Agentforce: poderosa ferramenta da Salesforce se baseia em agentes de IA que impulsionam a produtividade. Conheça.
O Agentforce é a ferramenta da Salesforce que está transformando a aplicação da Inteligência Artificial no aprimoramento de operações, especialmente daquelas relacionadas as ferramentas do ecossistema da plataforma.
Ele permite às empresas criar e gerenciar agentes autônomos, que executam tarefas complicadas sem a necessidade de intervenção humana. Para isso, integram-se a outras soluções do ecossistema Salesforce e até mesmo outros sistemas.
Os agentes podem, por exemplo, utilizar dados de CRM para automatizar processos em vendas, marketing, atendimento ao cliente e outras áreas.
Utilizando o conceito de agentes de IA, o Agentforce é capaz de criar programas autônomos responsáveis por atividades específicas que podem ser um marco na eficiência empresarial e na relação entre marcas e consumidores.
Nesse artigo, apresentamos um pouco de como funcionam os agentes de IA, as funcionalidades do Agentforce e suas aplicações. Boa leitura!
O que são agentes de IA?
Os agentes de IA, que estão na base do Agentforce, são sistemas que usam a Inteligência Artificial para concluir ações de forma autônoma. Para que isso seja possível, eles se baseiam em dados e algoritmos avançados.
Desse modo, os agentes compreendem o ambiente em que estão inseridos e agem conforme as necessidades da empresa ou dos projetos em que estão inseridos. É isso que faz com que eles possam tomar decisões sem a intervenção humana.
Esses agentes são treinados para lidar em diferentes cenários e atividades. Portanto, ao mesmo tempo em que podem responder perguntas simples, também têm a capacidade de resolver problemas complexos.
Para melhor compreensão, confira alguns exemplos de aplicação dos agentes de IA:
- Engenheiro de software: agentes podem ser configurados para atuarem como engenheiros. Neste caso, conseguem realizar verificações de código, testes automatizados e monitoramento de desempenho dos sistemas;
- Atendimento ao cliente: os agentes dão suporte ao consumidor. Eles têm uma capacidade de compreensão maior do que a dos chatbots; por isso, entendem as necessidades do cliente e oferecem soluções personalizadas, com base em interações anteriores;
- Vendas e marketing: agentes de IA automatizam as tarefas de prospecção e qualificação de leads, criam interações personalizadas com potenciais clientes e melhoram as taxas de conversão.
O que é Agentforce e como ele funciona?
De modo geral, o Agentforce é a plataforma que constrói agentes de IA para executar tarefas sem intervenção humana. Eles são criados para operar em várias áreas de uma empresa, como uma verdadeira força de trabalho digital.
Sua implementação ocorre no ambiente Salesforce. A ferramenta aproveita toda a infraestrutura já existente, conseguindo agir a partir do contexto e dados históricos já presentes na plataforma.
No núcleo da solução está a Atlas Reasoning Engine, que atua como um “cérebro”. É por meio dela que os agentes são capazes de compreender e interagir com camadas complexas de dados presentes no Salesforce, como histórico de interações, vendas, projeções, etc. Assim, a Atlas Reasoning Engine está presente no planejamento, na execução e na adaptação das ações dos agentes.
Para auxiliar na construção dos agentes há o Agent Builder, que é capaz de criar agentes personalizados por meio de comandos de linguagem natural. Existe também o Testing Center, que permite a avaliação e testagem dos agentes antes de ativá-los na produção.
O Agentforce é capaz de realizar diversas tarefas e se integrar a diversos processos, com autonomia e rapidez. O conjunto de tarefas e ações que o agente é capaz de fazer é chamado de skills (“habilidades”).
O Agentforce atualmente conta com skills para auxiliar em todas as nuvens da Salesforce, como Sales, Marketing, Service, Commerce, etc. Além disso, é capaz de gerar visualizações e insights no Tableau, ler e interagir nas conversas do Slack, e pode também de se integrar com outras aplicações via MuleSoft. Isso, é claro, são apenas algumas das muitas possibilidades fornecidas pelas agentes.
Salesforce: entenda o que é e quais são os produtos do ecossistema
Agentforce: uma solução em constante evolução
Na ocasião de seu lançamento, o Agentforce foi o grande destaque da Dreamforce 2024, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro. O evento, que é 100% voltado aos projetos da empresa, apresenta anualmente ao público e aos profissionais de TI o que esperar para o futuro próximo e quais são as novas possibilidades de aplicação tecnológica.
O Agentforce é uma ferramenta totalmente integrada ao ecossistema Salesforce. Ele faz parte da terceira onda de IA, conforme descrito por Marc Benioff, CEO da empresa.
A primeira onda de Inteligência Artificial foi caracterizada pelo uso de IA preditiva, que analisava os dados estruturados para prever comportamentos futuros. Por exemplo, tendências de compra.
A segunda onda, por sua vez, foi a IA generativa. Ela é baseada em grandes modelos de linguagem e permitiu a criação de conteúdos, além de interações mais personalizadas.
Agora, chegamos à terceira onda. Essa fase conta com agentes autônomos que podem realizar tarefas pertencentes a diferentes frentes. Elas compreendem comportamentos e se ajustam às situações de maneira independente.
Ainda em 2024, em 17 de dezembro, a Salesforce revelou uma grande atualização para o Agentforce: sua versão 2.0. Essa atualização posiciona o Agentforce como uma verdadeira “plataforma de trabalhadores digitais”.
Essa atualização trouxe diversos grandes avanços para a solução, incluindo:
- Expansão as capacidades dos agentes em Sales, Marketing, Service, Commerce e mais.
- Integração com o Slack
- Melhorias na Atlas Reasoning Engine para mais eficiência e agilidade
- Integração aprimorados e abordagem “Agent First” para as integrações via MuleSoft
Você pode conferir mais sobre essa grande atualização em nosso artigo completo sobre ela clicando no link abaixo.
Agentforce 2.0: conheça todas as novidades da atualização
Assista a apresentação completa do Agentforce 2.0 clicando abaixo:
Casos de uso e potencial de impacto
O Agentforce tem o potencial de aplicação em diferentes áreas. Seus agentes autônomos, somados às demais soluções do ecossistema Salesforce, possibilitam a resolução de problemas em departamentos diversos.
Para melhor compreensão sobre as possibilidades de uso da nova aposta da Salesforce, separamos alguns exemplos que demonstram sua capacidade e abrangência.
Suporte ao cliente
O uso de agentes autônomos com IA generativa promete levar às empresas a outro patamar no que se refere à relação com o consumidor e ao suporte oferecido a ele.
Os agentes são uma espécie de evolução dos chatbots tradicionais, os quais são limitados a interações pré-programadas. Por outro lado, as soluções da Agentforce conseguem atuar em tarefas complexas e personalizadas e se adaptar constantemente às necessidades que surgirem.
Com isso, eles podem resolver problemas complexos, pois entendem os contextos das interações dos consumidores a partir do histórico delas.
Além disso, eles oferecem suporte ininterrupto e monitoram o comportamento dos clientes. Dessa maneira, podem antecipar problemas e oferecer, proativamente, soluções antes mesmo da solicitação delas.
Vendas
O Agentforce e seus agentes de IA também atuam na área de vendas. A ferramenta pode automatizar a execução de tarefas repetitivas e aprimorar as estratégias de prospecção e qualificação de interessados.
Por exemplo, os agentes podem identificar novos leads a partir de dados comportamentais e históricos de interações. Assim, otimizam o funil de vendas. Além disso, eles qualificam os potenciais clientes com base nas chances de conversão.
Ainda na área de vendas, o Agentforce personaliza as mensagens e desenvolve as campanhas de vendas conforme as necessidades e as preferências dos clientes.
Com o Agentforce 2.0, foi ainda introduzida a capacidade dos agentes interagirem diretamente com leads a partir de regras pré-estabelecidas. Além disso, eles também podem participar de chamadas para fornecer feedbacks.
Operações internas
Os agentes que compõem o Agentforce não se limitam à atração de consumidores e à melhoria da relação entre a marca e o cliente. Eles também podem ser aplicados em operações internas empresariais.
Dentre as atuações, estão a automação de processos repetitivos (relatórios, atualizações de registros no CRM e monitoramento de inventário), a supervisão e o ajuste de processos para eliminar gargalos e otimizá-los e a análise de dados automaticamente.
Impacto na eficiência operacional e na experiência do cliente
A adoção do Agentforce tem trazido constantes melhorias na experiência do cliente. Bem como, uma efetiva melhoria na produtividade e capacidade de diferentes times. Esse aumento na eficiência operacional é possível pela automação de processos complexos e pela personalização das interações.
Com automações precisas, baseadas em contexto e dados, e a maior independência do sistema é possível reduzir erros operacionais e garantir maior agilidade no atendimento às demandas.

Salesforce Agentforce Trailhead: como aprender mais sobre os agentes de IA da Salesforce
Para aqueles que querem uma visão detalhada e prática de como funciona o Agentforce, a Salesforce já disponibiliza uma trilha de aprendizado na plataforma Trailhead.
O Trailhead é uma plataforma gratuita de aprendizado da Salesforce, com diversas trilhas e módulos para aprender desde conceitos básicos a noções importantes para desenvolvedores.
A trilha do Agentforce tem como objetivo introduzir nossos básicas sobre IA, como construir e utilizar os Agentes e como criar a sua estratégia e planejamento dessas tecnologias na operação do seu negócio. É uma trilha completa que te guiará da básico a construção do seu primeiro Agente!
Como Agentforce está revolucionando a Salesforce e a IA?
O Agentforce se posiciona como uma solução de próxima geração da Inteligência Artificial. Ele se destaca por se integrar a todo o ambiente da Salesforce, bem como por seu alto nível de acessibilidade e confiabilidade.
A Salesforce, que já se destaca como líder no mercado de CRM, deve continuar a expandir ainda mais suas capacidades dos seus agentes autônomos, posicionando-os como verdadeiros “trabalhadores digitais” que atuam lado a lado com os colaboradores das empresas.
Com a introdução do Agentforce 2.0, percebemos que a solução além de ampliar cada vez mais sua capacidade de interação e assertividade ao trabalhar com a plataforma Salesforce, mira também na sua integração com todo o ecossistema das empresas. Seja por meio de integrações via low-code, API ou pelos conectores disponíveis na AppExchange, o marketplace da Salesforce.
Assim, o Agentforce está se posicionando como uma das soluções mais avançadas de IA na atualidade, bem como essencial para aqueles que já utilizam o ecossistema Salesforce.
Conclusão
Ao se posicionar na terceira onda da IA, a Salesforce se coloca à frente de uma nova era de automação inteligente e de personalização em grande escala.
A integração da Agentforce com as já consolidadas ferramentas da Salesforce permite a implementação ágil dos agentes de IA. Consequentemente, permitirá o acesso aos seus benefícios de maneira mais rápida.
Com o Agentforce 2.0, lançando no final de 2024, a empresa avança ainda mais, expandindo as capacidades dos agentes dentro e fora do seu ecossistema.
Se você deseja saber mais sobre como o Agentforce pode transformar sua empresa e impulsionar suas operações, entre em contato com a BRQ, parceira da Salesforce. ros operacionais e à maior agilidade no atendimento às demandas.