Skip to main content

Em um modelo de trabalho cada vez mais conectado e digitalizado, independentemente do segmento de atuação, a segurança de dados é fundamental. Mas o que deve ser feito para garantir que uma empresa Data-Driven não seja prejudicada dentro do ambiente digital? O primeiro ponto a ser observado é a maneira com que essas informações são armazenadas.

A boa notícia é que o processo de inovação constante proporcionado pela Transformação Digital impacta também essa realidade. Assim, novas alternativas e recursos surgem para garantir a segurança da informação de forma cada vez mais eficiente. É o caso da Cloud Computing, ou seja, o armazenamento em nuvem, contribuindo ainda mais para a evolução digital das organizações.

Mas, na prática, quais são os cuidados que devem ser tomados com esse processo? Quais são os riscos que são evitados ao investir em soluções mais seguras? E o papel da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nessa história? O que acha de esclarecer todas essas dúvidas e entender como o armazenamento e o trabalho com dados podem ser feitos de forma ainda mais segura? Continue a leitura deste artigo e confira!

Como a empresa é beneficiada pela segurança de dados?

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os benefícios de investir em segurança de dados dentro da sua organização. É um trabalho que garante a maior confiança dos clientes e parceiros na sua empresa e também proporciona a proteção necessária para o crescimento do negócio. Confira as principais vantagens!

Protege o intelecto da empresa

O ponto principal da segurança de dados é proteger o intelecto da empresa. Imagine que a sua equipe tenha trabalhado meses em um projeto específico para, em poucos minutos, perder todos aqueles avanços por conta do vazamento de informações? Os seus concorrentes podem se preparar, por exemplo, atrapalhando todos os planos e impedindo a evolução do negócio.

Ganha confiança do mercado

A relação com os clientes, parceiros e demais stakeholders é fundamental para o sucesso de qualquer organização, não é mesmo? Ao garantir que todos os dados que entram no ambiente da sua empresa estejam seguros, todos os interessados são protegidos também. Em um mercado amplamente concorrido, a confiança é um recurso essencial para estabelecer resultados positivos e duradouros.

Estimula a inovação e a evolução digital

Os dados são fundamentais para o crescimento de uma empresa atualmente, e investir na proteção dessas informações vai ser mais um estímulo para que a sua companhia possa inovar e se desenvolver digitalmente. É um passo importante para garantir que toda a organização saiba como utilizar e cuidar desses dados, contribuindo para um processo contínuo de evolução.

Evita prejuízos na reputação da empresa

O vazamento de informações, por mais simples que sejam, impacta diretamente na reputação de uma empresa no mercado. Um exemplo disso aconteceu com o Facebook em 2018. Uma série de reportagens expondo o vazamento de dados dos usuários prejudicou os negócios da rede social, que sofreu com uma queda de 28% nas suas ações.

Quais são os riscos evitados na definição de um ambiente de dados seguro?

Especialmente por conta da pandemia, o ambiente digital se tornou essencial na rotina de empresas dos mais diferentes segmentos. Ao mesmo tempo que o uso aumentou, os olhares de hackers também cresceram. Não à toa, foi registrado um aumento de 860% nos ataques cibernéticos em empresas brasileiras, segundo um levantamento da empresa TI Safe.

Esses números reforçam a importância de investir em boas práticas que contribuam para a estruturação de um ambiente digital mais seguro. E não se trata apenas de ataques externos, a criação de uma cultura específica de segurança de dados ajuda na redução do vazamento a partir de fontes internas, seja de maneira intencional ou não.

Cuidar da segurança de dados, portanto, é essencial para que a sua empresa possa se concentrar no uso adequado de todas essas informações. Os benefícios não são apenas em relação ao restante do mercado, mas também internamente. A companhia como um todo passa a cuidar melhor dos dados e garantir que eles sejam aplicados de forma cada vez mais inteligente para a criação de um negócio sólido.

Como a estratégia de implantação de Cloud melhora a segurança de dados?

Mas como a implantação de uma plataforma em Cloud pode contribuir para uma maior segurança de dados? Além de representar custos mais altos, os servidores (ou data centers) físicos são muito mais vulneráveis. Um simples vazamento no ambiente em que todo o sistema está montado pode significar a perda de dados ou informações relevantes para o seu negócio.

Enchentes, incêndios, poeira e a deterioração física ao longo do tempo são problemas comuns para quem utiliza o modelo tradicional de armazenamento. A ideia da Cloud é fornecer maior segurança pelo simples fato de não ser possível acessá-la fisicamente. Além disso, os dados são armazenados em diferentes servidores, evitando que a falha em um deles prejudique todo o sistema.

Outro ponto positivo que uma plataforma de Cloud oferece em relação à segurança de dados é a criptografia. O uso dessa técnica contribui para uma maior segurança de todas as informações, reduzindo os possíveis ataques cibernéticos e criando um ambiente mais seguro para armazenar esses dados. Assim, mesmo que eventualmente acessem as informações, não conseguem utilizá-las.

Quais são as boas práticas relacionadas à construção de dados seguros?

Além de utilizar a tecnologia da plataforma de Cloud para o armazenamento das informações, é preciso adotar outras práticas diárias dentro da empresa. É um trabalho que começa com o uso de equipamentos mais modernos e que ofereçam maior segurança, sempre verificados pela equipe de tecnologia antes que acessem os servidores da empresa.

Para que o processo de segurança de dados seja, de fato, eficiente, é fundamental que toda a organização esteja preparada para mudar. Não adianta adotar os recursos e ferramentas mais inovadores nesse sentido se, na prática, os profissionais não os utilizam corretamente. Sendo assim, cabe aos gestores criarem o ambiente de conscientização e de constante aprimoramento a partir de treinamentos.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os benefícios e cuidados que devem ser adotados para promover a segurança de dados, o que acha de continuar por dentro de assuntos relevantes para a sua organização? Então assine a nossa Newsletter!

FALE CONOSCO