Skip to main content

Desenvolver seu mindset data-driven é a base para melhorar seus principais KPIs de desempenho. É um processo que ajuda você a pensar estrategicamente e criticamente sobre seus investimentos, campanhas e outras atividades, para que você possa tomar decisões baseadas em razões e evidências, em vez de intuição. Este post abrange as quatro etapas que o ajudarão a trabalhar para isso dentro de você e de sua organização. 

Os líderes empresariais estão reconhecendo os benefícios de ter um mindset data-driven. Isso leva a mudanças reais e estratégicas para suas empresas. Isso lhes permite pensar mais a longo prazo e alcançar além dos resultados financeiros: ter uma mentalidade compartilhada baseada em dados em uma equipe ou em toda a empresa, aumentando a colaboração e a motivação. Isso contribui para um ambiente de trabalho melhor em todos os aspectos. 

Neste artigo, quero compartilhar alguns princípios de mindset data-driven que aprendi ao longo do caminho, além de dicas sobre como implementá-los na prática. Você está tentando se tornar mais data-driven ou está em uma cruzada para incutir os princípios em seu negócio? Se você está procurando algumas dicas práticas, este artigo vai ajudar.  

O que é um mindset data-driven

Um mindset data-driven, ou mentalidade orientada a dados, é quando um indivíduo ou uma equipe/empresa toma decisões com base na análise de dados, em vez de emoção e intuição. Significa que você não está simplesmente confiando em seu instinto e esperando o melhor.  

Líderes com um mindset data-driven se perguntam por que as coisas são do jeito que são. Eles possuem um ceticismo saudável e não têm medo de provar que estão errados ou falhar. 

Por que o mindset data-driven é importante? 

Ter um mindset data-driven leva a resultados reais de negócios. Além do que já mencionei, aqui estão mais alguns resultados que você pode esperar: 

  • Tomada de decisão confiante. Em vez de confiar na intuição, as decisões são baseadas em dados. Chegar a uma conclusão sobre os desafios do negócio ficará mais fácil. 
  • Mais inovação. O mindset data-driven incentiva componentes cruciais da inovação, como colaboração, pensamento e falha. Além disso, visa quebrar os silos dentro de uma organização, permitindo que diferentes departamentos entendam os desafios e oportunidades uns dos outros. 
  • Eficiência melhorada. Ter uma mentalidade orientada a dados permite que você análise e melhore sistematicamente seus processos de negócios atuais. Isso, por sua vez, oferece uma oportunidade para reduzir despesas desnecessárias e melhorar a eficiência.    

Os quatro passos para desenvolver um mindset data-driven 

Ter um mindset data-driven, especialmente quando é defendido por equipes de liderança, pode ser transformador para um negócio. É a primeira etapa quando se trata de construir uma cultura colaborativa e inovadora em uma organização. 

Vejamos as quatro etapas acionáveis ​​que você pode seguir para desenvolver essa mentalidade.  

Etapa 1: aplique ceticismo saudável à tomada de decisões 

Ter um mindset data-driven é fazer perguntas e responder a essas perguntas com base em dados. Evite usar opiniões ou intuição para tomar decisões. Em vez disso, use os dados disponíveis para tomar a decisão mais informada possível. 

Se você tem essa mentalidade, muitas vezes não assume que o que lhe é dito é verdade. Em vez disso, vai questionar as coisas para descobrir a verdade. 

Tomar decisões com base nos dados disponíveis é um bom começo, mas pode trazer desafios. Um problema que surge ao querer ser data-driven, mas não acertar exatamente, é quando você se concentra nas métricas erradas.  

Este tem sido um tema recorrente quando se trata das empresas que aconselho. Muitas vezes, as métricas que eles rastreiam não estão alinhadas com seus objetivos de negócios. Às vezes, eles são usados ​​apenas para impressionar os acionistas, e não para aprender. Isso pode ter implicações negativas a longo prazo. 

Como você supera isso? Identifique as principais métricas de sucesso para o seu negócio que são realmente importantes e não apenas métricas de vaidade. Então, evite táticas de curto prazo em favor de uma estratégia sustentável de longo prazo e comunique essas novas métricas com sua equipe e com sua empresa. 

Etapa 2: abra espaço para pensar e colaborar 

O próximo passo é reservar um tempo em sua agenda para pensar e colaborar. Um ótimo momento para fazer isso é ao término de algum ciclo (divulgação de resultados, entrega de projetos, etc). Organize uma sessão ‘post-mortem’ com sua equipe para descobrir como foi e como você pode fazer ainda melhor da próxima vez. 

Analise seus dados e mergulhe em insights com sua equipe, bem como com outros departamentos da sua organização. Convide perguntas e contra-argumentos nessas sessões. E lembre-se de elogiar todas as ideias, não apenas as boas.  

Quanto mais opiniões e colaboração nessas sessões, melhor. Com um mindset data-driven, você questionará ideias e determinará se vale a pena acompanhar e, finalmente, encontrar áreas da organização para melhorar. 

Passo 3: abrace o fracasso  

Como disse o autor e palestrante britânico Ken Robinson: “Se você não estiver preparado para errar, nunca criará nada original”. E se você não conseguir criar nada original, nunca será capaz de inovar ou prosperar no mercado a longo prazo. 

Abraçar o fracasso pode parecer desconfortável para começar. Isso ocorre especialmente quando você está tentando atrair novas pessoas para o mindset data-driven. Mas esta é uma das espinhas dorsais dessa mentalidade. Quando você pode fazer isso, você e sua equipe ganham a liberdade de experimentar novas ideias para as quais elas não estivessem abertas antes. 

Certifique-se de aceitar o que os dados estão lhe dizendo. É fácil descartar padrões negativos – mas mostrar todas as histórias, boas e ruins, acabará levando a mais aprendizado. 

Claro, o sucesso é importante nos negócios. Mas quando você pode priorizar o aprendizado sobre o sucesso o tempo todo, isso levará ao sucesso a longo prazo.  

Etapa 4: aumentar a alfabetização de dados de sua equipe 

A etapa final vai além da mentalidade individual orientada a dados e em direção à mentalidade de sua equipe. É para melhorar a alfabetização de dados de sua equipe em geral. Mas como você vai fazer isso? 

Em 2020, um estudo de grupo de foco da Harvard Business Review  mostrou que não eram as habilidades técnicas que faltavam à maioria das equipes. Em vez disso, a escassez de habilidades veio da solução de problemas baseada em dados. Por exemplo, fazer as perguntas certas, entender quais dados são relevantes e interpretar dados para obter insights significativos.  

Na BRQ, quando iniciamos uma jornada de Transformação Digital em algum de nossos clientes, sempre procuramos identificamos os objetivos de negócios mais amplos, juntamente com as métricas digitais que nos permitem medi-los. Isso cria a bússola para o que rastrear.  

Você pode replicar esse processo em sua própria equipe quando estiver tentando incentivá-los a serem mais orientados por dados. 

Em seguida, trabalhe para garantir que seus dados sejam confiáveis, conectados e acessíveis. Incorpore visualização de dados, treinamento de equipe, desenvolvimento de novos processos e combinação de fontes de dados adicionais para aproveitar ao máximo o fato de ser uma organização orientada por dados.  

Tornar seus dados precisos e completos pode não acontecer da noite para o dia. Também é mais complexo quanto mais fontes de dados você tiver ou quando tiver vários indicadores de sucesso que precisa medir. No entanto, essas atividades vão além da construção do mindset data-driven e o ajudarão a desenvolver cada etapa do processo.  

Conclusão: dê os primeiros passos para construir um mindset data-driven

Ter um mindset data-driven é sua porta de entrada para fazer a Transformação Digital funcionar. Para os líderes de negócios, permite que eles criem o ambiente necessário para que as organizações se tornem totalmente orientadas por dados.  

Ter um mindset data-driven significa que você está sempre procurando maneiras de aprender e melhorar, seja em você mesmo ou na organização. Continue fazendo perguntas e procure maneiras de responder a essas perguntas com dados. 

Caso precise de ajuda em estruturar um plano para implementar o mindset data-driven em sua área/empresa ou queira somente bater um papo sobre os temas abordados aqui fique à vontade em nos contactar. Teremos um imenso prazer em te ajudar. 

Adriano Batista da Mota, Gerente de Operações na BRQ

BRQ fale conosco