Skip to main content

A importância da cultura data-driven é indiscutível na atualidade. Porém, desenvolver esta mudança como uma parte integral dos negócios e um dos pilares fundamentais de uma empresa é algo que requer um novo aculturamento e novos conhecimentos, bem como entender que, em tempos de Transformação Digital, os dados têm um papel fundamental no mercado, conduzindo decisões e encurtando caminhos em empresas que desejam ser mais competitivas, relevantes e atrativas para seu público. Continue a ler para entender como iniciar uma jornada data-driven.

Mas, afinal, o que é cultura data-driven?

A cultura data-driven é um método de gestão que uma empresa pode adotar com o objetivo de transformar dados em um ativo de valor bem como tornar dados peça crucial para as tomadas de decisão.

Porém, as coisas nem sempre foram assim. Era comum que os líderes de negócios se valessem de intuição, da pressuposição e do feeling dos seus líderes nos momentos de tomada de decisões, sendo levados a caminhos muitas vezes improdutivos e a ações pouco estratégicas. A tecnologia e a Transformação Digital vieram para mudar tudo isso.

Mas nem toda corporação sabe usar os dados a seu favor. Estudos mostram que empresas que não exploram totalmente seus dados são superadas em até 165% por seus pares do setor, pois na prática, perdem significativamente desempenho e competividade.

Segundo o Gartner, a maioria das organizações não analisa corretamente até 68% de seus dados, e 82% dessas empresas enfrentam obstáculos impostos por silos de dados para que possam tornar dados um ativo de valor no qual todos dentro do grupo possam usufruir.

O tema é tão relevante que a entre as 20 tendências tecnológicas eleitas pelo Gartner neste ano.

Ao longo da “escalada data-driven”, aos poucos é preciso romper com metodologias, soluções e processos tradicionais e abrir portas à inovação e às tecnologias.

Como iniciar uma jornada data-driven?

Mas afinal, como começar? É preciso começar grande?

Primeiro ter em mente que não é preciso começar necessariamente grande. E sim, é possível iniciar esta caminhada buscando alcançar um objetivo dentro de uma corporação. O importante é que este objetivo esteja claro, que tenha relevância e prioridade para o negócio.

Para que isso ocorra de forma produtiva, o primeiro passo é definir os objetivos da escalada, ou seja, o que se pretende buscar com a implementação dessa cultura nas suas operações.

Difundir e aplicar a novidade data-driven de uma só vez em todos os seus processos, áreas, pessoas e negócios será muito difícil. O mais recomendado é eleger prioridades, tomando como base os principais objetivos e as principais necessidades estratégicas do grupo.

Na BRQ temos times multidisciplinares de especialistas que poderão te apoiar em toda a sua jornada data-driven. Desde o planejamento estratégico, passando pela captura, higienização, enriquecimento e transformação de seus dados até a geração de insights irão te apoiar na melhor tomada de decisão. Fale conosco!

Adriano Batista da Mota, Gerente de Operações na BRQ

BRQ fale conosco