Veja as 5 vantagens do ambiente multicloud e como implementar

a imagem ilustra o conceito de multicloud com um céu azul cheio de nuvens e no meio delas tem o desenho em contorno de outras nuvens, de alguns arquivos e do símbolo de wifi
6 minutos para ler
DATA MESH

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, é um recurso com uma crescente demanda por gestores e empreendedores. Nas últimas décadas, tem ganhado um grande espaço no mundo dos negócios. Afinal de contas, além das vantagens de produtividade no cenário empresarial, a computação em nuvem oferece muito mais segurança para os empresários.

Logo, com a necessidade de armazenamento de documentos, dados e arquivos em ambientes protegidos, muitas empresas estão realizando a migração para cloud computing, e sua utilização vem se tornando cada vez mais notória. Além disso, o serviço de cloud está em constante evolução, isto é, existe uma contínua busca por mais segurança e otimização desse recurso, como é o exemplo do ambiente multicloud.

Siga esta leitura para saber em detalhes o que é multicloud e quais as vantagens dessa tecnologia dentro de uma empresa!

O que é o ambiente multicloud?

Como o próprio nome já denota, multi, significa mais do que um. Ou seja, multicloud é uma tecnologia de computação constituída por mais de um serviço de nuvem.

De modo geral, um modelo que constitui mais de uma nuvem (sendo duas ou mais), que poderão ser privadas ou públicas. Além disso, as múltiplas nuvens que constituem o multicloud podem vir de diferentes fornecedores.

Por que o multicloud é importante para negócios de diferentes segmentos?

Com as diferentes funções digitais e tecnológicas de hoje em dia, um único fornecedor não poderia dar conta das inúmeras demandas de uma empresa. Isso faz com que o multicloud seja uma excelente alternativa para as multitarefas de um negócio serem executadas sem riscos de serem interrompidas, sem ameaças de segurança etc.

Multicloud: a tendência do TI

À medida em que aumentam as demandas dos negócios por maiores recursos digitais, o multicloud vai se tornando mais uma tendência do TI, sendo considerado uma das mais eficientes estratégias em cloud computing. Isso ocorre devido ao aumento de produtividade e redução de custos que essas multifunções podem trazer de vantajoso para os empreendedores.

CTA animado Cloud

Isso porque, com o avanço tecnológico tornando tudo mais rápido, o esperado é que as rotinas de trabalho sejam otimizadas.

Multicloud: quais as 5 vantagens e os motivos para investir em diversas nuvens?

Ao utilizar mais de uma nuvem para diversas tarefas, funções e aplicativos, o empresário poderá ter, por exemplo, o ambiente de produção em uma nuvem, e o ambiente de teste de cloud em outra, ambas trabalhando paralelamente. Além disso, existem outras diversas vantagens e motivos para aderir ao multicloud, veja:

  1. segurança de dados: o serviço multicloud oferece muito mais proteção para o gestor e empresário, uma vez que haverá mais distribuição de dados sensíveis;
  2. otimização de custos operacionais: com diversas funções sendo realizadas paralelamente por multinuvens, aumenta-se a produtividade e, por consequência, os custos são otimizados;
  3. flexibilidade nos recursos: sabe-se que somente a computação em cloud já oferece diversas vantagens nesse sentido, logo, computação em multicloud proporciona muito mais. Isso porque as funções não ficam restritas a somente um provedor de nuvem, mas sim, a diversas funções, o que acaba flexibilizando os recursos;
  4. aumento de produtividade da equipe: com mais de uma nuvem trabalhando em somente um recurso, e a expansão de diversas nuvens realizando inúmeras tarefas a partir de vários fornecedores ao mesmo tempo, consequentemente, haverá um aumento no desempenho e na lucratividade do negócio;
  5. distribuição de serviços e aplicativos à borda: essencial nos setores como manufatura, varejo, e logística, a fim de se ter mais eficiência, otimização da experiência do cliente, bem como automação, ficando mais próximos dos usuários e de dispositivos físicos.

Como implementar o multicloud em sua empresa? 

Antes de decidir por migrar ao ambiente multicloud, o empresário ou gestor deve contar com um planejamento, de modo a não cometer erros na escolha, bem como não desperdiçar dinheiro na implementação dessa tecnologia. Assim sendo, é importante ter um plano em mente para solidificar uma ação.

Para começar, é fundamental que se faça uma pesquisa criteriosa sobre um provedor de garantia, segurança e confiabilidade e, principalmente, de conectividade global. O gestor deverá:

  • buscar uma empresa especializada: se implementado de maneira errada, pode oferecer riscos para a segurança de dados e de informações da empresa;  
  • compreender quais fornecedores oferecem suportes mais eficientes para diferentes e específicas funções, recursos e, principalmente, para implementação das diversas nuvens; 
  • compreender como realizar um gerenciamento com base em análises financeiras, visando a um bom investimento e reduzindo altos custos de implementação de multiclouds, ainda usufruindo da sua produtividade;
  • estudar os investimentos para segurança: garantia de um bom gerenciamento de riscos e gestão para um controle de acesso mais eficaz; 
  • pesquisar uma consultoria multicloud de qualidade, capaz de garantir não somente o bom gerenciamento de segurança e acesso, como também, proteção de dados, produtividade e e rapidez durante a migração de dados.

Por que vale a pena investir no multicloud em seu negócio?

Como se pode notar, as vantagens de implementar o multicloud compensam, até mesmo, as complexidades dessa tecnologia. Entretanto, deve-se ter em mente que ao se ter mais de um provedor cloud operando, o gestor ou empresário deverá compreender que as tarefas entre eles devem ser bem analisadas.

Isso porque, caso sejam mal-investidas, acabam excedendo os custos para a empresa. Além disso, a implementação do multicloud vai gerar mudanças nos recursos, na infraestrutura e na operação. Portanto, é fundamental que se faça uma boa pesquisa e obtenha uma boa consultoria antes de adquirir um pacote.

Agora que você já sabe o quanto é importante e quais as diversas vantagens da implementação da estratégia, e como implementar o multicloud em sua empresa, outra excelente recomendação é que o sistema conte com um gerenciamento de TI de especialista e consolidado para administrar o sistema. Assim, você tem a garantia de entrega de resultados satisfatórios. 

O que achou das vantagens do sistema multicloud para sua empresa? Se gostou das nossas recomendações, aproveite para aprender mais e veja 8 passos necessários para a implantação de cloud computing, e usufrua de muito mais dicas como estas.

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

3 × 5 =