Skip to main content

Cursos de UX e Design. Uma lista que está em constante evolução 👨‍💻

Assim como livros, de tempos em tempos, me perguntam quais cursos de UX e Design recomendo fazer para quem quer estudar e se aprimorar na disciplina. Então, para facilitar nossas vidas, centralizo aqui os cursos.

Aproveito para dar a minha opinião sobre os cursos que fiz. Além disso, conheço pessoas que fizeram cursos que não fiz, mas que me recomendaram, então vou aproveitar para compartilhar a opinião delas.

PS 1: Não apenas de Design! Pois não é só com Design é que se faz um Designer.

PS 2: Não estou recebendo nenhum desconto ou qualquer tipo de benefício das instituições e nem de seus facilitadores por estar fazendo essa análise. Isto é uma iniciativa minha motivada pelas perguntas que costumam me fazer sobre cursos que recomendo.

EDIT: alguns cursos não estão mais disponíveis.


Design

Pós Graduação em Design de Serviço — Universidade Positivo

Cursos de UX e Design: Pós Graduação em Design de Serviço — Universidade Positivo
Turma!

Minha opinião: Foi a minha primeira pós-graduação em Design na época que eu estava migrando para a área. Fiz por recomendação de um amigo que trabalha com UX. Assim, fui na cara e na coragem de investir tempo e dinheiro mesmo sem saber direito o que era Design de Serviço. Hoje, fico muito, mas muito feliz mesmo de ter investido nesse curso.

O curso é bem completo e aborda diversos aspectos que compõe a disciplina de Design de Serviço. Além disso, tem um ótimo equilíbrio entre teoria e prática e graças a isso, sinto que ganhei bastante embasamento teórico e prático que hoje consigo aplicar em meu trabalho.

O corpo docente é sensacional com profissionais renomados do mercado. Contudo, a parte triste é que ele não é mais oferecido pela instituição, mas ficaria muito feliz se um dia voltassem a oferecê-lo.

https://www.up.edu.br/pos-graduacao/

— — —

Cursos de UX e Usabilidade Aplicados em Mobile e Web — Caelum

Cursos de UX e Design: Curso UX e Usabilidade Aplicados em Mobile e Web
Canvas do projeto desenvolvido no curso

Minha opinião: Foi o primeiro curso que fiz quando decidi estudar e migrar para UX. Ele é bem completo e formidável para quem está começando na área ou quer migrar. Além disso, aborda os conceitos de Design Thinking aplicados ao processo de UX e é bem hands on. A apostila é muito boa e bem escrita.

Possui um corpo docente altamente qualificado. Na época, fiz com o Natan Souza que manja muito do assunto e é super didático.

https://www.caelum.com.br/curso-ux-usabilidade-mobile-web

— — —

UX Digital: Experiência do Usuário em Plataformas Digitais — PUC-SP

Cursos de UX e Design: UX Digital - Experiência do Usuário em Plataformas Digitais
Hora do Value Proposition!

Minha opinião: Foi o segundo curso que fiz quando decidi estudar e migrar para UX. Ele é bem completo e formidável para quem está começando na área ou quer migrar. Aborda os conceitos de Design Thinking aplicados ao processo de UX. A minha percepção foi a de que ele é mais teórico do que prático e isso é bastante interessante para reforçarmos nossas bases teóricas.

Possui um corpo docente altamente qualificado. Na época, fiz com a Lu Terceiro e Diogo Consentino que entendem muito do assunto, sempre dispostos a tirar as dúvidas e são super didáticos.

https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba

— — —

WORKSHOP | Teste de usabilidade: teoria e prática — TESTR

Cursos de UX e Design: WORKSHOP | Teste de usabilidade: teoria e prática
Turma!

Minha opinião: O workshop é bastante divertido e tem muita interação entre os participantes. O material é bem instrutivo e pronto para montar um roteiro de teste de usabilidade. O curso é para todos os níveis de profissionais que querem entender mais sobre Testes de Usabilidade, quais os seus benefícios, por quê fazer e como fazer.

Além disso, a Elisa Volpato tem uma ótima didática e sabe muito bem conduzir o workshop e é uma ótima pessoa.

https://medium.com/testr/o-fim-do-testr-25640ea23ec2

— — —

Workshop de Design de Serviço — Livework

Cursos de UX e Design: Workshop de Design de Serviço — Livework
Hora do Service Blueprint!

Minha opinião: Para quem quer um curso introdutório na disciplina de Design de Serviço, ele é ótimo. O onboarding do curso é bastante interessante, pois dias antes de iniciar, já tem tarefa para fazermos para nos motivar e que vai auxiliar em todo o restante do workshop. O material é bem legal e bem preparado. Foi um pouco corrido, mas super divertido. Além disso, é bastante dinâmico e tem muita troca de experiência e networking.

Na época, fiz com o Gustavo Vieira, que manja muito do assunto, super divertido, explica muito bem e está sempre disposto a tirar as dúvidas dos alunos.

http://www.iniciativabis.com/

— — —

User Experience Na Prática — Belas Artes

Cursos de UX e Design: User Experience Na Prática — Belas Artes
Turma!

Minha opinião: Mesmo já trabalhando há algum tempo na área, decidi fazer esse curso, pois gostei muito da ementa quando li antes de iniciá-lo. Ele é perfeito para quem quer migrar para UX, pois passa por todas as etapas do processo. Além disso, o curso é bastante mão na massa e dinâmico e tem uma pegada de UX Strategy.

Os instrutores, na época Allan Cardozo e Conrado Cotomácio são sensacionais e manjam muito de Design, além de serem super receptivos.

Adicionalmente, ao final do curso, os grupos apresentam os seus projetos para uma banca de profissionais altamente qualificados para avaliar os projetos e dar feedbacks valiosíssimos!

Caso queiram saber mais sobre o que os alunos aprendem e são capazes de elaborar durante o curso, confiram o post que escrevi sobre o nosso case. Leiam tudinho, inclusive os disclaimers.

https://loja.belasartes.br/portal-ecom/product-category/categoria-cursos/

— — —

Imersão em Design Thinking — weme school

Cursos de UX e Design: Imersão em Design Thinking — weme school
Felizes!

Minha opinião: Me inscrevi e fui convidado para ser coach de um dos grupos de participantes. A imersão é bem legal, muito divertida e dinâmica. Recomendo para todos, principalmente para quem nunca teve contato com a abordagem do Design Thinking e quer saber mais sobre ela na prática. É 1 dia inteiro (8h) lá na sede deles em Campinas. O time da weme é super convidativo e nos faz sentirmos em casa. Até comprei uma linda camiseta que vendem na loja deles.

Cursos de UX e Design: Olha que camiseta linda!
Olha que camiseta linda!

Na época, fiz com a Naila Cabaleiro, Laercio Bizarri, Fernanda Bisso, Victor Fondello e Ana Elisa que foram super receptivos, convidativos, didáticos e divertidos. A equipe é sensacional e apoiou os grupos sempre que era necessário.

— — —

Facilitando a Co-Criação — HOW Bootcamps

Cursos de UX e Design: Facilitando a Co-Criação — HOW Bootcamps
Turma!

Minha opinião: O curso é recomendado para quem já trabalha com Design há algum tempo, pois ele aborda técnicas e métodos que podem ser aplicados desde o Antes, Durante e Depois de um Workshop de Co-criação. Além disso, aborda toda a fase de planejamento, execução, encerramento e pós-workshop. É um curso bem completo. Por meio do que aprendemos nele, é possível aplicar e adaptar tudo no dia a dia do trabalho.

Gostei bastante das dinâmicas e da didática da Gisele Raulik que facilitou o curso.

https://howedu.com.br/bootcamps/

— — —

Design Leadership — HOW Bootcamps

Cursos de UX e Design: Design Leadership — HOW Bootcamps
Turma!

Minha opinião: O curso é recomendado para quem já trabalha com Design há algum tempo e está almejando assumir uma posição de liderança de um time de Design. Contudo, eu diria que é um curso interessante mesmo para quem ainda vai demorar um pouco para assumir a posição ou para quem já está nela há algum tempo, pois aborda diversos aspectos tanto de hard skills quanto de soft skills. Além disso, o conteúdo é bem estruturado, abordando desde a auto-liderança, propondo projetos para seus gestores, formando times, mapeando as skills de cada um e contratando novos integrantes para o time.

É um curso que nos faz refletir sobre o assunto de Liderança e sobre Auto-conhecimento.

Anderson Gomes, facilitador do curso, tem um repertório bastante amplo no assunto e é muito proveitoso trocar experiências com ele e com a turma.

https://howedu.com.br/bootcamps/

— — —

Curso de UX Research — Product Arena

Cursos de UX e Design: Curso de UX Research — Product Arena
Turma!

Minha opinião: Recomendo para quem quer se aprofundar na disciplina de UX Research. O curso tem um ótimo equilíbrio entre teoria e prática e o material apresentado é bem completo. Além disso, aborda desde o início de uma Pesquisa, suas motivações, como fazer o screening dos usuários que vamos aplicar os métodos de pesquisa, passando pela roteirização, execução, captura e análise de insights até o levantamento de iniciativas para a próxima fase de um projeto.

A Paola Sales, facilitadora do curso, explica bem e manja bastante do assunto.

https://www.sympla.com.br/productarena

— — —

Customer Experience — Instituto Vereda

Cursos de UX e Design: Customer Experience — Instituto Vereda
Tcharan!

Minha opinião: O curso é bastante dinâmico e recomendado para quem quer entender mais sobre Customer Experience. Além disso, aborda alguns tópicos de Business Design e Branding Strategy. É um curso bastante prático. Aprendi diversas ferramentas que podem ser utilizadas para modelagem de negócios e branding.

Durante o curso, cada grupo modelou um negócio focado em serviços e aplicando as ferramentas apresentadas e até fizemos diversos protótipos utilizando LEGO.

O curso foi ministrado pelo Euripedes Magalhães (Pipo) que explica muito bem e tem uma didática incrível.

https://institutovereda.engaged.com.br/curso/customer-experience-cx

— — —

Cursos da Mergo

Cursos de UX e Design: Cursos da Mergo

Ainda não tive a oportunidade de fazer um curso da Mergo, mas tenho amigos que fizeram, curtiram e me recomendaram. Eles têm cursos especializados em diversas disciplinas do Design como, por exemplo, UX Research, UX Strategy, UX Metrics, entre outros.

http://www.mergo.com.br/

— — —

Design Gráfico

Bacharelado em Design Gráfico — Centro Universitário Belas Artes

Bacharelado em Design Gráfico — Centro Universitário Belas Artes
Reposição de aula em um sábado qualquer

Minha opinião: Na época que eu estava querendo migrar para a área de Design, mas não sabia exatamente qual Design, decidi iniciar os estudos em Design Gráfico pela Belas Artes. Cursei apenas o primeiro ano, pois logo depois decidi iniciar os estudos na pós em Design de Serviço.

O curso de Design Gráfico pela Belas Artes é bastante completo e tem um ótimo equilíbrio entre teoria e prática. Na época, 2016, a carga horária por semestre era bastante grande, pois o curso inteiro foi programado para 3 anos. Então, tínhamos 10 matérias distintas por semestre.

Mesmo não tendo me formado, não me arrependo nem um pouco de ter feito apenas o primeiro ano do curso e investido tempo e dinheiro nele. Aprendi muita coisa, tive aulas com professores fenomenais e fiz amizades encantadoras.

https://novo.belasartes.br/graduacao/design-grafico/


Tecnologia da Informação & Computação

Bacharelado em Engenharia de Computação — Universidade Federal de São Carlos

Bacharelado em Engenharia de Computação — Universidade Federal de São Carlos
Colação de grau!

Minha opinião: Vai fazer quase 10 anos que me formei! Como o tempo passa! O curso é bastante completo. Na época, foi mais teórico do que prático, pois tinha um viés mais acadêmico. Aprendi muitas coisas, muitas mesmo.

Por ser engenharia, é um curso que aborda muita matemática, cálculo, física, química, cálculo numérico, estatística e probabilidade, macroeconomia, geometria e álgebra linear. Isso tudo somado à parte de computação, passando desde algoritmos, programação de computadores, compiladores, banco de dados, arquitetura de sistemas, telecom, sistemas operacionais, eletrônica, micro-eletrônica, circuitos elétricos e eletrônicos, programação de componentes de hardware, linguagens de alta e baixa plataforma até a engenharia de software e gestão de projetos.

Além disso, por ser ministrado em São Carlos, a grande maioria dos alunos, incluindo eu, não éramos da cidade. Então, houve muito aprendizado para a vida, muito desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Foi uma experiência incrível. Agradeço até hoje pela oportunidade que tive.

http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/engenharia-de-computacao/engenharia-de-computacao

— — —

Formação em Administrador de Sistemas e Redes Linux/Unix — 4Linux

Formação em Administrador de Sistemas e Redes Linux/Unix — 4Linux

Minha opinião: A formação é um curso completíssimo para quem quer aprender e se certificar em Linux por meio das certificações LPI. É um curso bastante prático e as apostilas são muito boas e importantíssimas pós-curso para recapitular tudo que foi visto, tenho elas até hoje, mesmo não atuando na área, pois são muito boas.

Os instrutores são ótimos e didáticos e todos certificados. A estrutura da escola é muito boa e propícia para as aulas.

https://www.4linux.com.br/cursos/linux

— — —

Chatbots: Do zero ao cognitivo — FIAP SHIFT

Chatbots: Do zero ao cognitivo — FIAP SHIFT
Turma!

Minha opinião: O curso é recomendado para quem quer entender mais sobre o universo dos chatbots. Ele é bem completo e passa por diversos tipos de chatbots, desde o mais sequencial até o cognitivo. Além disso, é bem prático e 2/3 dele é focado na plataforma IBM Watson que é utilizada por diversos chatbots que estão ativos hoje no mercado.

O instrutor do curso Bruno Fazoli é um profissional excepcional e manja muito do assunto, explica muito bem e de forma clara e tira todas as dúvidas.

https://www.fiap.com.br/shift/


Concept Design & Visual Development

Digital Painting e Life Drawing — ICS.art

Digital Painting e Life Drawing — ICS.art

Minha opinião: Na época que fiz o curso de Digital Painting, em 2013, era um curso que juntava fundamentos de pintura, character design, environment design, workflow de trabalho e criação de portfólio. Ministrado pelo Mike Azevedo, exímio concept artist, o curso foi bastante completo e um pouco corrido. Tivemos bastante conteúdo e exercícios práticos para serem feitos semanalmente. Além disso, era necessário já ter uma boa base de desenho, principalmente de anatomia humana, luz e sombra e perspectiva.

Já o curso de Life Drawing, ministrado pelo mestre Carlos Luzzi, foi bastante prático, todas as aulas sempre com modelo vivo para praticar a teoria passada. Assim, cada aula abordava uma parte do corpo humano e até tivemos aula de anatomia de animais, com visitação ao zoológico de São Paulo, e perspectiva.

O copo docente da escola é composto por profissionais altamente capacitados do mercado. Além disso, são muito receptivos e convidativos, sempre acolhendo os alunos como se fossem de casa.

Adicionalmente, também estudei Desenho Tradicional Profissionalizante na artAcademia, escola de artes e quadrinhos que infelizmente fechou no final de 2014. Foi a minha primeira escola de desenho e lá, tive a oportunidade de estudar com mestres como Mario Mancuso, Manny Clark e Tom Ribeiro.

Cursos de UX e Design: Estudar. Estudar. Estudar!
Estudar. Estudar. Estudar!

Mesmo após o fechamento da artAcademia e o término dos cursos na ICS.art, continuei estuando por conta e caso queiram dar uma olhada no que produzi durante o tempo que me dediquei à disciplina de Concept Design & Visual Development, visitem: https://bkatekawa.tumblr.com/


Negócios

MBA Digital Business — FIAP

Esse curso também está em meu roadmap. Ele aborda diversos aspectos que acredito que possam ser aplicados a diversos tipos de negócios. Tem uma ementa bastante interessante.

https://www.fiap.com.br/mba/mba-em-digital-business/

— — —

Criatividade, Liderança, Comunicação & Oratória

Perestroika é uma escola que oferece cursos bastante variados e tem uma metodologia bastante diferente das demais escolas que conhecemos. Ainda não fiz um curso lá, mas está em meu roadmap e tenho amigos que estudaram lá e me recomendaram.

https://www.perestroika.com.br/

— — —

Perestroika on-line

Alguns cursos do formato presencial também são oferecidos no formato on-line.

https://www.perestroika.com.br/online/


Mas por que e para que tanto curso?!

Isso é um assunto para outro post que você pode conferir logo abaixo.

E é isso aí! 🙌

Tem algum curso que recomenda? Compartilhe nos comentários! 👍

Se você também quiser dar uma olhada na lista de livros que recomendo, confira o post abaixo.

É uma lista que está em constante evolução e atualizarei sempre que aparecer um novo livro para ler/estudar.

Muito obrigado pela sua paciência! 🙏

Bruno Katekawa – Analista de Sistemas na BRQ

Saiba mais sobre UX aqui no blog da BRQ.

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO