Skip to main content

A atuação da BRQ foi essencial para otimizar o gerenciamento de dados com a implementação de dashboards em Power BI.

O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores no Brasil, segundo dados do relatório Consumer Insights, são 5,1 milhões a mais nos 12 meses terminados em março de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. 

A Europa é a sede da maioria das empresas de cervejas, porém nos últimos anos o crescimento de muitas cervejarias asiáticas tem se destacado, principalmente devido ao fato de que a cerveja é uma bebida recente para muitos desses países tendo ganho maior investimento em produção nos últimos 50 anos.

O Brasil é o terceiro maior fabricante mundial, com 13,3 bilhões de litros produzidos, atrás, somente, da China (46 bilhões) e dos Estados Unidos (22,1 bilhões). 

Como um todo, a indústria gerou R$ 77 bilhões em faturamento em 2019, equivalente a 2% do PIB. Além disso, contribuiu com R$ 25 bilhões em impostos e mais de 2 milhões de empregos.

O cliente da BRQ é uma das maiores empresas de bebidas e cerveja globais. Com escritórios em todos os continentes, possui mais de 630 marcas de cerveja em 150 países. Suas cervejas sempre aparecem no topo das listas das cervejas mais valiosas e vendidas do mundo.

No segundo trimestre de 2022, o negócio apresentou um crescimento lucrativo sustentado. O volume aumentou 3,4% e o faturamento da empresa aumentou em 11,3%.

Desafio de negócio

A parceria com a BRQ se iniciou por conta da necessidade do cliente em obter todas as informações de Excel em um só lugar. O orçamento pessoal era feito de forma manual fazendo com que o processo fosse lento, com muitas idas e vindas de e-mail. A BRQ fez duas aplicações. A primeira foi no planejamento e orçamento de pessoas para as áreas de supply chain, como área de processo, qualidade, manutenção, entre outras. Já a segunda aplicação foi QLP (quadro de lotação de pessoas) permitindo a empresa gerenciar seu quadro de funcionários de forma simples e unificada através de um aplicativo on-line.

Desafios:

  • Tornar o processo de construção e gestão do orçamento de pessoas mais rápido e inteligente.
  • Diminuir o trabalho manual na gestão de QLP da área de Supply. (QLP é um sistema que permite à empresa gerenciar seu quadro de funcionários de forma simples e unificada através de um aplicativo online.)
  • Redução de inconsistências nos dados, por conta de inputs manuais.
  • Tornar o acesso à informação mais fácil, visual e intuitivo. 
  • Mudar o foco em processos para foco em análises estratégicas.

Desafio técnico

Um dos desafios técnicos foi a integração da solução People Supply FTE com o Power Apps e fluxo de dados em Power BI. O Power Apps é uma ferramenta para utilizar bases de dados pequenas. Por isso, foi necessário negociar com o cliente quais filtros eram necessários para essa solução, pois o parceiro da BRQ tinha um volume grande de dados, então foi necessário entender o que de fato o cliente precisava para estruturar a jornada. Outros desafios foram:

  • Desenho e planejamento do banco de dados existentes, substituindo o uso e o compartilhamento do Excel como recurso principal do processo; 
  • Criação de roteiros e procedimentos para otimizar a carga dos dados, com o Microsoft Power Automate fazendo a ligação com o banco de dados;
  • Padronizar e equalizar as informações geradas manualmente pelo sistema utilizado com menos tempo e mais confiabilidade; 
  • Gerar arquivos com todas as informações para que o C-level pudesse fazer uma análise completa olhando todos os dados em um só lugar.

Como a BRQ atuou

Depois de entender as necessidades e dificuldades do cliente, a BRQ fez com que o processo manual coorporativo acabasse, otimizando algumas planilhas de Excel em um dashboard, onde as informações são claras e objetivas. O gerente da área faz seu planejamento pelo blueprint, coloca observações, se necessário, e os diretores só precisam aprovar. Além disso a BRQ atuou com:

  • Desenvolvimento do app a partir das dores e necessidades levantadas pelo cliente – incluindo o multi-idioma: o app pode ser consumido em português ou espanhol;
  • O banco de dados relacional foi desenhado e planejado. As cargas de dados foram otimizadas por meio da criação de roteiros e procedimentos;
  • Possibilita a geração de saídas em um formato compatível com outros sistemas internos;
  • Padronização e equalização das informações geradas manualmente;
  • Entrega de uma ferramenta de fácil aplicação que passou a ser usada diariamente como parte do processo.

Resultados e impactos

  • + de 25 usuários podem usar o aplicativo ao mesmo tempo.
  • Novo processo de gestão de QLP 50% menor do que antes do app.
  • O processo que durava mais de 40 horas, agora é feito em 8 horas.
  • Aumento de agilidade para tomada de decisões na contratação, demissão e mobilização de pessoas.
  • Visibilidade nas aprovações: com destaque para o que está pendente de aprovação.
  • Maior segurança e qualidade dos dados.
  • Integração com o sistema de planejamento da empresa. Esse sistema analisa quanto aquela posição irá custar todo o ano, assim o gestor consegue saber qual será o valor exato dessa cadeira.
  • Aumento da confiabilidade dos dados.
  • Fortalecimento da cultura de inovação e transformação digital em áreas administrativas.

Sua empresa também pode ser um case de sucesso

A sua empresa também pode se beneficiar da expertise do nosso time em aprimorar processos para agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Há 30 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Acelera negócios com inteligência e tecnologia e materializamos as estratégias dos seus clientes em soluções digitais de alto impacto para solucionar diversos desafios.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente. 

O que acha de encontrar a solução ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como o nosso portfólio pode otimizar o desempenho de toda a sua empresa!

BRQ fale conosco