Skip to main content

Em projetos de qualquer natureza, pouco ou nada se cria. Isso significa o seguinte: aquilo que já deu certo no passado precisa ser documentado e repassado à equipe, pois isso ajuda na padronização e ganho de tempo em atividades mais complexas. Este é o plano de fundo do Design System.

Ao longo deste texto, vamos explicar melhor sobre o Design System, destacando o porquê dele ser tão importante e benéfico. Além disso, falaremos de seus princípios e elementos, apresentando um case de sucesso. Continue a leitura até o final e saiba mais!

O que é Design System?

Talvez a palavra que melhor defina o Design System seja reutilização. Na prática, o termo significa um conjunto de componentes que já foi usado em projetos passados, visando padronizar uma aplicação específica e, em algum grau, automatizar o negócio. Sendo assim, a ideia do Design System é unificar a linguagem de um produto, facilitando o trabalho da equipe e promovendo a maior qualidade deste produto, quando for finalizado.

Dito isso, o Design System é, na realidade, um ativo de negócio que serve de referência para projetos na empresa. Um software, por exemplo, pode ser feito de acordo com os elementos e princípios do Design System, sendo algo que deve passar por atualização constante.

Portanto, o Design System não é algo engessado, o que requer a colaboração frequente de quem trabalha em projetos dos mais variados tipos. Em resumo, como falado no início, existem coisas que não precisam ser criadas do zero absoluto — o Design System é um meio efetivo de as equipes terem um ponto de partida na hora de construir soluções para clientes, com foco também em inovação.

Diferença entre Design System, Style Guide e Pattern Library

O Design System é um conceito maior do que os outros dois, mas que abrange ambos. Portanto, tanto o Style Guide (Guia de Estilo) e o Pattern Library (biblioteca de padrões) são componentes mais específicos do Design System, ajudando os colaboradores a serem mais ágeis e produtivos ao longo de um projeto.

Qual seu objetivo?

Se o projeto for de um site ou software, por exemplo, tanto a equipe quanto o cliente esperam um produto de qualidade no menor tempo possível. Tendo isso em vista, quando se reutiliza padrões já documentados, essa prática tende a se perpetuar na empresa, facilitando a inovação e a adaptação de novos colaboradores.

Uma analogia plausível feita com o Design System é o famoso jogo Lego. Este é composto por várias peças, e estas são encaixadas para a montagem de diversas coisas, sejam elas formas concretas ou abstratas. A lição que se pode extrair dessa analogia é a seguinte: para projetar algo, não é necessário criar componentes de modo tão granular. Tais componentes — as peças do Lego — já existem, bastando à equipe se adequar aos requisitos e, principalmente, às necessidades dos clientes.

Quais os benefícios?

Com base no que já foi falado até aqui, talvez seja possível inferir alguns benefícios do Design System. Uma delas, que fica do lado do cliente, são a clareza e a usabilidade da aplicação. Esses dois aspectos pesam muito na decisão se o cliente vai procurar a sua empresa novamente para fechar um novo contrato. Uma interface enxuta, fácil de entender, navegar e manusear (também considerando dispositivos móveis) são coisas que se obtém com auxílio do Design System.

Escalabilidade

Outro benefício que se obtém com o Design System é a escalabilidade de software. Uma das coisas que potencializa isso é a arquitetura de microsserviços, responsável por reduzir o acoplamento e a dependência entre as funcionalidades do software. Por consequência, isso também facilita a manutenção do código e aumenta o seu poder de se integrar a outras ferramentas.

Confiabilidade e rapidez

Um ponto positivo dos microsserviços é que eles costumam ser mais confiáveis e rápidos do que sistemas monolíticos. Estes são caracterizados pelo código único, fortemente acoplado e difícil de manter. Isso também possibilita uma performance melhor na nuvem, que é o ambiente ideal para que aplicações modernas possam se hospedar e rodar.

Segurança e privacidade

Outros dois benefícios importantes do Design System são a segurança e a privacidade. Ambos são proporcionados pelos chamados servidores proxy, que funcionam como um canal entre o usuário e a internet. Na prática, ele atua acelerando o carregamento de páginas web, por ter dados armazenados em sua memória cache.

Quais os princípios e elementos do Design System?

Há pouco, adiantamos dois dos princípios do Design System: os microsserviços e o servidor proxy. Existe outro chamado escala horizontal e vertical, que consiste, respectivamente, em aumentar a quantidade de equipamentos de hardware e ampliar o poder computacional destes. Dependendo do cenário, um ou outro melhor atende às demandas do cliente.

Teorema de PAC e o case de sucesso da Ambev

A ideia por trás do Teorema de PAC é a seguinte: um sistema distribuído pode fornecer duas das três propriedades simultaneamente — no caso, a consistência, a disponibilidade e a tolerância a uma partição. Em outras palavras, o que ocorre é a troca entre consistência e disponibilidade quando há uma partição.

Alguns outros princípios importantes do Design System são:

  • armazenamento;
  • filas de mensagens;
  • sistemas de arquivos.

A Ambev tinha o desafio de aprimorar os seus processos logísticos. A empresa não trabalhava com um repositório de dados centralizado, de modo que acontecia o fenômeno chamado silo, um excedente de informação que ficava confinado em um setor específico da companhia.

Por meio da parceria com a Ambev, a BRQ implementou uma estratégia chamada discovery, na intenção de descobrir o que a empresa mais precisava naquele momento. Foi justamente esse o contexto de construção do Design System, de modo a criar um dashboard que conseguisse integrar os dados da companhia. Com essa implementação, a Ambev conseguiu resultados importantes, como a integração de processos logísticos e a agilidade na tomada de decisão, além de uma proatividade maior na resolução de problemas.

O Design System, como visto, ajuda profissionais ao longo do desenvolvimento de aplicações, por meio da padronização e reuso de componentes. A BRQ ajuda empresas a crescer digitalmente, por meio de soluções como EXA e Mobile, dando todo o suporte que nossos clientes precisam para serem cada vez mais modernas e eficientes.

Leia outros conteúdos do blog, inscreva-se na nossa Newsletter e conheça os serviços e soluções da BRQ!

BRQ fale conosco