Skip to main content

As possibilidades de usos da IA nos negócios são muitas. Ela pode ser usada em empresas de todos os tipos e das mais diversas formas, contribuindo para o aumento da eficiência operacional e, consequentemente, potencialização de lucros. Além disso, a tecnologia também pode ser usada para tornar a experiência do cliente mais agradável.

Pensando nisso, o Instagram usa a Inteligência Artificial para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Nesse post vamos te contar como a rede social tem usado a tecnologia de maneira favorável. Continue lendo!

Combate ao bullying

O recurso implementado mais recentemente no aplicativo utiliza Inteligência Artificial combinada ao Machine Learning para detectar fotos e comentários contendo conteúdos abusivos ou agressivos aos usuários.

Neste caso, o aprendizado de máquina atua com base nas palavras denunciadas pelos usuários, identificando esses comentários e fotos. Posteriormente, eles são enviados para uma equipe de pessoas que avalia se aquele conteúdo deve ou não ser excluído da rede.

Acessibilidade para deficientes visuais

A plataforma também utiliza IA para criar descrições de texto, as “alt tags”, para imagens postadas pelos usuários. Dessa forma, os leitores de elementos da tela poderão descrever adequadamente essas imagens, possibilitando o consumo do conteúdo por pessoas com deficiências visuais. 

O usuário também pode criar a descrição manualmente ou contar com uma ajudinha do programa. Isso porque a Inteligência Artificial é utilizada para fazer o reconhecimento dos objetos das fotos e gerar uma sugestão de descrição. Assim, os usuários podem utilizá-la como base e elaborar descrições mais detalhadas de seus conteúdos.

Filtros nos stories

Cada vez mais populares na plataforma, os filtros personalizados são criados utilizando Realidade Aumentada e Inteligência Artificial. Neste caso, a tecnologia atua para reconhecer a face das pessoas que estão na frente da câmera e sobrepondo os efeitos visuais. Assim, os filtros encaixam-se perfeitamente no rosto de quem está utilizando e movimentam-se junto com o usuário.

#10YearChallenge

Pouco tempo atrás este desafio mobilizou milhares de usuários do Instagram, que postaram fotos atuais e fotos de dez anos atrás lado a lado. Muito se falou, depois da onda de posts, sobre a possibilidade de uso das fotos para a melhoria de sistemas de reconhecimento facial utilizando IA. Nada foi confirmado, mas é possível que essas fotos sejam usadas no aprendizado de máquina.

Os avanços tecnológicos têm fornecido muitas ferramentas criadas para melhorar os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. No campo da Inteligência Artificial as possibilidades são muitas e podem se adaptar a cada tipo de negócio. Para saber quais tecnologias podem funcionar melhor na sua empresa, fale com a gente!

BRQ fale conosco