Skip to main content

Apesar de desafiador, 2020 nos trouxe muitos aprendizados e conquistas. Prova disso são os resultados da pesquisa Great Place to Work – GPTW 2021: pela terceira vez, a BRQ foi eleita um ótimo lugar para trabalhar no Brasil. Nosso Índice de Confiança cresceu impressionantes 9 pontos: de 79% no ano passado para 88% nesse ano.

Pesquisa finalizada, surgem os questionamentos: estamos realmente no caminho certo? Precisamos melhorar? O que iremos fazer?

Antes de responder a essas perguntas, temos outra muito mais importante para ser respondida agora: como chegamos até aqui?

É verdade que, em 2020, já havíamos registrado um importante crescimento no Índice de Confiança da GPTW em relação a 2019 (6 pontos). Mas, conforme o ano – e a pandemia – avançavam, manter esse crescimento se transformou no maior dos desafios.

Quando as medidas de distanciamento social chegaram ao Brasil, direcionamos todos os esforços para a proteção e o engajamento do time. Entender o novo cenário e atender às novas necessidades do nosso cliente número 1 (o funcionário) foi prioridade.

A partir dessa premissa, desenhamos e executamos nossas ações de relacionamento com os nossos #feras, as quais detalho em seguida, em duas fases:

Fase 1 – Informar e Proteger

Para garantir a segurança de nossos funcionários e a continuidade das operações, a BRQ traçou a estratégia e mapeou as ações-chave necessárias para minimizar os impactos da crise no negócio:

100% Anywhere Office em 7 dias: em 24 horas após a declaração da pandemia de coronavírus pela OMS (Organização Mundial da Saúde), definimos e implantamos nossa estratégia de contingência e relacionamento para garantir a continuidade das operações e a segurança de todos os nossos stakeholders. Como uma empresa que usa a tecnologia a seu favor, expandimos nosso modelo de trabalho remoto para que todos os nossos funcionários trabalhassem na nuvem, em qualquer lugar.

Em 7 dias, nossos líderes conduziram a negociação com os clientes, transmitindo toda a segurança e a certeza de que nenhuma entrega seria impactada (em qualidade ou prazo) com os funcionários trabalhando remotamente. Foi realmente um esforço conjunto e diário – em curtíssimo espaço de tempo – para garantir a continuidade dos negócios aliada à segurança e bem-estar dos funcionários.

Além desse ponto-chave, outras ações de extrema relevância foram críticas durante a primeira semana de implantação da estratégia de Anywhere Office:

  • Divulgação das melhores práticas de trabalho remoto incluindo cartilhas e FAQs com orientações para o teletrabalho durante a quarentena;
  • Empréstimo de cadeiras e equipamentos de escritório para melhorar a ergonomia;
  • Monitoramento da performance dos serviços em real time através de Dashboards on-line para tomadas de decisão Data-Driven.
  • Acompanhamento da satisfação dos clientes com pesquisa de relacionamento e novos planos de ação para entregar a melhor experiência e trabalhar nosso processo de melhoria contínua;
  • Manutenção do ambiente seguro e livre de ciberataques.

Fase 2 – Reinventar e Inovar

Em seguida, intensificamos o diálogo da liderança com os times sobre a estratégia no novo cenário, promovemos comunicação constante sobre prevenção e higiene para redução da curva de contaminação e implantamos de imediato o Recrutamento e Onboarding 100% Digital (processo admissional e de integração totalmente on-line) para garantir a segurança também dos nossos novos #feras.

Com foco em saúde, qualidade de vida e bem-estar, todas as principais ações do cronograma anual de endomarketing foram adaptadas para o digital. De campeonatos de games on-line a eventos digitais em datas comemorativas. Inovamos apresentando novas ações e benefícios nascidos 100% digitais e especialmente pensados para proporcionar mais segurança e conforto (corpo e mente), divididos em três pilares:

Saúde física

Pensando na saúde física, além de investir em cartilhas e lives com médicos para tirar dúvidas em relação ao coronavírus, a BRQ criou ações e disponibilizou novos benefícios:

  • Telemedicina: serviço de orientação médica online: a empresa passou a disponibilizar um serviço disponível 24 horas, sete dias por semana, para colaboradores e dependentes.
  • Dentista Online: serviço de atendimento odontológico virtual.
  • Aulas ao vivo de ginástica e Desafios Fitness para promover atividade física. Além do Gympass, que oferece também uma plataforma para fazer os treinos em casa.

Saúde mental

Quando o isolamento social se tornou uma realidade foi preciso cuidar também da saúde mental e nem todas as ações precisaram de investimento financeiro. Ações de escuta e de entretenimento foram nossas aliadas:

  • Canal de Atendimento Psicológico 24h: programa de suporte emocional por meio do Canal Viver Mais que oferece assistência psicológica e social confidencial por meio de um atendimento especializado.
  • Coffee Time: ação para aproximar líderes de seus times, propondo uma videoconferência descontraída de 20 minutos, uma vez por semana, para “tomar um café” e bater um papo. O foco não é falar sobre trabalho, é perguntar como cada um está se sentindo neste período de isolamento. Dessa maneira, podemos identificar quem mais precisa da gente nesse momento, acionando a cadeia de ajuda se necessário.

Saúde social

Nosso extenso cronograma de eventos presenciais em datas comemorativas era muito aguardado por todos, inclusive, com ações especiais que estimulavam participação de toda a família dos profissionais como Dia da família, Dia das Crianças e Caminhadas ao ar livre. Trabalhamos para adaptar nossos eventos tradicionais em digitais e ainda incluímos novas opções para reforçar os laços sociais entre as pessoas:

  • Happy Hour Digital: lives intimistas para toda a família com cantores e artistas nas quais os profissionais participam via Workplace (enviando perguntas ou pedindo suas músicas preferidas), além de uma sessão especial com nossos próprios profissionais (talentos internos).
  • Cine BRQ na sua casa: sessão de cinema exclusiva para curtir um filme infantil com os filhos.
  • Campeonato de games: campeonatos de jogos eletrônicos on-line como League of Legends e Counter Strike.
  • Encontros “We have geeks”: debates sobre temas da cultura nerd, como Universo Marvel e Harry Potter.
  • Meetups semanais: encontros informais para troca de conhecimento e promoção de uma discussão colaborativa entre os profissionais BRQ e convidados. Os meetups já acontecem há muitos anos.

Construir um ambiente corporativo que promova cada vez mais a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas era o nosso objetivo. Afinal, a satisfação das pessoas conta muito por aqui. E foi isso que a gente fez!

Nós sabíamos que esse era o nosso maior trabalho em equipe até então – com praticamente todas as áreas da empresa hiperconectadas – e um dos mais desafiadores. Mas, os novos resultados da pesquisa Great Place to Work mostram que nosso esforço em colocar todo o time em Anywhere Office em 7 dias após o anúncio da pandemia, mantendo o compromisso com a saúde e bem-estar das pessoas, foi acertado e recompensado.

Agora sim, chegou a hora de responder aquelas perguntas. Estamos realmente no caminho certo? Com certeza! Precisamos melhorar? Sempre. O que iremos fazer? Inovar. Muitas coisas novas estão sendo planejadas, todas elas com um objetivo em comum: a felicidade dos nossos #feras. Afinal, são eles que fazem da BRQ um Great Place to Work.

Ligia Marcondes, Chief Marketing Officer na BRQ

BRQ fale conosco