Github Copilot: ferramenta desenvolvida em parceria com OpenAI agiliza a escrita de novos códigos e o desenvolvimento de sistemas
O desenvolvimento de software que, em razão da sua complexidade, pode demandar um enorme tempo das equipes. A criação de um sistema pode ocorrer em horas, dias ou semanas, período durante o qual os códigos são escritos, testados e depurados.
Para facilitar esses processos, surgiu o GitHub Copilot. Trata-se de um sistema de emparelhamento de código baseado em Inteligência Artificial que pode se tornar um aliado de desenvolvedores.
Ele foi desenvolvido pelo Github em parceria com a OpenAI e se destaca por oferecer sugestões às equipes em tempo real.
Para tanto, presta assistência para os desenvolvedores nas diferentes fases do desenvolvimento de software.
Assim, ela se destaca pela capacidade abrangente, que pode tornar o processo de desenvolvimento mais rápido, barato e eficaz. Saiba mais sobre esta ferramenta, suas capacidades, aplicações e limitações.
Como surgiu o Github Copilot?
Ele surgiu em uma colaboração entre a GitHub e a OpenAI. A ideia inicial desta parceria era criar uma ferramenta para auxiliar os programadores na escrita de códigos, automatizando parte das tarefas e sugerindo trechos de código baseados em cada contexto específico.
O desenvolvimento do Github Copilot teve início em 2021, a partir de um programa de visualização limitado. Ele permitiu que alguns desenvolvedores testassem a ferramenta e fornecessem um feedback.
O modelo foi treinado com os dados de código público disponíveis no GitHub, onde ele teve acesso aos padrões e estilos típicos de diferentes tipos de linguagens de programação, aprendendo com eles.
O lançamento oficial do GitHub Copilot aconteceu em junho de 2021, como um serviço de assinatura que passa por constantes atualizações.
Quais são as funcionalidades do Github Copilot?
A ferramenta desenvolvida em conjunto pela OpenAI e Github reúne funções que se destacam no dia a dia dos desenvolvedores. Elas conseguem agilizar os processos e os tornam menos repetitivos.
A importância da cultura de qualidade de software nas equipes de desenvolvimento
Autocompletar código em tempo real
O Copilot analisa um código e o contexto em que está inserido por meio de comentários, nomes de variáveis, dentre outras informações.
A partir disso, ele apresenta sugestões referentes ao próximo pedaço de código a ser escrito.
Portanto, ele poupa os desenvolvedores de manualmente escreverem cada pedacinho de um código.
O processo é acelerado e reduz a digitação repetitiva, além de reduzir o número de erros típicos de um trabalho manual.
Aliás, o Github Cipilot prevê tanto as linhas individuais quanto as estruturas de código mais complexas e longas.
Sugerir funções
O Copilot não se limita a dar continuidade à escrita de códigos. Ele também consegue sugerir às equipes funções inteiras, apresentando ideias sobre parâmetros e para a lógica interna. Isso acontece com base no código apresentado e nos comentários disponíveis, que o contextualizam.
Assim, caso você descreva uma função em um comentário, a ferramenta poderá gerar a implementação da função.
Análise de sentimento: Tipos, importância e aplicações
Suporte múltiplo
O Github Copilot pode suportar diferentes tipos de linguagens de programação e frameworks. Python, JavaScript, TypeScript, Java, C++, C#, Go, Ruby e PHP são algumas delas.
A ferramenta também entende e trabalha bem com diversos frameworks e bibliotecas. Isso ajuda ele a se adaptar ao contexto de cada projeto.
Integração com editores de código
O Copilot se disponibiliza como uma extensão para os principais editores de código, o que permite que ele seja usado junto a ferramentas como Visual Studio Code, Neovim, JetBrains IDEs.
Quais são as vantagens da ferramenta de desenvolvimento?
O GitHub Copilot se apoia na Inteligência Artificial da OpenAI. Isso faz com que ele se destaque no mercado, principalmente pelas funções e pelas vantagens que decorrem delas e de sua capacidade. Veja como ele beneficia desenvolvedores e seus projetos!
Projetos mais produtivos
O Copilot aumenta a produtividade no desenvolvimento de softwares e na escrita de códigos. Ele sugere linhas de código, funções inteiras e até trechos de maior complexidade.
Assistência de aprendizagem e prototipagem de código
O GitHub Copilot permite uma experimentação rápida e eficiente de novos frameworks. Desse modo, ele trabalha para facilitar a prototipagem e a aprendizagem de novas tecnologias.
Ou seja, com as sugestões apresentadas pelo Copilot, os desenvolvedores podem aprender novas técnicas de programação.
Sugestões de código inteligentes
Um dos principais destaques do GitHub Copilot, que evidencia a sua inteligência, é a sua capacidade de entender em qual contexto o código está sendo gerado.
Portanto, ele considera a finalidade dele e a lógica do programa. É por isso que a ferramenta consegue oferecer sugestões relevantes para os projetos de desenvolvimento.
Desenvolvimento mobile: o que é, desafios e tendências
Quais são as limitações e os desafios do Github Copilot?
Ainda que seja uma ferramenta de desenvolvimento de grande valor, o GitHub Copilot também enfrenta algumas limitações e desafios, como os listados abaixo.
Dependência da ferramenta
A facilidade e a velocidade oferecidas pelo GitHub Copilot são inegáveis e de grande auxílio no processo de desenvolvimento de códigos.
Contudo, elas também podem criar, para os desenvolvedores, uma dependência excessiva da ferramenta.
Isso pode reduzir a capacidade das equipes de entender, de forma profunda, o código que estão escrevendo.
Confiar cegamente nas sugestões do Copilot pode resultar na compreensão superficial do projeto.
Além disso, isso pode criar dificuldades para lidar com situações não-padrão. Como o Copilot é baseado em padrões existentes, os cenários não convencionais limitam a sua capacidade.
DevOps: o que é, desafios, ciclo de vida, ferramentas e métricas
Código de qualidade variável
Comumente, os códigos gerados pelo GitHub Copilot são funcionais. Porém, em algumas situações a sua qualidade pode sofrer variações, impondo aos desenvolvedores a verificação e a testagem de todas as sugestões apresentadas pela ferramenta.
Por exemplo, ele pode gerar um código que seja funcional, mas que não é otimizado. O resultado envolve lentidão e até mesmo o consumo excessivo de recursos.
Outro caso que ilustra isso é quando o código gerado tem difícil leitura e compreensão. Nesta hipótese, a colaboração entre equipe e Copilot fica mais difícil.
API Management: o que é, como fazer e principais ferramentas
Questões de privacidade
O surgimento do GitHub Copilot foi possível pelo seu treinamento apoiado nos dados públicos disponíveis no GitHub.
A lógica por trás da sua criação, portanto, levanta preocupações referentes à possível violação de direitos autorais.
Além disso, a disponibilização de um código proprietário no prompt oferecido ao Copilot pode resultar no vazamento de informações sensíveis por meio das sugestões da ferramenta.
Github x Outras ferramentas de desenvolvimento de códigos
O GitHub Copilot não é a única alternativa para equipes de desenvolvimento que desejam automatizar parte de suas tarefas.
O mercado conta com outras opções, como o Tabnine e o Amazon CodeWhisperer.
Da mesma forma que o Copilot, o Tabnine oferece sugestões aos programadores, mas sua abordagem é diferente. Ele tem uma base de conhecimento menos extensa que o seu concorrente. Por isso, tem o risco de gerar respostas menos precisas.
Já o Amazon CodeWhisperer é integrado ao ecossistema AWS. Ele fora, assim, na integração de suas capacidades com os demais serviços da Amazon. Semelhante ao Copilot e Tabnine, ele oferece sugestões de código, mas com ênfase em segurança e na conformidade com as práticas AWS.
Quais são os principais fatores do desenvolvimento de aplicativos?
Casos práticos e aplicações do Github Copilot
Os recursos e as vantagens do GitHub Copilot você já conhece. Resta, então, entender como ele é utilizado pelas equipes de desenvolvedores.
Em projetos que exigem rapidez, o Copilot auxilia na escrita de trechos de código comuns. Por exemplo, referentes às funções de validação, integrações com APIs e criação de componentes front-end reutilizáveis.
Outra aplicação prática da ferramenta envolve os programadores que estão aprendendo uma nova linguagem.
Neste caso, o Copilot sugere alguns padrões de código e sintaxes corretas para acelerar o aprendizado e evitar erros comuns de iniciantes.
Quando se tratam de projetos legados, o Copilot pode modernizar e otimizar os códigos. Nesta hipótese, ele trabalha no desenvolvimento de sugestões de melhorias.
Com essas possibilidades, o Github Copilot se destaca especialmente em cenários como:
- Startups: os times pequenos, compostos por poucos desenvolvedores, utilizam o Copilot para acelerar a entrega de MVPs (Minimum Viable Products), aplicando a ferramenta nas tarefas repetitivas;
- Desenvolvimento de IA e Machine Learning: o Github Copilot é útil para criar scripts que analisam dados e treinam modelos e integração com bibliotecas populares.
Melhore seu fluxo de trabalho com o GitHub Copilot
O GitHub Copilot tem um grande potencial e pode melhorar a rotina dos desenvolvedores. Ele possui algumas limitações, é claro, mas o fato de ser alvo recorrente de pesquisas faz com que soluções surjam e melhorem ainda mais o seu desempenho.
Empresas que trabalham com o desenvolvimento de códigos podem melhorar suas operações a partir do Copilot.
Porém, antes de adotá-lo, é necessário analisar as demandas particulares do negócio e seus objetivos. Com isso, torna-se possível optar pela ferramenta mais benéfica para cada caso.
Entre em contato com a BRQ e descubra quais são as melhores soluções de tecnologia para sua empresa!
Leia também:
Google Vertex AI: acelere IA e ML na nuvem
Agentforce: conheça os agentes autônomos de IA da Salesforce





