Skip to main content

Embora a Transformação Digital seja um tema recorrente para uma boa parte das organizações já há algum tempo, ele nunca foi tão discutido quanto agora.

Mais do que ganhar popularidade, esse conceito passou a ter certo tom de urgência. Um contexto que força empresas a se adaptarem. Já que não fazer isso significa perder vantagem competitiva de forma substancial.

O motivo disso tudo não poderia ser outro: a COVID-19.

A pandemia trouxe mudanças profundas na sociedade e no mercado. Foi preciso se reinventar para continuar operando com eficiência. Como consequência, a importância da Transformação Digital se tornou ainda maior.

Seja para continuar oferecendo uma experiência do usuário positiva, seja para motivar os colaboradores da sua equipe, foi por meio da transformação digital que todos esses processos continuaram ativos durante a pandemia.

Agora que as medidas de segurança foram afrouxadas, a tendência é que esse ritmo continue após a crise.

Afinal, não adianta voltar aos mesmos processos de antes. Pelo contrário, é necessário compreender o que mudou e adaptar a operação da sua empresa a fim de obter maturidade digital.

Mas o que realmente significa a transformação digital? Como ela se reflete nas empresas? De que modo investir em inovação pode criar um diferencial competitivo para a sua companhia?

Para esclarecer todas essas dúvidas e iniciar esse processo na sua organização, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que significa Transformação Digital?

A Transformação Digital representa o processo de modernização das empresas e adaptação ao novo cenário em que estamos vivendo. É a adoção de ferramentas digitais, tecnologias inovadoras e mudanças culturais para aperfeiçoar ou substituir processos antigos com o objetivo de otimizar o desempenho e a produtividade da empresa como um todo, gerando mais valor ao cliente.

Isso não significa investir apenas na presença digital, mas modificar o funcionamento da organização.

É preciso repensar a forma como o seu produto ou serviço é produzido, o que resulta em uma mudança estrutural: modificar o jeito como as tarefas são executadas, os meios de fazer o trabalho e a maneira de entregar uma melhor experiência ao cliente. E entender como fazer mais com menos ou a mesma quantidade de recursos.

Do desenvolvimento de aplicativos para facilitar a vida do usuário até a implementação de ferramentas que otimizam o home office, as opções são as mais diversas e independem da área de atuação.

A Bradesco Seguros, por exemplo, modificou seu processo de vistoria durante a pandemia e registrou excelentes resultados.

A transformação digital, portanto, consiste em uma alteração complexa que busca mudar não apenas processos, mas a cultura de uma organização. Colocar o cliente em primeiro lugar com o conceito de Customer Centricity é um exemplo de mudança. Em um cenário de muita competitividade, isso é um diferencial.

Por que quem investiu em Transformação Digital se sobressaiu na pandemia?

A pandemia causou impactos em todas as empresas. A diferença é que algumas delas não sofreram tanto quanto outras.

Por que isso acontece? Uma das razões é que a Transformação Digital já estava em implementação dentro dessas organizações. Imagine modificar toda uma estrutura de trabalho de uma hora para outra no meio de uma crise. Não é tão simples, certo?

Logo, as empresas adiantadas nesse processo precisaram fazer adaptações menos agressivas em suas rotinas de trabalho. Havia profissionais já acostumados com o uso de determinadas ferramentas, por exemplo.

Tudo isso permitiu que o foco dessas companhias fosse muito mais encontrar soluções estratégicas do que entender como se adequar ao novo cenário.

Uma equipe que adotava a metodologia ágil em suas atividades, por exemplo, conseguiu se encaixar muito mais rapidamente ao home office e à gestão descentralizada do que quem ainda utilizava métodos menos avançados. Isso não significa, porém, que é tarde para a sua empresa aderir à Transformação Digital.

É possível superar a crise implantando tecnologias na minha empresa?

A boa notícia é que a resposta para essa pergunta é sim. Em um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 83% das empresas afirmaram que a inovação e o processo de implementação de novas tecnologias são o caminho para se desenvolver e sobreviver no cenário pós-pandemia. Não à toa, 68% dessas organizações já alteraram os seus processos produtivos.

A implementação de novas tecnologias não significa, necessariamente, apostar na Inteligência Artificial ou na Internet das Coisas (IoT). Pode ser um recurso para facilitar o contato com os colaboradores e garantir que eles estejam motivados e engajados nos objetivos da companhia, por exemplo.

O mais importante é entender quais são as principais necessidades da sua empresa e agir de acordo com elas.

O estudo da CNI ainda mostra as áreas que mais passaram por processos de inovação. Além da relação com os colaboradores, outras mudanças ocorreram na gestão, logística, fornecedores e controle de estoque. Ou seja, não importa qual é o segmento, existe uma solução, método ou ferramenta para inovar e superar a crise.

Sua jornada de Transformação Digital começa aqui
Faça sua migração para a nuvem com a consultoria de uma empresa líder em Cloud Computing no Brasil.

Fale com especialista - Cloud

Como a minha empresa pode se beneficiar com a Transformação Digital?

Na prática, quais são as vantagens da implementação de tecnologia e modificação dos processos na sua empresa? Confira alguns dos benefícios de adotar a Transformação Digital!

Fazer mais com menos

O emprego da tecnologia nos processos e fluxos de trabalho da sua organização representa também mais economia de tempo e de recursos. Em vez de perder horas com uma determinada tarefa, ela pode ser automatizada com uma ferramenta, gerando resultados mais positivos sem tanto esforço.

Ganhar em produtividade

O uso de ferramentas, soluções e processos inovadores também garante um maior nível de produtividade em toda a empresa. Menos tempo desperdiçado com tarefas burocráticas e melhor aproveitado com mais soluções estratégicas a partir do trabalho das suas equipes. Tudo feito de forma eficiente e mais rápida.

Tomar decisões mais precisas

Com a adesão à Transformação Digital, a tendência é que decisões mais assertivas sejam tomadas pelos líderes. O uso de dados, por exemplo, se torna uma realidade, fornecendo insights valiosos para definir os caminhos mais adequados e produtivos para a empresa.

Melhorar a relação com os clientes

Por fim, a relação com os clientes também é aprimorada, já que tudo é concretizado para entregar produtos ou serviços de melhor qualidade, em menos tempo e com processos mais eficientes. Em um período de consumidores cada vez mais exigentes, criar uma relação de maior confiança é um diferencial.

Antes de implementar mudanças, é importante entender também o nível de maturidade digital da sua própria empresa. Após uma análise interna, você deve adicionar os recursos que ajudam a solucionar as suas necessidades e alcançar seus objetivos.

Agora que você sabe o papel da transformação digital como diferencial competitivo, que tal dar o próximo passo na sua empresa? Nosso time de especialistas da BRQ ajuda o seu negócio a alcançar um novo patamar de Transformação Digital. Clique aqui e agende uma conversa.

BRQ fale conosco