Skip to main content

O cliente BRQ buscava aprimorar segurança e desempenho da nuvem, atendendo às demandas do mercado sem aumentar custos. Nossa solução otimizou o ambiente AWS, melhorando monitoramento, migrando para discos GP3 e automatizando patches de segurança. Objetivo: vantagem competitiva e experiência fluida para os clientes.

Sobre o cliente

Uma proeminente fabricante global de automóveis, com sede na Coreia do Sul, opera a maior fábrica integrada do mundo, produzindo 1,6 milhão de unidades anualmente. Presente em 193 países através de 5.000 concessionárias, a empresa financia veículos novos e usados no Brasil por meio de uma instituição financeira estabelecida em 2019. Essa instituição resulta da colaboração entre empresas brasileiras e sul-coreanas, visando impulsionar as vendas da marca ao oferecer opções de financiamento e compra exclusivas aos clientes.

Desafio

Devido à crescente demanda do mercado na área atuante, o cliente BRQ já consolidado no mercado, percebeu a necessidade de ter uma equipe qualificada em nuvem AWS que sustentasse o ambiente legado, trazendo as melhores recomendações baseadas no MSP.
Com dificuldades em controlar o alto custo de seu ambiente, além da necessidade de ajustes de segurança e compliance, o projeto precisava ser ajustado e apresentar resultados no curto prazo, sem impactar o ambiente que é produtivo. Havia também a necessidade de modernização do backup e adequação a rotina especifica para cada caso, e um melhor controle dos itens monitorados.

Solução

Como prioridade do ambiente a equipe aplicou as recomendações do MSP  ajustando a monitoração do Cloudwatch reclassificando e revisando a cada mês/cada alerta, para que tivéssemos a cobertura completa do que é necessário, reduzindo o custo desnecessário que havia. Outra frente junto ao cliente foi ajustar a retenção dos backups, indicando quais recursos tinham snapshots e Ami´s em duplicidade durante o processo, trazendo maior compliance e redução de custos no processo.

Utilizando o Well Architected Framework, identificamos as possibilidades de redução de custos, como a alteração de discos do modelo antigo GP2 para GP3 com aumento de desempenho e menor valor por disco, além da indicação da reserva de instâncias após alinhamento para entendimento com o cliente. Ainda se utilizando das boas práticas do framework, foram revistas todas as regras de segurança do security group para maior controle de segurança, e com otimização na resposta das solicitações do site. Automatizamos o processo de aplicação de patches reduzindo o tempo da atividade diminuindo a possibilidade de falha manual no processo.

Resultados

  • Tempo de resposta do ITSM reduzido: desde a integração do Cloudwatch com a ferramenta ITSM, houve redução no tempo de resposta, possibilitando uma administração mais ágil e eficaz;
  • Economia de custos com GP3: após migração de disco GP2 para GP3, foi considerada uma performance mantida e custos reduzidos;
  • Redução no tempo para aplicação de Patches de Segurança: menos tempo médio necessário neste quesito, demonstrando a eficiência da automação;
  • Integridade dos dados pós-recuperação: dados sem perda ou corrupção, refletindo na confiabilidade do sistema de backup atualizado.

Conclusão

O resultado foi uma administração mais ágil e eficaz nos pontos críticos apresentados pré-projeto, modernização do sistema de monitoração do cliente, e uma monitoração mais confiável. A redução de custos nos primeiros 3 meses foi de 28%, sem impactos nas atividades necessárias. A aplicação de patches teve uma redução de 25% do tempo de execução. O acompanhamento da monitoração pela equipe de noc e confecção do documento de capacity regularmente pelos especialistas no ambiente com constantes análises e ajustes no ambiente para que se tenha uma resposta rápida e um controle mais assertivo do ambiente na AWS.  

BRQ fale conosco