Skip to main content

Um dos maiores desafios ao se desenvolver painéis administrativos é aproveitar bem o espaço das páginas e, ao mesmo tempo, exibir a informação de forma completa e objetiva. Por isso, neste post, vamos ensinar uma alternativa para exibir valores distintos em um único gráfico utilizando-se medidas dinâmicas no Microsoft Power BI. Isso possibilita que o usuário troque a medida dos gráficos de um relatório de forma dinâmica, através de um visual do tipo filtro ou segmentação de dados. 

Primeiramente, ressaltamos que esse é o método “old-school” de resolução deste problema, sem necessidade de uso de outras ferramentas. Em uma das atualizações recentes do Power BI, é possível alcançar esse mesmo resultado utilizando “Calculation Groups” através de ferramentas de edição do dataset, como o “Tabular Editor”. Caso você esteja buscando essa solução, confira o vídeo dos Planilheiros sobre o assunto: 

Power BI (Desktop) – Usar Medidas como filtro (Segmentação de Dados) – Tabular Editor – YouTube 

A solução 

Para a criação deste exemplo, nós utilizamos a base de dados de exemplo disponível no próprio Power BI Desktop. 

A solução desenvolvida é composta de:

  • três medidas em DAX, contendo os cálculos que desejamos apresentar;
  • uma tabela auxiliar, que irá funcionar como dimensão para o filtro que seleciona a medida dinamicamente (ou seja, essa tabela é basicamente uma lista com os nomes das medidas);
  • uma medida dinâmica, que será utilizada no gráfico.  

Criação das medidas no Power BI

Depois que importamos os dados de exemplo para o Power BI, criamos 3 medidas utilizando a tabela Financials

Preço Bruto: 
Preço bruto = SUM(financials[Gross Sales]) 

Preço Líquido: 
Preço Líquido= SUM(financials[Sales])

Lucro: 
Lucro = SUM(financials[Profit]) 

Criação da tabela auxiliar 

Como dito anteriormente, essa tabela será responsável por possibilitar a seleção da medida por parte do usuário. Sendo assim, ela nada mais é do que uma lista com os nomes das medidas que você deseja disponibilizar no seu relatório. Para a criação da tabela, utilizamos a funcionalidade de entrada manual de dados, conforme mostra a imagem abaixo: 

Criação da medida dinâmica 

Criaremos uma medida chamada MedidaDinamica para, a partir deste ID da tabela TabelaMedidas, selecionar a medida correta para apresentar no gráfico. 

Medida Dinâmica: 
MedidaDinamica =  

SWITCH( 

MAX(TabelaMedidas[ID]), 

    1, [Preço Bruto],  

    2, [Preço Líquido],  

    3, [Lucro]  

Criação do filtro 

Por fim, basta desenhar o relatório com os gráficos que desejar e utilizar a medida dinâmica onde for conveniente. Para que o usuário possa fazer trocas entre as opções de medidas, devemos disponibilizar os botões que ele vai precisar para isso. A nossa sugestão é utilizar um objeto do tipo filtro e configurá-lo com a funcionalidade de exibição responsiva. Dessa forma, ele vai aparecer como grandes botões de opções na tela. 

Na imagem abaixo, selecionamos a opção de visualização de filtro e escolhemos o campo MEDIDA  que contém o nome da medida na tabela auxiliar que criamos. 

Dica: para formatar o filtro deixando com aparência de botão, deve se acessar a guia de formatação e no ítem Orientação selecionar a opção Horizontal

Além disso, outra sugestão é incluir um visual do tipo cartão que terá a como campo a MedidaDinamica. Assim, para cada seleção feita no filtro, teremos uma mudança na medida que é exibida no visual de cartão. 

Dica: para formatar o título também dinamicamente, de acordo com a seleção de filtro, basta incluir o campo de coluna MEDIDA na formatação de nome do título, conforme a indicação da imagem a seguir. 

Resultado 

Veja abaixo o resultado final do relatório produzido para este post. Nele, colocamos mais três visualizações diferentes (um gráfico de colunas, um treemap e um mapa), todas utilizando a medida dinâmica que criamos. Repare que, através dos botões no canto superior direito, podemos facilmente trocar qual a medida exibida por todas as visualizações. 

Agora você já sabe como construir medidas dinâmicas para as visualizações do Power BI. Descubra também como configurar RLS no Power BI!

BRQ fale conosco