A transformação digital como diferencial competitivo na pandemia

Maturidade digital
6 minutos para ler

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças profundas em toda a sociedade, bem como no mercado – as empresas também foram bastante impactadas. Novas relações de trabalho por conta do distanciamento social, crescimento do home office, enfim, foi preciso se reinventar para continuar operando com eficiência. Como consequência, a importância da transformação digital se tornou ainda maior.

Seja para continuar oferecendo uma experiência do usuário positiva, seja para motivar os colaboradores da sua equipe, é por meio da transformação digital que todos esses processos continuaram ativos durante a pandemia. A tendência é seguirem no mesmo ritmo após a crise. Não adianta voltar aos mesmos processos de antes; pelo contrário, é necessário compreender o que mudou e adaptar a operação da sua empresa a fim de obter maturidade digital.

Mas o que realmente significa a transformação digital? Como ela se reflete nas empresas? De que modo investir em inovação pode criar um diferencial competitivo para a sua companhia? Para esclarecer todas essas dúvidas e iniciar o processo na sua organização, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que significa transformação digital?

A transformação digital representa o processo de modernização das empresas e adaptação ao novo cenário em que estamos vivendo. É a adoção de ferramentas digitais, tecnologias inovadoras e mudanças culturais para aperfeiçoar ou substituir processos antigos com o objetivo de otimizar o desempenho e a produtividade da empresa como um todo, gerando mais valor ao cliente. Isso não significa investir apenas na presença digital, mas modificar o funcionamento da organização.

É preciso repensar a forma como o seu produto e/ou serviço é produzido, o que resulta em uma mudança estrutural: modificar o jeito como as tarefas são executadas, os meios de fazer o trabalho e a maneira de entregar uma melhor experiência ao cliente. E entender como fazer mais com menos ou a mesma quantidade de recursos.

Do desenvolvimento de aplicativos para facilitar a vida do usuário até a implementação de ferramentas que otimizam o home office, as opções são as mais diversas e independem da área de atuação. A Bradesco Seguros, por exemplo, modificou seu processo de vistoria durante a pandemia e registrou excelentes resultados.

A transformação digital, portanto, consiste em uma alteração complexa que busca mudar não apenas processos, mas a cultura de uma organização. Colocar o cliente em primeiro lugar com o conceito de Customer Centricity é um exemplo de mudança. Em um cenário de muita competitividade, isso é um diferencial.

Por que quem investiu em transformação digital se sobressaiu na pandemia?

A pandemia causou impactos em todas as empresas. A diferença é que algumas delas não sofreram tanto quanto outras. Uma das razões para isso? A transformação digital já estava em implementação dentro dessas organizações. Imagine modificar toda uma estrutura de trabalho de uma hora para outra no meio de uma crise. Não é tão simples, certo?

Logo, as empresas adiantadas nesse processo precisaram fazer adaptações menos agressivas em suas rotinas de trabalho. Havia profissionais já acostumados com o uso de determinadas ferramentas, por exemplo. Tudo isso permitiu que o foco dessas companhias fosse muito mais encontrar soluções estratégicas do que entender como se adequar ao novo cenário.

Uma equipe que adotava a metodologia ágil em suas atividades, por exemplo, conseguiu se encaixar muito mais rapidamente ao home office e à gestão descentralizada do que quem ainda utilizava métodos menos avançados. Isso não significa, porém, que é tarde para a sua empresa aderir à transformação digital.

Cultura data-driven

É possível superar a crise implantando tecnologias na minha empresa?

A boa notícia é que a resposta para essa pergunta é sim. Em um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 83% das empresas afirmaram que a inovação e o processo de implementação de novas tecnologias são o caminho para se desenvolver e sobreviver no cenário pós-pandemia. Não à toa, 68% dessas organizações já alteraram os seus processos produtivos.

A implementação de novas tecnologias não significa, necessariamente, apostar na inteligência artificial ou na Internet das Coisas (IoT). Pode ser um recurso para facilitar o contato com os colaboradores e garantir que eles estejam motivados e engajados nos objetivos da companhia. O mais importante é entender quais são as principais necessidades da sua empresa e agir de acordo com elas.

O estudo da CNI ainda mostra as áreas que mais passaram por processos de inovação. Além da relação com os colaboradores, outras mudanças ocorreram na gestão, logística, fornecedores e controle de estoque. Ou seja, não importa qual é o segmento, existe uma solução, método ou ferramenta para inovar e superar a crise.

Como a minha empresa pode se beneficiar com a transformação digital?

Na prática, quais são as vantagens da implementação de tecnologia e modificação dos processos na sua empresa? Confira alguns dos benefícios de adotar a transformação digital!

Fazer mais com menos

O emprego da tecnologia nos processos e fluxos de trabalho da sua organização representa também mais economia — de tempo e de recursos. Em vez de perder horas com uma determinada tarefa, ela pode ser automatizada com uma ferramenta, gerando resultados mais positivos sem tanto esforço.

Ganhar em produtividade

O uso de ferramentas, soluções e processos inovadores também garante um maior nível de produtividade em toda a empresa. Menos tempo desperdiçado com tarefas burocráticas e melhor aproveitado com mais soluções estratégicas a partir do trabalho das suas equipes. Tudo feito de forma eficiente e mais rápida.

Tomar decisões mais precisas

Com a adesão à transformação digital, a tendência é que decisões mais assertivas sejam tomadas pelos líderes. O uso de dados, por exemplo, se torna uma realidade, fornecendo insights valiosos para definir os caminhos mais adequados e produtivos para a empresa.

Melhorar a relação com os clientes

Por fim, a relação com os clientes também é aprimorada, já que tudo é concretizado para entregar produtos e/ou serviços de melhor qualidade, em menos tempo e com processos mais eficientes. Em um período de consumidores cada vez mais exigentes, criar uma relação de maior confiança é um diferencial.

Antes de implementar mudanças, é importante entender também o nível de maturidade digital da sua própria empresa. Após uma análise interna, você deve adicionar os recursos que ajudam a solucionar as suas necessidades e alcançar seus objetivos.

Agora que você sabe o papel da transformação digital como diferencial competitivo na pandemia, que tal continuar bem-informado sobre assuntos relevantes para o desempenho da sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário