Skip to main content

A automação é um processo que está presente no mercado por muitas décadas. Um conceito que surgiu ainda na 1ª Revolução Industrial e, com os avanços na tecnologia, torna-se cada vez mais importante para uma estrutura de trabalho eficiente. Diante da Transformação Digital, o conceito ganhou maior notoriedade e, agora, é o momento da hiperautomação.

Isso mesmo! Não basta ter tarefas automatizadas no dia a dia de trabalho. É preciso levar esse conceito para outro nível, exatamente o que é proposto pela hiperautomação. Como se trata de um processo muito mais complexo, porém, é natural que as empresas tenham dificuldade em implementar essas práticas em suas atividades operacionais, o que reforça a importância da Intelligent Business Automation – IBA.

Mas você sabe do que se trata a IBA e como se relaciona com a hiperautomação? Entenda tudo sobre o assunto e como esses dois conceitos são cada vez mais importantes para o sucesso de uma organização. Boa leitura!

Índice

  1. O que é hiperautomação?
  2. Qual é a importância de hiperautomatizar a minha empresa?
  3. Quais são as vantagens de adotar a hiperautomação?
    • Tomada de decisão acertada
    • Maior produtividade
    • Flexibilidade e integração
    • Mais receita e menos custos
  4. Como a BRQ se relaciona com a hiperautomação e a Intelligent Business Automation?
  5. Quais são as ferramentas e soluções de Intelligent Business Automation da BRQ?
    • RPA – Robotic Process Automation
    • iBPM – Intelligent Business Process Management
    • Machine Learning
  6. Quais são as vantagens da implantação de soluções de IBA?
    • Comportamento sistemático e linear
    • Escalabilidade
    • Otimização de recursos
  7. Os resultados em longo prazo
  8. Deseja levar a automação para seus negócios?

O que é hiperautomação?

Em 2019, o Gartner já colocava a necessidade de hiperautomação como a principal tendência para o futuro dentro da área da tecnologia. Em seu relatório, a empresa reforça a relevância de não limitar o processo de automação, envolvendo a aplicação de diferentes tecnologias dentro de uma mesma estrutura de trabalho para automatizar rapidamente as atividades de uma empresa.

Mais do que investir na automação de uma tarefa ou outra dentro de todo o ciclo produtivo de uma organização, a proposta é integrar todos os procedimentos a partir do uso de recursos inovadores. A ideia é não restringir a automação a uma atividade específica, mas permitir que um sistema consiga identificar e executar outros aspectos que envolvam o processo, como pesquisa e análise.

Para que a hiperautomação seja implementada com sucesso, é preciso utilizar tecnologias avançadas e inovadoras, como Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Assim, nem mesmo a etapa de complementação precisa ser executada por um profissional, com o sistema ganhando maior autonomia. Esse fator gera mais tempo livre e produtivo aos colaboradores.

O principal diferencial da hiperautomação em relação ao processo de automação é a escalabilidade. As limitações são muito menores, o que permite a extensão da otimização dos processos internos. Não é preciso limitar os avanços a uma ou outra atividade, pois todo o sistema de uma empresa pode ser integrado, com todas as tecnologias de automação trabalhando em conjunto.

Em resumo, a hiperautomação tem a participação direta de cinco tecnologias:

  • Automação de processos robóticos;
  • Gestão de processos de negócios;
  • Inteligência Artificial;
  • Aprendizagem de Máquina;
  • Análises avançadas de dados.

A partir da implementação desse conceito, toda a estrutura organizacional é otimizada, com ganhos significativos nas mais diferentes áreas de uma empresa.

Qual é a importância de hiperautomatizar a minha empresa?

A Transformação Digital já é uma realidade para muitas empresas, mas ela só vai ser aproveitada ao máximo com o uso correto das tecnologias. O processo de automação é muito eficiente, mas ele representa mudanças pontuais na estrutura de uma organização. A hiperautomação, por sua vez, significa integrar todo o sistema de trabalho para conseguir maior eficiência produtiva.

Afinal, de que adianta ter um setor automatizado, enquanto outra área importante não usufrui dos mesmos investimentos? A hiperautomação contribui para a criação de um panorama completo sobre o funcionamento de uma organização e, dessa forma, facilita os ajustes necessários.

Os motivos para hiperautomatizar sua empresa são variados: da redução de custos e prazos até a escalabilidade das operações e a maior eficiência da sua equipe. Toda a organização ganha em produtividade, trazendo resultados cada vez mais satisfatórios, especialmente ao analisar o longo prazo.

Além disso, a competitividade no mercado cresce a cada dia, e a sua empresa não pode perder tempo com processos defasados, custosos e que não geram tantos resultados. Investir na integração dos procedimentos internos com a hiperautomação, portanto, é o caminho mais adequado para se manter sempre atualizado e em constante evolução digital.

Quais são as vantagens de adotar a hiperautomação?

Mas quais são as vantagens de implementar a hiperautomação dentro da empresa? É o que veremos neste tópico.

Tomada de decisão acertada

O principal benefício da adoção da hiperautomação é a capacidade de otimizar a tomada de decisão na companhia. Em um mercado tão competitivo, é preciso evitar tempo — e recursos — perdidos com estratégias pouco eficientes. Todos os profissionais passam a ter acesso a um sistema completo e integrado, que permite a realização de análises precisas sobre inúmeras questões, além de centralizado, onde todas as informações e os detalhes estão disponíveis.

Áreas diferentes se integram, criando insights mais valiosos e que contribuem diretamente para tomadas de decisões mais assertivas. Em longo prazo, isso pode representar um diferencial competitivo relevante para a sua empresa.

Maior produtividade

Um erro muito comum é imaginar que a automação ou a hiperautomação representa a substituição completa da mão de obra humana. Na verdade, a ideia é justamente a oposta: potencializar o rendimento de cada profissional de uma equipe. Em vez de perder horas e mais horas com tarefas repetitivas e com pouco valor agregado, eles podem focar em atividades de maior importância para a empresa.

O intuito é que profissionais e máquinas trabalhem em conjunto para proporcionar uma experiência completa dentro da organização. No fim, isso significa mais tempo focado no que realmente importa: fornecer um produto e/ou serviço de maior valor agregado ao cliente final. E fica ainda melhor: tudo isso em tempo de trabalho reduzido, com menos recursos utilizados e resultados mais eficientes.

Flexibilidade e integração

Um dos grandes desafios da automação é conseguir fazer com que diferentes ferramentas conversem entre si dentro de um mesmo sistema, certo? A partir da hiperautomação, isso deixa de ser um problema, com a integração de diversas tecnologias nos mais variados processos e sistemas internos. Assim, toda a comunicação entre as atividades da organização é integrada e otimizada.

Esse processo também garante maior flexibilidade para que o sistema seja adequado aos objetivos e às demandas de uma companhia. Em vez de adequar todo o funcionamento de uma organização para uma ferramenta, é o processo inverso que acontece. Desse modo, não é preciso limitar a hiperautomação a uma única ferramenta, ampliando as possibilidades e os resultados da companhia.

Mais receita e menos custos

Com todos os benefícios listados acima, implementar a hiperautomação também representa um ganho significativo no ROI (Retorno sobre Investimento). A partir da redução de custos para executar uma mesma tarefa e, ao mesmo tempo, o ganho em eficiência do resultado final, a tendência é que a receita de uma companhia aumente consideravelmente.

Quanto mais tempo utilizando processos hiperautomatizados, melhores serão os resultados. As tarefas tornam-se menos onerosas e não demoram tanto para serem executadas, já que são feitas por máquinas, enquanto os profissionais estão analisando todas as informações e os insights gerados. As decisões se tornam eficientes e as estratégias geram resultados efetivos.

Como a BRQ se relaciona com a hiperautomação e a Intelligent Business Automation?

Afinal, qual é a relação entre a hiperautomação e a BRQ? Tudo passa pela Intelligent Business Automation (IBA). Também conhecida por Intelligent Process Automation (IPA), se refere à gestão holística de processos que integram tarefas, sistemas, usuários e robôs para otimizar as atividades da empresa.

Trata-se do mapeamento de toda a cadeia de valor, de ponta a ponta, das operações de negócio da organização. É realizada, portanto, uma análise de tudo o que é feito para identificar as possibilidades de melhoria dentro desses procedimentos.

Em seguida, inicia-se uma etapa de busca por oportunidades que podem ser aproveitadas dentro do ecossistema daquela empresa. Quais são os processos a serem otimizados, gerando menos custos e mais resultados para a companhia? O objetivo da IBA é permitir que os processos — e as organizações — sejam, definitivamente, digitalizados.

A implementação da Automação Inteligente de Negócios feita pela BRQ, portanto, encaminha o processo de hiperautomação da empresa. A cadeia de valor é simples de ser compreendida:

  • A partir das tecnologias habilitadoras, a execução dos negócios é otimizada;
  • Tudo feito a partir de uma estratégia corporativa de alcançar as metas específicas de cada empresa;
  • Com todas as tarefas baseadas em uma estratégia de negócios que transforma o modelo de negócio em digital.

Todo o processo é baseado no uso de tecnologias e ferramentas inovadoras, que possibilitam a Transformação Digital de uma organização.

Quais são as ferramentas e soluções de Intelligent Business Automation da BRQ?

Para colocar a IBA em prática, a BRQ combina uma série de tecnologias para gerar resultados em longo prazo dentro da estrutura de processos dos seus parceiros. A partir dessa integração, é possível construir processos ainda mais robustos e acelerar a Transformação Digital.

RPA – Robotic Process Automation

O recurso mais importante é o Robotic Process Automation, o RPA, que significa a utilização da tecnologia no desenvolvimento de softwares que executem, de forma automática, as atividades de menor valor intelectual dentro da empresa. As tarefas repetitivas, previsíveis e de alto volume são resolvidas, como o preenchimento e a gestão de arquivos e relatórios.

iBPM – Intelligent Business Process Management

Outra ferramenta relevante é o iBPM, Intelligent Business Process Management, que realiza a integração de todas as tecnologias de ponta aos processos da organização. Esse conceito é o que possibilita que o RPA e o Machine Learning atuem juntos para automatizar os processos de forma ainda mais eficiente e, assim, contribuir para a hiperautomação das operações da companhia.

Machine Learning

Ou Aprendizagem de Máquina, é outro conceito importante dentro da IBA: é o que vai permitir a evolução constante de todas as máquinas que fazem parte das operações da empresa. Com o tempo, as tarefas vão sendo executadas com precisão cada vez maior pelo sistema, criando um fluxo em constante evolução e aprendizado.

Quais são as vantagens da implantação de soluções de IBA?

Com a implementação de soluções de IBA, a sua empresa pode potencializar a jornada digital, tornando todo o processo ainda mais eficiente, além de ter uma série de outros benefícios.

Comportamento sistemático e linear

A partir da implementação das soluções IBA, todos os processos se tornam integrados, criando um comportamento sistemático e linear. Essa padronização contribui para um desenvolvimento por completo da organização. Isso permite que a inovação seja sempre constante dentro da empresa, estimulando melhorias regularmente.

Escalabilidade

A solução de IBA da BRQ também garante a escalabilidade para cada organização. Por isso, à medida em que a sua empresa se desenvolve, adiciona novos processos e precisa lidar com demandas ainda maiores, o sistema hiperautomatizado pode se adaptar. Sempre conforme as necessidades da empresa, é ideal para quem quer aplicar tecnologias com eficiência ao modelo de negócio.

Otimização de recursos

Absolutamente todos os recursos de uma organização são otimizados. As tarefas são transformadas em processos mais eficazes, tirando o máximo não só de sistemas e máquinas, mas também de todos os profissionais envolvidos. Assim, os investimentos feitos são potencializados, gerando resultados satisfatórios e sempre em constante evolução e aprimoramento.

Os resultados em longo prazo

Para quem não tem facilidade em identificar gaps nos processos da empresa e quer agregar valor ao negócio, a hiperautomação a partir do conceito de Intelligent Business Automation é o caminho mais adequado. Desse modo, é possível construir uma estrutura sólida de trabalho que privilegia os resultados e otimiza o desempenho de todos os profissionais e das operações.

Em longo prazo, os resultados com a hiperautomação são ainda mais relevantes, criando um ecossistema inovador e em constante desenvolvimento para entregar o produto e/ou serviço de maior qualidade. O melhor de tudo: conforme os objetivos e as necessidades de sua empresa, adequando todo o sistema operacional para potencializar os resultados conquistados mês após mês.

Deseja levar a automação para seus negócios?

Conte com a expertise da BRQ Digital Solutions! Há 29 anos no mercado, se consolidou como uma das maiores empresas de Transformação Digital do país.

Com uma plataforma de serviços end-to-end, oferece as mais eficientes e inovadoras soluções, tecnologias e metodologias, promovendo uma jornada de transformação para grandes marcas, de diferentes segmentos, no Brasil e no exterior. 

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a BRQ, o que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, acesse nossas soluções e contribua para o desenvolvimento do seu negócio. Estamos aguardando!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO