Poderosa ferramenta de IA da Salesforce traz novas funcionalidades e aprimoramentos para o começo de 2025.
O Salesforce Agentforce está se consolidando como uma das principais plataformas de IA disponíveis no mercado. A solução permite a criação de agentes autônomos de IA capazes de interagir com as mais diversas aplicações e funcionalidades do ecossistema Salesforce.
Naturalmente, com o uso cada vez mais intenso, novas demandas e funcionalidades começam a surgir no horizonte. Assim, no final de dezembro de 2024, a Salesforce anunciou o Agentforce 2.0, primeira grande atualização da plataforma.
A atualização traz grandes novidades, como a integração dos agentes ao Slack, novas capacidades, melhorias no Agent Builder, a expansão das capacidades dos agentes para além da Salesforce, dentre outras.
Neste artigo, apresentamos as novidades do Agentforce 2.0 e sua disponibilidade. Boa leitura!
Um Agentforce mais confiável e poderoso
Começando pelas das melhorias técnicas presentes na atualização do agente, ou seja, as mudanças presentes na Atlas Reasoning Engine.
A Atlas Reasoning Engine é descrita como o “cérebro” por trás do Agentforce. É por meio dela que os agentes são capazes de interagir, interpretar e aprender com os dados presentes no Salesforce.
Com o Agentforce 2.0, a Atlas Reasoning Engine se torna mais poderosa devido a novas capacidades no Data Cloud, permitindo aos agentes acesso a contexto maior e mais aprimorado.
Isso porque, agora, o mecanismo é capaz de interagir com mais interações, incluindo aquelas que exigem mais camadas e intepretação aprofundada. Isso significa que os agentes agora são capazes de interagir com questões e tarefas mais complexas, sendo capazes de cruzar e interpretar informações de diferentes fontes e fazer requisições complexas para a nuvem.
Além disso, a Salesforce anunciou que a nova versão do Agentforce também faz uma de uma melhoria no RAG (Retrieval Augmented Generation), que permite que a engine seja capaz de usar metadados da plataforma Salesforce para agilizar a requisição e interpretação de conteúdo não estruturado.
Todas essas melhorias fazem do Agentforce 2.0 uma plataforma ainda mais confiável e poderosa.
Novas Skills para auxiliar no atendimento a clientes e vendas
O termo Skills se refere as capacidades de interação do agente. São, tal qual sua tradução literal, realmente as “habilidades” que os agentes são capazes de executar.
O Agentforce 2.0 introduz novas skills para os agentes dentro do CRM, permitindo que os agentes possam interagir diretamente com leads a partir de regras pré-estabelecidas. Além disso, foi introduzida a habilidade dos agentes se juntarem a chamadas de prospecção para fornecer feedback instantâneo.
Também foram introduzidas skills no Marketing Cloud e Commerce Cloud, permitindo agendamento de interações, engajamento, personalização e otimização de campanhas. Além de outras habilidades para ajudar no atendimento ao cliente, incluídas no Service Cloud.
Todas essas novas skills foram possíveis graças as novas capacidades dos agentes de entender contextos maiores e mais complexos.
Mais capacidade de interação com o Tableau pra Analytics e Insights
Com as melhorias presentes no Agentforce 2.0, foram introduzidas novas capacidades nas interações dos agentes com o Tableau.
A partir da compreensão de contextos mais ricos, os agentes são capazes de entregar visualizações a partir de comandos em linguagem natural.
Assim, é possível obter insights ricos sem grandes barreiras de conhecimento técnico, além de acelerar a criação de dashboards complexos.
Criação de agentes mais rápida e fluída com recomendações no Agent Builder
Para agilizar a criação de agentes, a ferramenta de criação Agent Builder agora é capaz de sugerir tópicos e instruções relevantes para os seus agentes a partir das opções disponíveis na estrutura da sua organização.
Isso significa que, de acordo com a empresa, é possível criar novos agentes “em segundos” a partir de comentas de linguagem natural.
Agentforce integrado ao Slack
Com o Agentforce 2.0, agora é possível trazer os agentes para qualquer conversa no Slack.
Usuários da plataforma podem interagir diretamente com o Agentforce Hub ou mencionar (por meio do @) qualquer agente, seja em conversas diretas ou canais.
Agora, os agentes também são capazes de interagir com os dados das conversas no Slack, permitindo assim que realizem diversas ações (como, por exemplo, resumir os tópicos de um dia de trabalho no canal de um projeto).
Além disso, foram adicionas skills relacionadas ao Slack no Agent Builder. Assim, é possível criar agentes que interajam com o Slack com base em outras informações, como exemplo, enviar uma mensagem para o responsável de acordo com uma ação de um lead, ou criar um canal que monitore o avanço de um funil de vendas, dentre outras possibilidades.
Garanta deploys mais eficiente de seus agentes com o novo Testing Center
Outra novidade presente no Agentforce 2.0 é um ambiente de testes chamado de Testing Center. Por meio dele, é possível fazer uma análise completa dos agentes antes de coloca-los em produção.
Assim, é possível garantir mais eficácia e assertividades nos resultados dos agentes antes de coloca-los em produção e escalar sua usabilidade.
Leve os Agentes a outras aplicações por meio do MuleSoft
Por meio de uma integração aprimorada com o MuleSoft, é possível levar seus agentes para interagir com diversas outras aplicações.
Com o MuleSoft for Flow, é possível integrar seus agentes a aplicações de low code que interajam com qualquer sistema dentro dos conectores disponíveis na ferramenta.
Além disso, o Mulesoft API Catalog em conjunto com o MuleSoft Topic Center, permite a integração dos metadados usados pelos agentes com uma ampla gama de APIs construídas na aplicação, garantindo que pontos de conectividade presentes nelas sejam transformados em skills ou ações para os agentes.
Assim, no Agentforce 2.0, seus agentes são capazes de expandir suas capacidades para além do ecossistema Salesforce e interagir com diversos sistemas presentes no seu negócio.
Encontre skills personalizadas de parceiros através do AppExchange
Outra grande novidade do Agentforce 2.0 é extensão da AppExchance para o que empresa está chamando de “o primeiro ecossistema empresarial” de skills para agentes.
Agora, a partir do marketplace de apps da Salesforce, é possível encontrar extensões que permitam aos agentes interagir com ainda mais sistemas. Essas extensões, fornecidas por parcerios, variam desde novos tipos de agentes (como o AI Employee Service Agent, da Workday) a novas ações específicas para interação com esses sistemas (como DocuSign, Asymbl, dentre outros).
Assista a apresentação completa do Agentforce 2.0 abaixo (em inglês):
Conclusão
Com o Agentforce 2.0, a Salesforce reafirma mais uma vez seu compromisso em viabilizar a IA como parte da força de trabalho do futuro.
Além de avançar na capacidade dos agentes, aprimorando suas ações e habilidades de interagir com todo o ecossistema Salesforce, Tableau e Slack, a empresa investiu em expandir a atuação dos agentes para além do seu próprio ecossistema, seja por meio de APIs ou do AppExchange.
Uma grande atualização, trazendo grandes possibilidades e inovações para os negócios, que estão sendo liberadas ao longo desse primeiro trimestre de 2025. E que, com certeza, não será a última que veremos esse ano.