a IA Conversacional ainda enfrenta desafios técnicos em razão de suas limitações. Por exemplo, a compreensão contextual é limitada, o que dá brechas para o surgimento de erros.

Gírias, dialetos e nuances culturais estão entre as questões que dificultam sua interpretação para a geração de respostas.

Questões éticas

A privacidade e a segurança são preocupações que atingem a todos os campos, e com a Inteligência Artificial isso não seria diferente. 

Primeiramente, porque a construção e treinamento das ferramentas depende do uso de dados. Consequentemente, requer medidas que possam proteger as informações dos usuários. 

Outro ponto que levanta questionamentos éticos diz respeito à transparência e ao uso responsável da IA.

Futuro da IA Conversacional

Ainda que esteja em desenvolvimento há décadas, a Inteligência Artificial Conversacional ainda está em construção. Por isso, de tempos em tempos ela apresenta novidades e novas capacidades.

Algumas podem ser previamente reconhecidas, visto que, assim como outras tecnologias em crescimento, a IA aponta tendências para o futuro.

Tendências emergentes: inovações no campo da IA Conversacional

As inovações no campo da Inteligência Artificial Conversacional abarcam:

  • Processamento de linguagem natural (PNL) avançado: usar algoritmos melhores de PNL ajudará as máquinas a entender melhor a comunicação humana. Isso inclui sarcasmo, ironia e humor.
  • IA Conversacional multimodal: permite a integração entre voz, texto, imagens e outros tipos de dados para proporcionar interações mais ricas;
  • Hiperpersonalização: a IA Conversacional utilizará dados de forma mais inteligente para oferecer experiências altamente personalizadas, de acordo com as necessidades de cada usuário.

Impacto potencial em diferentes indústrias

A IA Conversacional evolui constantemente, especialmente porque é impulsionada por outras tecnologias que se aplicam a diferentes setores. Eles estão passando por uma verdadeira revolução, pois encontram na Inteligência Artificial novas soluções.

Por exemplo, a educação pode contar com tutores virtuais, que auxiliam no aprendizado personalizado. A área de finanças é afetada pela automação de atendimentos. Ela também recebe suporte em tempo real. Isso ajuda os clientes a fazerem as melhores escolhas financeiras.

O setor da saúde, assim como muitos outros, é impactado pela IA Conversacional. Agendamentos de consultas e obtenção de informações médicas são algumas de suas aplicações na área.

Use a IA Conversacional para oferecer soluções inovadores aos seus clientes

Com a Inteligência Artificial Conversacional, é possível impactar os clientes e os profissionais da sua empresa. Assim, todos têm experiências relevantes.

Para isso, você precisa de ferramentas que estejam atualizadas com o que a IA oferece hoje. Elas também devem seguir as tendências futuras para seu uso. Se é isso que você busca, conheça as soluções BRQ.

Com elas, você conta com tecnologia acessível, acesso a dados valiosos, automatiza tarefas e otimiza seus processos. Quer saber mais? Então visite o Fusion AI e surpreenda-se com as facilidades da IA Conversacional.

Leia também:

Automatização de processos: vantagens, exemplos e aplicações

IA no processo de Discovery: como automatizar tarefas e melhorar a eficiência

Sobre o Autor
  • Redação BRQ

    Desde 1993 no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação digital do país.

    Ver todos os posts