Skip to main content

Confira como a BRQ ajudou a Aura Minerals a desenvolver um projeto de Data Analytics para acelerar seus negócios.

A Aura Minerals é uma empresa multinacional de médio porte de produção de ouro e cobre. Presente em 3 países da América e com mais de 70 anos de atuação, suas ações são negociadas na bolsa de Toronto há duas décadas, e no Brasil foi a primeira mineradora de ouro a ser listada na bolsa nacional.

Em 2019, 214k de onças de ouro (aproximadamente 6kgs) foram produzidas, sendo 28% no Brasil, 39% em Honduras e 33% no México.

Já no primeiro trimestre de 2022, a Aura atingiu produção de 61.041 GEO (onças de ouro equivalentes). No primeiro trimestre do ano, teve a receita liquida de mais de 112 milhões e o lucro líquido de 39 milhões.  

As 50 maiores mineradoras do mundo atingiram US$ 1 trilhão em valor de mercado em 2020, sendo a maior da história até então.  Mineradoras que exploram ouro respondem por mais de um terço do valor total dessas tops 50 do ranking e são elas que tem os melhores resultados.

Com o preço do ouro disparado e atingindo recordes históricos, essas mineradoras têm comemorado, porém há um grande problema ambiental por trás.  A Aura conta com um programa chamado Mineração 360°, onde eles focam na comunidade, colaboradores e companhia. Pensando sempre na sustentabilidade, segurança, responsabilidade e inovação.

A Aura tem como desejo e objetivo estar em constante evolução e se tornar uma empresa de mineração mais forte, inteligente e sustentável, por isso a ambição da transformação digital e o voto de confiança no trabalho da BRQ para guiá-los nesse processo.

Sobre o projeto

A parceria da Aura Minerals com a BRQ se iniciou pela necessidade da empresa de monitorar os resultados dos processos e principais indicadores das operações e ativos das minas. A primeira necessidade apresentada pela Aura, era aparentemente simples: transformar um conjunto de relatórios e indicadores monitorados diariamente para dashboards em Power BI.

Não demorou muito para se perceber que a inovação, agilidade e segurança trazida pela implantação de ferramentas de Data Analytics era apenas o começo da jornada da transformação digital da empresa. O investimento em tecnologias, aliado à Consultoria em Business Intelligence da BRQ, se tornou indispensável para a empresa renovar seus processos e métodos para seguir evoluindo com mais confiança em nível global. Com base nesses propósitos, nasceu o Projeto Jornada de Dados.

Desafios

Na indústria de mineração, ter os dados em mãos é essencial para alcançar a agilidade necessária para tomar decisões operacionais, táticas e estratégicas. Dentre as complexidades principais, podem ser destacadas: grande volume de informações, dispersão geográfica e o alto número de processos que existem entre a inferência inicial do mineral e a venda final do produto.

Nesse contexto, o fluxo dos dados é um fator relevante, principalmente quando se trata de um processo entre os complexos de minas e as plantas de processamento do minério. Milhares de dados são gerados por dia, e para se ter um reporte diário aos gestores e C-level, são envolvidas dezenas de fontes de informação, incluindo planilhas, sistemas, relatórios físicos manuais, dentre outros.

Por isso, é essencial garantir a padronização dos dados em todas as unidades da empresa no mundo, suprindo a carência de visibilidade, rastreabilidade e comparabilidade dos controles e KPIs, como também a agilidade em sua entrega.

Para conduzir esse processo com êxito, a entrega de resultados pela tecnologia e digitalização dos procedimentos busca melhorar a previsibilidade e confiabilidade aos dados.

Os desafios principais do projeto foram:

  • Centralizar dados e informações de diversas fontes para consumo por diversas camadas do negócio (operacional, gerencial e C-level).
  • Criar uma forma de visão única dos indicadores operacionais, digitalizando e otimizando processos manuais para compor os relatórios de performance operacional.
  • Reduzir a interferência humana nos dados – racionalizar os tratamentos, cálculos e fluxos da informação.
  • Garantir a capacidade das soluções em nuvem: espaço para acomodar novas operações, unidades de negócio e geografias.
  • Guiar os líderes do projeto pela jornada de Transformação Digital.

O diagnóstico e a solução

Após rodadas de entrevistas, estudos e a maturidade do entendimento dos processos e métricas vigentes, foi desenvolvido um Índice de Vulnerabilidade dos Dados (IVD), criado para quantificar o quão vulnerável estava cada dado que alimentava os mais de 100 indicadores estudados.

De forma resumida, o IVD avalia toda a jornada dos dados, desde sua geração até o cálculo final do KPI. Uma pontuação numérica é atribuída a cada etapa: quanto menor a nota, mais manual e contato humano envolvido naquela interação; quanto maior a nota, mais automatizada e confiável é aquele dado.

De posse de um diagnóstico amplo, com todos os sistemas envolvidos, métricas, necessidades de negócio e IVD calculado, conseguimos propor uma solução única, escalável e adaptada às necessidades da operação, que, além de gerar maior visibilidade às informações, teria como benefícios adicionais uma maior confiabilidade, qualidade e governança aos dados.

Essa solução proposta envolveu três eixos de atuação, com um squad multifuncional contemplando profissionais de negócio, tecnologia Azure e experts em visualização de dados no Power BI:

Consultoria de negócios

  • Entendimento dos indicadores, suas complexidades, regras de negócio e fluxo dos dados envolvidos.
  • Adoção de estratégias de comunicação para gestão da mudança com múltiplos stakeholders.

Tecnologia e data lake

  • Desenvolvimento de uma base de dados centralizada, única, replicável e escalável.
  • Integração dos dados de milhares de arquivos históricos de Excel para a nuvem, tornando-os disponíveis para uma melhor visualização.
  • Elaboração de templates e padrões, automatizando o processo de milhares de campos de informações colhidas.
  • Convergência das diversas soluções tecnológicas em nuvem.
  • Treinamentos e capacitações das equipes.

Consultoria em Business Intelligence

  • Implementação de dashboards em Power BI, dinâmicos e amigáveis para a navegação por diversos stakeholders.

Resultados

O Projeto Jornada de Dados é um importante aliado da Aura Minerals em sua estratégia de transformação digital. Os efeitos dessa parceria já são percebidos dentro da companhia, como explica a gerente de planejamento e inovação, Karollyne Luz.

O Projeto Jornada de Dados, que ainda está em desenvolvimento, já trouxe ganhos para a companhia, sobretudo por criar uma fonte única de informação centralizada na nuvem contendo os registros históricos e dados atualizados, disponíveis diariamente. Além disso, com o dashboard, a partir de uma única tela, é possível visualizar dados estratégicos para o negócio, como por exemplo, a produção de ouro, entre outros. Já observamos melhorias de inteligência em nossos processos e seguimos engajados nessa caminhada de transformação digital, parte de nosso pilar de inovação dentro da cultura Mineração 360°.

Outros resultados significativos também já podem ser visualizados:

  • Data lake – dezenas de milhões de registros de operação já disponíveis na nuvem, e um fluxo mensal crescente – de cerca de 4 milhões de registros/mês.
  • Redução da vulnerabilidade dos dados e maior automação da informação dos KPIs reportados de 3 unidades de negócio.
  • Habilitação da tomada de decisão mais rápida, com a entrega de 20 visualizações e relatórios, disponíveis para mais de 120 usuários.
  • Redução no prazo de reporte dos dados.
  • Aumento da transparência e segurança da informação por meio de uma governança de dados.
  • 50+ pessoas impactadas, acelerando a cultura data-driven e habilitando iniciativas de Analytics.

O projeto Jornada de Dados continua sua atuação na Aura Minerals, atualmente na fase 3, que tem como objetivo promover a integração com os sistemas de produção para capturar dados direto das fontes, promovendo o input de dados de forma totalmente digitalizada e integrada ao data lake. Além disso, outras iniciativas e processos serão gradualmente agregadas à estrutura de Business Intelligence, como dados provenientes de ERP, para controle orçamentário e análises econômico-financeiras.

Sua empresa também pode ser um case de sucesso

A sua empresa também pode se beneficiar da expertise do nosso time em aprimorar processos para agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Há 30 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Acelera negócios com inteligência e tecnologia e materializamos as estratégias dos seus clientes em soluções digitais de alto impacto para solucionar diversos desafios.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente. 

O que acha de encontrar a solução ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como o nosso portfólio pode otimizar o desempenho de toda a sua empresa!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO