Skip to main content

Nesse artigo vamos ver o que é e o que você precisa saber sobre essa linguagem de programação que ocupa um espaço gigantesco no mercado tecnológico.

Diversos jogos on-line, páginas na internet, programas, aplicativos super famosos são feitos utilizando essa linguagem. E se você quer conhecer um pouco mais dessa linguagem de programação back end continue lendo esse artigo e bora saber mais…

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é o Java?
  • Java e JavaScript não são a mesma coisa
  • Principais características
  • Por que aprender Java?
  • Conclusão

Afinal, o que é o Java?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e é uma das linguagens mais populares nas empresas nos dias de hoje no desenvolvimento de aplicações Web e Mobile.

Foi criado em 1995 na empresa Sun Microsystems por uma equipe chefiada por James Gosling, que também é conhecido como o pai do Java. Em 2008, foi adquirido pela Oracle e vem crescendo bastante desde então no mercado de tecnologia.

Java e JavaScript não são a mesma coisa

Que o nome é parecido, isso ninguém pode negar, mas acredite, ambos não têm praticamente nada a ver um com o outro. Além de terem nomes parecidos, as sintaxes também são um pouco similares, ambas possuem estrutura para se criar códigos. Abaixo conseguimos ver um exemplo disso utilizando o JavaScript para se exibir na tela o famoso “Olá, mundo!”:

Na sequência temos o mesmo “Olá, mundo!” sendo feito em Java:

Tem coisa diferente aí… Se você notou alguma diferença entre as linguagens eu já te explico o porquê:

A diferença seria que o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Já o JavaScript é uma linguagem de programação interpretada.

O código do Java precisa ser compilado; já o código do JavaScript está totalmente em texto. E o exibimos na tela utilizando recursos do HTML. O Java cria aplicações executadas baseada na sua máquina virtual JVM, enquanto o JavaScript é executado apenas via browser.

O Java é uma linguagem fortemente tipada, já o JavaScript não. Entendeu? Então, vamos agora para as…

Principais características

Algumas características que podemos citar sobre Java são, por exemplo:

  • Orientada a objetos
  • PortabilidadeIndependência de plataforma – “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar” (“write once, run anywhere”)
  • Similar a outras linguagens
  • Compilada
  • JDK (Java Development Kit)
  • JRE (Java Runtime Environment)

Agora vamos ver em detalhe cada uma dessas características!

Orientada a objetos

Tudo que é desenvolvido dentro da linguagem faz a utilização de classes e objetos. A compreensão deste conceito é fundamental para o uso da linguagem. Toda classe em Java poderá possuir atributos e métodos. A classe irá servir como um modelo para poder criar diversos objetos, nos quais utilizarão os atributos e métodos fornecidos por aquela determinada classe.

Portabilidade

Significa que é independente de plataforma – inclusive, usa-se um termo bastante conhecido em inglês que é o famoso “write once, run anywhere” que significa “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”. É isso mesmo que você está pensando, chega de sofrimento com alteração de código fonte.

O Java funciona independente de plataforma, o que permite a DEVs criarem os seus sistemas sem se preocupar com a plataforma. Isso é possibilitado através de um emulador conhecido como a Máquina Virtual Java JVM que ajuda a executar sistemas baseados na linguagem.

Similar a outras linguagens

Como falamos da similaridade no início desse artigo, você que já teve contato com linguagens como C e C++ vai ficar todo bobo ao saber que Java também é muito similar quando se trata das sintaxes de C e C++. Tornando um pouco mais simples a sua migração de uma linguagem para outra.

Compilada

Para entender como o compilador Java funciona imagine ele sendo executado em 3 passos simples:

  • O código fonte é escrito utilizando a linguagem;
  • O código passa por um compilador que o transforma em bytecode;
  • O bytecode passa por uma JVM que utiliza um mecanismo para traduzir esse bytecode para código de máquina de forma que o computador possa entender.

JDK

JDK é a sigla para Java Development Kit. É nada mais, nada menos, do que um kit de desenvolvimento Java, que é um conjunto de utilitários que permite criar sistemas de software para a plataforma.

JRE

JRE é a sigla para Java Runtime Environment. E é também nada mais, nada menos, do que o Ambiente de Execução que irá te fornecer as bibliotecas padrões do Java para o JDK compilar o código e para a JVM executar o programa. Legal, né?

Mas agora, por que devo aprender Java?

Essa linguagem permite que você programe e crie softwares que podem ser executados e distribuídos em diferentes plataformas, como por exemplo: MAC, Linux, Windows etc. Sem falar na possibilidade de você conseguir criar aplicações para vários tipos de dispositivos web, mobile, TVs e vários outros.

O Java também possui uma comunidade GIGANTESCA, onde conseguimos obter muitas informações e dicas que nos ajudam em nossos estudos e a resolver diversos problemas do dia a dia. E ah, eu nem preciso falar que é uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo, né? Você encontra muitos cursos e conteúdo específicos no próprio YouTube.

Caso queira fazer algum curso seguindo uma trilha de aprendizado, recomendo a plataforma da Alura.

A Udemy também possui cursos muito bons e acessíveis pra quem deseja fazer um baixo investimento, pois sempre possui promoções tentadoras ao baixo custo.

Conclusão

Neste artigo falamos um pouco sobre a linguagem de programação Java, algumas de suas principais características e porque utilizá-la, sua popularidade e confiabilidade (mesmo sendo um tanto antiga), mas que ainda está super em alta no mundo todo.

Bom, espero que você tenha gostado deste artigo. E qualquer dúvida ou sugestão é só comentar aqui abaixo!

This is Java*

Rodrigo Oliveira Pinto, Analista de Sistemas na BRQ

BRQ fale conosco