Skip to main content

O cliente BRQ buscava aprimorar segurança e desempenho da nuvem, atendendo às demandas do mercado sem aumentar custos. Nossa solução otimizou o ambiente AWS, melhorando monitoramento, migrando para discos GP3 e automatizando patches de segurança. Objetivo: vantagem competitiva e experiência fluida para os clientes.

Sobre o cliente

Uma proeminente fabricante global de automóveis, com sede na Coreia do Sul, opera a maior fábrica integrada do mundo, produzindo 1,6 milhão de unidades anualmente. Presente em 193 países através de 5.000 concessionárias, a empresa financia veículos novos e usados no Brasil por meio de uma instituição financeira estabelecida em 2019. Essa instituição resulta da colaboração entre empresas brasileiras e sul-coreanas, visando impulsionar as vendas da marca ao oferecer opções de financiamento e compra exclusivas aos clientes.

Desafio

Devido à crescente demanda do mercado na área atuante, o cliente, um banco já consolidado em um projeto, se viu na necessidade de aumentar a segurança, monitoração, e desempenho de seu ambiente de modo que a preocupação com a redução de custos sem impactos para o cliente final fossem prioridades.

Para acompanhar o mercado e os concorrentes, era necessária uma gestão especializada do ambiente em nuvem, de modo que ao longo do processo fossem ajustados sem impacto ao ambiente.

Solução

Como prioridade a otimização do ambiente, nossa equipe realizou o mapeamento inicial do ambiente, e das tecnologias contratadas junto ao provedor AWS, de modo que pudéssemos modernizar o ambiente já existente com o mais alto nível de sustentação baseado nas melhores práticas do mercado. Foram identificadas melhorias na monitoração via cloudwatch, centralizando as informações a nossa ferramenta ITSM, na qual temos uma equipe especializada no primeiro atendimento e monitoração do ambiente. Identificado que no ambiente na qual se mantem diversos servidores Ec2 a necessidade de modernização dos discos atuais de GP2 para GP3 mantendo o desempenho atual com um custo menor, além da automação do processo de aplicação de patches de segurança em um modelo mais robusto e confiável, além da modernização da estrutura de backup/snapshots do ambiente.

Resultados

  • Tempo de resposta do ITSM reduzido: desde a integração do Cloudwatch com a ferramenta ITSM, houve redução no tempo de resposta, possibilitando uma administração mais ágil e eficaz;
  • Economia de custos com GP3: após migração de disco GP2 para GP3, foi considerada uma performance mantida e custos reduzidos;
  • Redução no tempo para aplicação de Patches de Segurança: menos tempo médio necessário neste quesito, demonstrando a eficiência da automação;
  • Integridade dos dados pós-recuperação: dados sem perda ou corrupção, refletindo na confiabilidade do sistema de backup atualizado.

Conclusão

O resultado foi uma administração mais ágil e eficaz nos pontos críticos apresentados pré-projeto, além da monitoração e controle do ambiente na AWS mantendo o compliance, segurança e redução de custos em acordo com as melhores práticas. São realizados constantes análises e ajustes no ambiente para que se tenha uma resposta rápida e um controle mais assertivo do ambiente na AWS.

BRQ fale conosco