Skip to main content

A privacidade de dados é uma questão de extrema importância, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais digital. Apesar de existirem leis que visam garantir essa segurança, ainda há instituições que não adotam as práticas necessárias para proteger os dados das pessoas a elas vinculadas. Diante dessa demanda, o dia 28 de janeiro foi estabelecido como Dia Internacional da Privacidade de Dados.

A data foi instituída em 2006, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da privacidade e proteção dos dados.  De acordo com o Relatório Global de Fraude & Risco, da Kroll, líder global em consultoria de riscos e investigações corporativas, uma em cada quatro empresas sofreu violação e perda de dados no período de um ano. Além disso, a perda de dados empresariais cresceu 87% em 2017, atrapalhando o cumprimento das normas de conformidade e a confiança do cliente.

Dados são realmente importantes para a BRQ, pois é por meio deles que conseguimos realizar nossos serviços. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a garantir sua segurança no mundo digital.

1. Crie senhas fortes

O primeiro passo para proteger seus dados é ter senhas que lhe ofereçam segurança. Fazer combinações entre letras, números e símbolos é uma boa opção. Evite as clássicas senhas fáceis, como sequências com números invertidos, nome de pessoas próximas, data de nascimento e coisas do tipo. Estas serão as primeiras tentativas de alguém que esteja tentando acessar sua conta.

2. Cuidado ao seguir links

Uma das formas mais fáceis de cair em uma armadilha digital é seguindo links não confiáveis. Por isso, confira se você está em um site confiável e se aquela é a URL correta antes de colocar seus dados em algum formulário. É grande a quantidade de pessoas que já sofreram fraudes por confiarem seus dados à sites muito parecidos com os que elas pretendiam acessar, por isso, todo cuidado é pouco.

3. Atenção onde coloca seus dados

Deixar suas redes sociais logadas quando não estiver usando pode não ser uma boa ideia, bem como deixar informações importantes, como senhas, armazenadas em seu navegador. A inserção de dados em sites também deve ser feita com cautela, e só quando for realmente necessário, principalmente em redes Wi-Fi públicas. Evite a gestão de conteúdos sensíveis quando estiver navegando em uma.

4. Se informe e oriente os outros

As pessoas mais suscetíveis a sofrer fraudes digitais são usuários desinformados ou que não estão familiarizados com as ferramentas ou plataformas. Esses usuários podem abrir links ou autorizar transações fraudulentas por falta de conhecimento. Orientar os funcionários e pessoas próximas é essencial e pode impedir que você ou eles próprios sejam vítimas de uma fraude.

5. Mantenha os softwares atualizados

A utilização de softwares desatualizados faz com que seja mais fácil realizar ataques aos dados alheios. Para evitar estas ocorrências, mantenha seus programas atualizados para as versões mais recentes, principalmente aqueles os antivírus. Além dos softwares, também é importante baixar atualizações no seu sistema operacional sempre que forem disponibilizadas.

É importante ter bastante atenção ao usar a internet, pois hoje em dia é muito fácil manipular, gerenciar e usar dados. Agora que você já conhece algumas ações que vão te proteger no mundo digital, compartilhe este artigo para que mais pessoas também cuidem dos seus dados.

BRQ fale conosco