Skip to main content

Para atender às necessidades do cliente BRQ em um e-commerce automotivo, desenvolvemos um ambiente seguro e escalável, utilizando EC2 para fácil gerenciamento e escalabilidade. Focamos em otimização, segurança e redução de custos, alinhados ao Well-Architected Framework. O resultado foi um ambiente confiável que superou as expectativas do cliente.

Sobre o cliente

O cliente BRQ é uma fabricante de automóveis, que fabrica e efetua a venda de diversos automóveis próprios. Está listada entre as cinco maiores fabricantes japonesas de automóveis em capitalização de mercado, e foi listada pela revista Forbes como uma das 150 maiores empresas do mundo em 2019.

Desafios do cliente

O cliente necessitava de um ambiente robusto e seguro na nuvem para sustentar seu comércio eletrônico automotivo, que é acessado pelo cliente final. A prioridade era a alta disponibilidade, rapidez no acesso e administração escalável do ambiente, considerando as campanhas e promoções que a empresa disponibiliza no site ao longo do ano, gerando mais tráfego para o comércio eletrônico. Como desafio, a empresa precisava de uma equipe qualificada de MSP com monitoração em tempo real e com as melhores práticas de framework implementadas nos ambientes, divididos em desenvolvimento e produção.

Solução

Nos alinhamentos com o cliente, a BRQ implementou a solução por meio de provisionamento seguro em um ambiente controlado por acessos federados, com monitoração via cloudwatch com alertas configurados para nossa ferramenta ITSM via SNS. Para controle de escalabilidade a solução foi a criação de servidores provisionados em auto scaling para front-end e back-end, podendo crescer e diminuir a partir da demanda. O controle de versionamento via GIT também trouxe maior segurança a equipe de desenvolvimento do código. Utilizamos também o CodeCommit e Code Pipeline para disponibilizar a escalabilidade quando necessária. A equipe de MSP da BRQ apresenta mensalmente ao cliente as recomendações realizadas baseadas no formulário do Well Architected Framework mantendo o nível de recomendações no mais alto patamar possível. Efetuamos a aplicação de finops reduzindo o custo total do projeto em 50% ao longo dos últimos meses. 

Resultados

  • Economia de tempo em manutenção e administração de infraestrutura;
  • Modernização, rapidez e agilidade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Migração para um ambiente mais seguro, com controles rigorosos e criptografado;
  • Infraestrutura global que garante 100% de durabilidade;
  • Elasticidade e escalabilidade dos recursos, com a possibilidade de dimensionar com base nas demandas.

Conclusão

Como resultado, o cliente BRQ conseguiu lançar o ambiente produtivo segmentado em outros 2 ambientes de validação, garantindo assim a segurança das informações e um processo mais robusto de execução de updates para o site. A administração do ambiente, monitoração de instâncias e desempenho, junto à equipe do Managed Services em conjunto com a equipe de desenvolvimento, vem trazendo ótimos resultados de negócio. Utilizando o modelo de Well-Architected Frameworks, a recomendação de melhores práticas tem sido no mais alto nível, com ótimas respostas financeiras e de desempenho para o ambiente. O tempo de resposta do site mantém-se rápido conforme solicitado, trazendo a satisfação do cliente final.

BRQ fale conosco