Skip to main content

O Google I/O 2023, assim como as edições passadas do evento, fez vários anúncios emocionantes que têm o potencial de mudar a maneira como vivemos, principalmente com assuntos de IA Generativa.

A conferência anual de desenvolvedores do Google e é sempre uma vitrine das melhores e mais recentes tecnologias da empresa. No evento, a empresa fornece insights valiosos sobre os direcionamentos futuros, bem como ferramentas e recursos para ajudar na criação de aplicativos, serviços e soluções inovadoras.

Foram centenas de lançamentos no Google I/O 2023, mas na minha opinião os top 5 estão listados a seguir. Confira!

1. PaLM 2

O PaLM 2 é um large language model (LLM) treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código. Segundo o Google, esse modelo foi treinado em mais de 200 idiomas e 20 linguagens de programação. O modelo é capaz de executar uma variedade de tarefas, incluindo tarefas avançadas de raciocínio, incluindo código e matemática, classificação e resposta a perguntas, além de tradução de idiomas.

O PaLM 2 já está sendo usado para alimentar o conhecimento do Bard, como o suporte para mais de 20 linguagens de programação, incluindo Python, JavaScript, Fortran, C++, Verilog e Prolog. Como resultado, o Bard agora pode escrever, depurar e modificar códigos em diferentes linguagens de programação.

O interessante do PaLM 2 é que foi anunciado que ele possui quatro tamanhos de modelos diferentes, e foi dado um destaque ao Gecko, que é tão leve que pode ser utilizado para criar aplicativos em dispositivos móveis, mesmo estando off-line.

Por fim, o PaLM 2 também está sendo usado em outros modelos de última geração, como o Med-PaLM 2 (para dados de saúde) e o Sec-PaLM (para dados de cibersegurança).

O Med-PaLM 2 é um LLM especializado no conhecimento médico. Esta versão é treinada e equipada com textos médicos, incluindo revistas, livros didáticos, notas clínicas e registros de pacientes. De acordo com o Google, o Med-PaLM 2 pode fornecer respostas para problemas de exames médicos no nível de especialista de um médico com um nível de precisão de 85%.

Até o momento, a empresa está abrindo o Med-PaLM 2 para um grupo fechado de clientes do Google Cloud para testes e feedback.

Já o Sec-PaLM 2 foi projetado para detectar ameaças à segurança. Ele pode analisar e explicar o comportamento de scripts potencialmente maliciosos e detectar quais são realmente ameaças a pessoas e organizações. O modelo foi treinado em muitos conjuntos de dados de segurança publicamente disponíveis, como amostras de malware, relatórios de vulnerabilidade, código de exploração, e-mails de phishing etc.

Com isso, ele pode entender e gerar textos e códigos relacionados à segurança em diferentes idiomas e formatos. Será que veremos o Sec-PaLM fazendo o trabalho de ferramentas de SAST/DAST atuais, ou veremos uma integração e sinergia entre eles?

2. Vertex AI

A Vertex AI, plataforma de Machine Learning (ML), foi um dos anúncios mais importantes do Google I/O 2023 na minha opinião. A ferramenta permite treinar e implantar modelos de ML e aplicativos de IA fornecendo uma variedade de ferramentas e serviços que facilitam a introdução ao ML, mesmo para desenvolvedores sem experiência no assunto.

Na verdade, a Vertex AI está substituindo a antiga plataforma do Google AutoML Vision e, além de tudo, está expandindo com serviços de IA. Exemplo foi o anúncio do Generative AI Studio, que facilita a criar protótipos e testar modelos de IA generativos rapidamente, com suporte a chat em linguagem natural.

Também tivemos o anúncio de três novos modelos de IA Generativa que estão disponíveis na Vertex AI: Codey (texto para código), Imagen (texto para imagem) e Chirp (áudio para texto). Fazendo um paralelo com os modelos da Open AI, o Codey é similar ao Codex utilizado pelo Github Copilot, o Imagen é similar ao DALLE e o Chirp é parecido com o Whisper.

3. Duet AI

Este foi um dos que mais gostei! O Duet AI é um novo colaborador com Inteligência Artificial e foi integrado em diversos sistemas do Google, desde toda plataforma do Workspace, Google Cloud e AppSheet, por exemplo.

O Duet AI está disponível em todos os principais aplicativos do Google Workspace, incluindo Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Meet. Com o uso de IA Generativa podemos criar conteúdo ou estruturar documentos com apenas alguns prompts.

Por exemplo, o Google mostrou como poderia escrever um e-mail detalhado e criar uma planilha quando solicitado. Para testar esses recursos, você pode entrar na lista de espera do Google Labs.

Já no Google Cloud, o Duet AI pode ajudar em várias tarefas como assistência de código como, por exemplo, criar functions que vão executar na cloud, além de ajudar em todo provisionamento de infraestrutura e deploy.

Ainda é possível conversar com o Duet AI em uma interface de chat, e tirar dúvidas específicas sobre cloud.

Por fim, o Duet AI também está turbinando o AppSheet (plataforma de desenvolvimento low-code do Google). Com isso, o AppSheet ganha novos recursos e permitirá que os usuários criem aplicativos de negócios inteligentes, conectem seus dados e criem fluxos de trabalho no Google Workspace por meio de linguagem natural.

Sem a necessidade de codificação, os usuários poderão criar aplicativos descrevendo os requisitos em um bate-papo guiado por prompts com tecnologia de IA. Parece promissor!

4. Gen App Builder

O Gen App Builder (abreviação de Generative AI App Builder) é uma ferramenta que pode ajudar a criar aplicativos coorporativos que fazem uso de IA Generativa com rapidez e facilidade.

Ele pode ser utilizado para criar chatbots, assistentes, mecanismos de busca personalizados, e tudo utilizando bases de conhecimento privadas.  A sua interface é bem intuitiva e simples e promete!

5. Novidades no ecossistema mobile e Android

Aqui foram tantas novidades que esse será um breve resumo.

Começamos com o anúncio do Android 14 que chega no final do ano, da nova geração de smartphones da linha Pixel, o Pixel 7a e Pixel Fold, e também várias atualizações no Android Auto, Wear, TV etc.

Para desenvolvedores de app, tivemos o lançamento do Android Studio Bot, novo assistente baseado em IA que pode ajudar os desenvolvedores com uma variedade de tarefas no Android Studio, desde geração de código e resolução de problemas, guiar por meio de boas práticas, interface para chat, e muito mais.

No Google Play também vimos o uso de IA Generativa. A partir de agora os desenvolvedores podem usar o assistente para escrever descrições para o app, isso ainda está em fase experimental e somente em inglês, mas o recurso é interessante.

O Firebase como sempre recebeu tantas atualizações que vale um post separado, mas podemos destacar o novo suporte ao Python ao escrever functions para facilitar a adoção de IA e várias novas extensões. Entre elas, uma que permite criar um chatbot simples no app com a API do PaLM.

Outros destaques são a inclusão do suporte ao Terraform para provisionamento de recursos, o Remote Config com live update para o uso de Feature Flags e mais recursos de segurança para apps com o App Check.

Também vale a pena ficar atento ao Android UI Design Hub, um guia para criar aplicativos Android com design moderno e consistente, independente do dispositivo, seja no smartphone, tablet, TV ou smartwatches.

Em resumo, o Google I/O 2023 apresentou uma série de recursos e anúncios emocionantes, destacando especialmente o uso da Inteligência Artificial Generativa, como o PaLM 2, Vertex AI, Duet AI, Gen App Builder, entre outros.

Se bateu a curiosidade para conhecer as outras soluções anunciadas pelo Google, confira a lista com os 100 principais lançamentos feitos no evento.

Ricardo Lecheta, especialista em mobile e Chief Technology Officer na BRQ

BRQ fale conosco