Como conhecer sobre Lifelong learning, Multipotencial e profissional T-Shaped pode te ajudar?

6 minutos para ler

Algumas pessoas já cometeram “nossa! Como você estuda muito” , “cara, você sempre está fazendo curso”, “ você é maníaco dos certificados” e algumas verbalizações similares. Há muito pouco tempo eu não entendia o porquê do espanto das pessoas em relação a vontade de cultivar o estudo, porém em alguns dos cursos que estava fazendo me deparei com o termos lifelong learning , pessoas multipotenciais e profissional T-Shaped, isso fez com que eu percebesse que estava no caminho certoTudo bem! Mas como isso pode me ajudar? Calma, logo chegaremos aí, mas primeiro vou explicar o que cada termo significa e como podem te ajudar na sua vida profissional e pessoal.

Lifelong learning

Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) este termo refere-se a “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta” (StartSe, 2018).

Su-Hie Ting (2015) em seu trabalho define que o desenvolvimento de Lifelong Learning no viés profissional está ligado ao aprendizado de novas habilidades e conhecimento com o propósito de progressão na carreira, enquanto o desenvolvimento pessoal engloba o crescimento pessoal como a autoestima e também habilidades de networking. Na Europa lifelong learning é sinônimo de:

  • Participação voluntária (Proatividade);
  • Respeito pela autoestima;
  • Colaboração;
  • Fomento de um espírito de reflexão crítica;
  • Um objetivo de nutrir adultos autodirigidos e capacitados.

Em outros países também é chamada de Aprendizagem contínua. Este termo se refere ao aprendizado durante a vida e não está restrito no sistema de educação formal, como escolas e universidades, o mesmo engloba aprendizado vocacional como por exemplo “aprender sobre liderança , criatividade ou inteligência emocional “ , ou seja, o aprendizado não é exclusivo apenas ao desenvolvimento profissional, abrange também o pessoal.

Pessoas Multipotenciais

Alguma vez já te perguntaram o que você quer ser quando crescer? Com certeza isso fez parte da infância de muita gente, e a decisão de ter uma ocupação pelo resto da vida pôde não ser uma decisão fácil, de fato não é!

Contudo tem algumas coisas que não te contaram, como por exemplo: a que você não é a mesma pessoa tudo dia e quem dirá em momentos diferente da vida, que você não precisa se prender em uma única atividade.

Se você é uma pessoa que sempre teve vontade de exercer mais de uma atividade/profissão, que nunca se contentou em estagnar e sempre busca aprender algo novo? Fique tranquilo! Você não está sozinho. Emilie Wapnick (2015) descreve este tipo de pessoa como “multipotencial”, aquela que geralmente tem uma gama de empregos e variados interesses durante a vida, aquela pessoa inquieta que não consegue se motivar sem desafios.

Você já deve ter se deparado com o termo de “especialista generalista” ou algo similar, no geral Sarah Cummings (2019) define essas pessoas como multipotenciais que possuem ampla variedade de conhecimentos e interesses, com capacidade para potencializar diferentes elementos para ter sucesso na sua área de atuação atual.

Emilie salienta que as pessoas multipotenciais têm quatro superpoderes: síntese de ideias, aprendizado rápido, adaptabilidade e ainda a capacidade de olhar o problema com óticas diferentes, o que leva à ruptura e à inovação (pessoas criativas). Ainda sobre inovação, tive a oportunidade de participar do curso Reaprendizagem Criativa elaborado e ministrado por Murilo Gun, o mesmo explica que a inovação vem do termo “combinatividade” onde a ideia inovadora é produzida de uma combinação de fatores que você já experenciou ou estudou durante a vida, é arte de combinar criativamente coisas de universos diferentes para criar algo novo.

Profissional T-Shaped

Antes de iniciar o conceito de T-Shaped acredito que seja importante traçar um breve panorama sobre o profissional I-shaped, primeiramente não é questão de depreciação de um ou de outro, ambos são tipos diferentes de pessoas e como elas lidam com a carreira profissional. O profissional I-shaped, é aquele profissional especialista em uma determinada área, assim como a letra “I” elas têm profundidade no conhecimento, mas não muita abrangência.

Mirago — O QUE É UM PROFISSIONAL T-SHAPED?

Já o profissional T-Shaped como a letra “T” tem profundidade de conhecimento (especialistas) em uma determinada área e ainda possui conhecimento generalista em várias outras áreas.

Scrum Team — I-Shaped vs T-Shaped People

Considerações finais

Tudo bem! Como já deve ter percebido estes conceitos estão totalmente interligados, pessoas T-Shaped, multipotenciais e o termo lifelong learning são de extrema relevância, estas pessoas têm capacidade de criar e “pensar fora da caixa”, de trazer insights significativos para o desenvolvimento de ideias, pensamento inovador. Não há nada de errado em ser I-Shaped ou não ser multipotencial, mas acredito que incorporar o aprendizado contínuo pode potencializar as práxis profissionais independentemente em qual classificação está imerso. Já no viés pessoal saber onde se encontra pode facilitar o seu desenvolvimento, autoconhecimento e autoestima.

Referências

Scrum Team — I-Shaped vs T-Shaped People, Warren Lynch, 2019. Disponível em: <https://medium.com/@warren2lynch/scrum-team-i-shaped-vs-t-shaped-people-569de6fa494e>

Why some of us don’t have one true calling, Emilie Wapnick, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4sZdcB6bjI8&feature=emb_title>

I’m a multipotentialite and I have superpowers!, Sarah Cummings, 2019. Disponível em: <https://medium.com/@sarahcummingssydney/im-a-multipotentialite-and-i-have-superpowers-bc88f7e8f2d1>

Lifelong Learning for Personal and Professional Development , Su-Hie Ting et al., 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/290998426_Lifelong_Learning_for_Personal_and_Professional_Development_in_Malaysia

Lifelong learning: a importância de NUNCA parar de estudar na vida, StartSe,2018.Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/empreendedores/lifelong-learning>

Escrito por: Gutelvam Rodrigues de Jesus

Para Medium: https://medium.com/@gutto.rdj/como-conhecer-sobre-lifelong-learning-multipotenciail-e-profissional-t-shaped-pode-te-ajudar-3a98c53653ac

Você também pode gostar

Deixe um comentário