Skip to main content

Desafio

No fluxo de entrega das demandas regulatórias do eSocial, um dos maiores bancos do Brasil precisava processar toda a folha de pagamento de quase 100mil funcionários. O processo de recebimento da folha, processamento e envio ao governo levava 3 dias, sendo um dia para processamento, um para envio e outro para o retorno. Todo o processo era baseado em um mainframe, onde as rotinas de processamento eram executadas em lote e em modo temporal. 

Solução

A BRQ realizou uma reestruturação da arquitetura para alcançar o objetivo do cliente. Como parte do esforço de modernização, o processamento das entregas regulatórias (desde a criação do layout até o envio ao governo e o recebimento das respostas) foi reformulado para operar na AWS. 

Os dados utilizados para atender às exigências regulatórias são recebidos por meio de um bucket S3, integrado ao mainframe via um link privado. Todo o fluxo de processamento de eventos ocorre por meio de funções Lambda escritas em Python e é orquestrado por filas SQS, principalmente do tipo FIFO. 

Os dados resultantes do processamento foram armazenados em tabelas MySQL utilizando o RDS Multi-AZ. O portal de integração do sistema com o usuário foi desenvolvido em Angular e disponibilizado via CloudFront, enquanto a integração entre o front-end e o back-end foi realizada por meio do API Gateway. O envio das requisições ao governo foi feito por meio de integrações com outras partes do sistema do cliente, que também foram modernizadas e estão na AWS. 

Resultados

  • Tempo total de processamento reduzido de 3 dias para apenas 2h30min
  • Maior velocidade na inovação e adição de novas funcionalidades em uma arquitetura baseada em microsserviços; 
  • Alta disponibilidade e confiabilidade; 
  • Aumento da agilidade e escalabilidade sob demanda; 
  • Redução da obsolescência; 
  • Maior flexibilidade na implementação de observabilidade; 
  • Arquitetura nativa em nuvem AWS; 
  • Escalabilidade dos serviços para momentos de alto volume de operações. 

Além das práticas do MAP, outras boas práticas do Well-Architected Framework foram aplicadas ao ambiente de nuvem do cliente, contribuindo para a otimização de recursos e serviços. 

Sobre o Autor
  • Redação BRQ

    Desde 1993 no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação digital do país.

    Ver todos os posts