Ícone do site Insights BRQ

Transformação Digital: app de banco digital gera 16 mil vendas de seguros

desenvolvimento de aplicativos para seguros

Parceiro da BRQ há alguns anos, um banco digital tem como propósito descomplicar o dia a dia dos seus clientes, em sua maioria jovens de 18 a 34 anos. Para isso, contou com o nosso suporte na criação de uma nova funcionalidade no app: um espaço dedicado à oferta de seguros, que permite a consulta e a contratação dos produtos do banco.

Quer saber mais sobre o desenrolar desse case e os resultados conquistados pela parceria entre as duas empresas? Continue a leitura e confira!

A necessidade do banco digital

Buscando aumentar a sua base de clientes, o banco decidiu se diferenciar ao ofertar uma gama de seguros para os seus correntistas.

Segundo Ane Knust Coelho, Gerente de Operações na BRQ responsável pela conta, a principal demanda do cliente era alavancar o número de contas, e um dos itens elencados para contribuir para esse processo foi a oferta de proteções.

Para isso, foi preciso buscar maneiras de estimular o público-alvo da instituição — entre 18 e 34 anos de idade — a aderir aos serviços de proteção.

A solução entregue pela BRQ

A BRQ ajudou o banco a desenvolver uma nova feature no seu aplicativo: a Jornada de Proteção. O objetivo é facilitar o acesso aos clientes que desejarem fazer a contratação de seguros diversos. O diferencial são os pacotes simples com preços mais acessíveis para a maior parte dos seus correntistas.

A Jornada de Proteção foi lançada inicialmente com o plano odontológico e, aos poucos, foram adicionadas novas ofertas, como o seguro residencial e para os cartões de débito e crédito. Em cada categoria é disponibilizada a contratação, listagem e cancelamento do produto.

O processo de criação do novo produto no app

A BRQ, por meio de seus squads gerenciados, atuou junto ao time do cliente no desenvolvimento da área de seguros dentro do app. Em conjunto, as equipes desenvolveram a API e a arquitetura do aplicativo em todo o ciclo de vida de desenvolvimento do software, passando pelo levantamento e análise de requisitos, projeto, design, testes e implementação.

“O time da BRQ foi envolvido em 100% do processo, desde a concepção do produto ao lado da área de negócios do banco até a entrega do produto final”, afirma Ane.

Durante esse período, o time passou por um desafio. “Como a primeira entrega foi feita no final de dezembro/2019, nos deparamos com pandemia durante o andamento do projeto. Mas conseguimos superar muito bem essa questão. Tanto é que, quando fizemos a primeira entrega, nosso squad foi considerado um case de sucesso no tocante à parceria e sinergia”, destaca a Gerente da Operações.

Os resultados alcançados com o projeto

Com um trabalho eficiente de gestão de inovação, os resultados da parceria entre BRQ e o cliente foram um sucesso. Para começar, esse foi o 1º lançamento de um produto de seguro entre todos os bancos digitais.

Além disso, de acordo com Ane, houve outro ponto relevante no processo: “O índice baixíssimo de incidentes da aplicação. Isso significa qualidade!”, comemora. E só foi possível devido ao nível de maturidade do time no engajamento com o negócio e na aderência ao processo.

A solução também gerou números positivos para o banco digital em relação ao retorno financeiro. Só em 2020, foram 16 mil produtos de proteção vendidos, e o canal foi responsável por 30% das vendas de plano odontológico.

Essa história também pode ser sua

Equipes cross-funcionais, ágeis e autogerenciáveis, os squads da BRQ atuam com alta capacidade técnica para apoiar empresas no desenvolvimento e melhoria contínua de soluções digitais. A sua empresa também pode se beneficiar da expertise do nosso time em aprimorar processos para agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de transformação digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente. 

O que acha de encontrar a solução ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como o nosso portfólio pode otimizar o desempenho de toda a sua empresa!

Sair da versão mobile