Skip to main content

O Google Cloud VMware Engine é uma solução para quem quer migrar estruturas para a nuvem de forma rápida e segura para, assim, ter acesso a novos recursos e facilidades.  

Esta alternativa moderna aos servidores físicos ganha cada vez mais espaço em diferentes empresas, pois oferece inúmeras vantagens ao mesmo tempo em que sua adoção não exige alta complexidade. 

Para saber quais são essas vantagens e quais são as funções desta ferramenta, confira o artigo abaixo e fique por dentro das facilidades que a sua empresa pode conquistar ao aderir a ela. 

O que é o Google Cloud VMware Engine? 

O Google Cloud VMware Engine é um serviço fornecido pelo Google Cloud. Ele permite que as organizações executem cargas de trabalho VMware nativas no ambiente da nuvem. Com isso, facilita o uso e o acesso a arquivos e programas.  

Para isso, o GCVE oferece uma maneira simplificada de migrar cargas de trabalho existentes em servidores locais para a nuvem do Google, onde garante a compatibilidade das primeiras com as ferramentas e recursos ali disponíveis. 

Com o GCVE, a migração de cargas de trabalho ocorre sem a necessidade de reestruturação ou reconstrução das infraestruturas já existentes nas empresas. Dessa maneira, torna-se possível se aproveitar dos benefícios da nuvem, como escalabilidade, flexibilidade e segurança, sem que se imponham grandes alterações em seus ambientes de TI. 

São vários os recursos oferecidos pelo Google Cloud VMware Engine. Dentre eles estão a capacidade de executar máquinas virtuais VMware diretamente no Google Cloud, o acesso à rede e aos serviços da nuvem, integração com ferramentas de gerenciamento, como vSphere e vCenter etc. 

Quais as principais funções do GCVE? 

O Google Cloud VMware Engine possui uma série de funções que se somam para permitir a execução de tarefas e o acesso a sistemas e arquivos na nuvem, mesmo que eles pertençam, originalmente, a sistemas físicos e locais. 

Conheça, nos itens que seguem, as principais funções da plataforma e, na sequência, confira os benefícios de usá-la para modernizar a atuação da sua empresa. 

Simplificação da jornada das empresas 

O Google Cloud VMware Engine simplifica a migração das cargas de trabalho das empresas para a nuvem.  

Ele fornece uma plataforma integrada que permite executar e gerenciar cargas de trabalho VMware de forma nativa no Google Cloud. Assim, dispensa a reestruturação e a modificação das aplicações existentes. 

Criação de soluções inovadoras com integrações 

O GCVE possibilita a criação de soluções inovadoras por meio da sua integração com outras ferramentas e serviços presentes no Google Cloud.  

Por exemplo, há a integração com Anthos, essencial para a modernização de aplicativos. Igualmente, com o AutoML, útil para o uso de Machine Learning automatizado. Ainda, com o BigQuery, que permite a análise de dados de forma escalável e em tempo real. 

Essas são apenas algumas das integrações presentes na plataforma. Por isso, é possível encontrar diferentes soluções, conforme o objetivo das atividades e as necessidades que elas apresentem. 

Acesso a aplicativos seguros em ambiente unificado 

Com o Google Cloud VMware Engine, as empresas têm acesso a aplicativos seguros que estão presentes em um ambiente unificado. Nele estão presentes, ao mesmo tempo, redes, servidores, dados e serviços. 

Em um ambiente unificado, os usuários podem acessar e gerenciar diversos recursos de forma centralizada e sem problemas, independentemente de sua localização física ou do dispositivo que estão usando. Isso promove uma experiência consistente e facilita a colaboração entre diferentes equipes. 

Além disso, este tipo de ambiente oferece uma camada superior de segurança e conformidade. Isso é essencial na medida em que garante que todas as atividades e dados estão protegidos adequadamente e em conformidade com os requisitos regulatórios relevantes. 

Espaço de trabalho digital 

Uma das principais funções do Google Cloud VMware Engine é atuar como um espaço de trabalho digital para as empresas. Assim, nele é possível acessar aplicações e dados de qualquer lugar e a qualquer momento, de forma segura e escalável e, inclusive, colaborativa. 

Otimização e automatização de conexão de rede para a nuvem 

Por meio do Google Cloud VMware Engine, as empresas podem otimizar e automatizar a conexão de rede para a nuvem.  

Para que isso seja possível, ali estão presentes ferramentas e recursos capazes de simplificar a conectividade entre os ambientes on-premise e na nuvem, o que resulta em uma comunicação eficiente e segura. 

Serviços em nuvem: o que são, quais existem e porque utilizá-los   

Quais são os benefícios em usar o Google Cloud VMware Engine? 

O Google Cloud VMware Engine oferece uma série de benefícios para as organizações que desejam executar cargas de trabalho na nuvem do Google Cloud. Saiba quais são suas principais vantagens e porque adotar a ferramenta o quanto antes. 

Facilidade de migração 

Uma das principais características do GCVE é a simplificação do processo de migração de cargas de trabalho VMware para a nuvem. Esse fator também representa um dos grandes benefícios em utilizá-lo. 

Seu modo de operação se destaca justamente por permitir que as organizações migrem para a nuvem do Google sem que para isso se imponha a necessidade de reestruturar significativamente suas infraestruturas já existentes e utilizadas. 

Compatibilidade com VMware 

O GCVE é totalmente compatível com as ferramentas e tecnologias VMware existentes. Isso inclui vSphere, vCenter e outras.  

Mais uma vez, trata-se de uma característica que também ilustra uma grande vantagem de uso do Google Cloud VMware Engine. Afinal, isso permite que as organizações usem as ferramentas as quais já estão familiarizadas para gerenciar suas cargas de trabalho na nuvem. 

Acesso aos serviços do Google Cloud 

As cargas de trabalho executadas no GCVE têm acesso aos serviços e recursos avançados do Google Cloud Platform. Por exemplo, ao armazenamento, ao banco de dados e análise deles, IA etc.  

Com isso, as empresas têm a chance de ampliar suas funcionalidades e aproveitar os recursos ali presentes. 

Elasticidade e escalabilidade 

O GCVE também oferece recursos de computação elásticos e escaláveis. Em outras palavras, ele oferece a possibilidade de ajuste da capacidade de computação de acordo com as demandas de suas cargas de trabalho. 

Alta disponibilidade e segurança 

O Google Cloud VMware Engine conta com recursos avançados de alta disponibilidade e segurança que protegem as cargas de trabalho executadas na nuvem.  

Eles incluem monitoramento, backup, recuperação de desastres e conformidade com padrões de segurança. 

Gerenciamento simplificado 

O GCVE simplifica o gerenciamento de infraestrutura, o que permite que as organizações se concentrem em suas cargas de trabalho e aplicativos, enquanto o Google cuida da infraestrutura subjacente. 

Quais os casos de uso do GCVE? 

O Google Cloud VMware Engine é adequado para uso em diferentes casos e para objetivos diversos. Abaixo você encontra alguns exemplos que ilustram bem suas aplicabilidades. 

Migração para a nuvem 

Empresas que desejam migrar suas cargas de trabalho VMware para a nuvem têm no GCVE um grande aliado. Com ele é possível promover essa transição de forma simplificada, sem a necessidade de modificar drasticamente as infraestruturas já existentes. 

Desenvolvimento e teste de aplicativos 

O Google Cloud VMware Engine pode ser usado para criar ambientes de desenvolvimento e teste na nuvem.  

Isso significa que as equipes têm a chance de desenvolver, criar e testar novos aplicativos sem que haja a necessidade de configurar e manter infraestruturas locais, o que demandaria maior investimento de tempo e de recursos. 

Implantações temporárias ou sazonais 

Empresas que precisam escalar rapidamente suas operações para atender a demandas temporárias, tais como as sazonais, encontram no GCVE uma ótima solução que lhes permite provisionar recursos de computação na nuvem conforme a necessidade e, depois, desativá-los quando não forem mais precisos. 

Recuperação de desastres e continuidade dos negócios 

O Google Cloud VMware Engine pode ser usado para a criação de sites de recuperação de desastres na nuvem. Com eles, as empresas mantêm suas operações em funcionamento mesmo em caso de falhas de infraestrutura ou desastres naturais, o que é essencial para a qualidade dos serviços e para sua continuidade. 

Análise de dados e processamento em lote 

Atividades e empresas que precisam de capacidade adicional de computação para análise de dados ou processamento em lote podem usar o GCVE para provisionar recursos na nuvem conforme sua necessidade, o que garante a execução de atividades eficiente e econômica. 

Conclusão 

O Google Cloud VMware Engine oferece soluções modernas e que podem se enquadrar nas necessidades de cada empresa, conforme suas atividades. Por meio dele, pode-se aderir ao ambiente de nuvem da forma menos traumática possível, pois estruturas não requerem mudanças drásticas. 

Se você tem interesse em adotá-lo em suas operações, entre em contato com a BRQ, parceira do Google Cloud que detém todo o conhecimento necessário para a sua empresa aderir ao GCVE com segurança e eficácia. 

BRQ fale conosco