Skip to main content

A concorrência em todas as áreas está acirrada, e se destacar em meio a tantas soluções parecidas é uma tarefa cada vez mais difícil. Nesse cenário, apostar nas novas tecnologias pode ser um atalho para o sucesso de qualquer empresa.

Para explicar melhor como as novas tecnologias podem ser um diferencial, a equipe do podcast The Walking Tech entrevistou Tony Ventura, coach de tecnologia.

Primeiramente, Tony fala sobre a sua paixão por coisas inovadoras, algo que não é de hoje: “quando era criança, meu pai adorava me dar presentes que ninguém tinha, diferentes, e eu adorava isso”, conta. Mais velho, o coach começou a trabalhar em startups, mas se transformou em um pesquisador de tecnologia. Hoje, Tony também faz palestras, workshops e mantém uma comunidade com mais de 10 mil pessoas na internet, a Growth Hackers [Ferramentas].

Mas o que é e faz exatamente um coach de tecnologia? Tony explica que adotou o nome “coach” pois, apesar de não ser formado em coaching, exerce uma função de amostragem e atualização de profissionais em relação às novas tecnologias. Ele também conta que muitas dessas pessoas que recebem suas orientações são altos executivos, que nem sempre têm tempo para pesquisarem sobre o assunto.

Com isso, Tony conta quais as raízes da desinformação de algumas pessoas, mesmo com a quantidade de novidades que surgem frequentemente. “As pessoas não sabem o que procurar”, diz.

“Se você conhece as tecnologias certas, não precisa se preocupar com os concorrentes.” Com a frase, Tony reforça a importância da tecnologia diante da concorrência. E explica que hoje de fato é muito difícil se diferenciar no mercado, e muitas vezes essa diferenciação ocorre apenas pelo preço. Por isso, o coach também lembra que novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, o que facilita ainda mais o uso desses novos aparatos.

A partir daí, o entrevistado revela as principais tecnologias de vendas, das quais destaca duas: VideoAsk e Synthesia, sendo que a segunda é bastante utilizada por ele para impressionar clientes, confessa.

Tony também relata as novas tecnologias que vem mudando o dia a dia das pessoas. Uma delas é um travesseiro anti-ronco, e ele conta como funciona: “pesquisas descobriram que a posição do corpo influencia no ronco. É uma tecnologia anti-snoringque move a sua cabeça para ir pro lado”.

Ele conta: “eu sou muito curioso, então, toda vez que compro um gadget, procuro os parceiros daquele site. Assim, descubro outros parceiros que têm alguma tecnologia”. Ele também conta com a Growth Hacking [Ferramentas], sua comunidade, que o ajuda a buscar novas ferramentas.

O entrevistado também conta um case de sucesso que marcou para sempre sua vida profissional. Segundo seu relato, ele apresentou uma ferramenta de edição de vídeo para uma pessoa que estava desempregada; em seguida, esse profissional foi conquistando novos clientes (graças à tecnologia), e em pouco tempo conseguiu montar a própria equipe.

Tony também contou como foi a sua experiência na última Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. “Para mim, é como a Disney”, diz ele, e que a variedade de tecnologias é enorme, demandando muito tempo para ver todos os stands e as novidades presentes.

Perguntado sobre qual área na qual a tecnologia mais brilha seus olhos, Tony é direto: “gosto de coisas incríveis”. Por outro lado, ele também conta qual é a que mais vende: “ferramentas de WhatsApp, videoconferências (para retirar ruído), de desconto para compras de produtos e de passagens aéreas. Além disso, ferramentas de marketing e Ads também.”

Falando novamente sobre as suas experiências para ter contato com inovação, Tony também relata como a ida ao Vale do Silício ajudou. O entrevistado, que possui formação acadêmica nos Estados Unidos, contatou várias empresas da região, mas só teve alguma resposta positiva quando conversou com companhias brasileiras. E ele dá a dica para quem quer conhecer o local: “para quem quer ir sozinho, o segredo é persistência e iniciativa.”

Tony Ventura também traz as perspectivas de futuro para o empresário e quais as tecnologias que deverão ser as “queridinhas” nesse sentido. “Na minha concepção, tudo relacionado à IA, já que estamos em um momento Data-Driven, com decisões baseadas em informações”, explica ele. E complementa: “no futuro, a máquina vai tomar decisões baseada nesses dados. Deixe a tecnologia trabalhar por você.”

Por fim, deixa uma mensagem importante: “quem fala que não existe atalho para o sucesso está mentindo. O atalho está na tecnologia.”

Ouça o podcast, patrocinado pela BRQ Digital Solutions, na íntegra!
*Descubra o EASTER EGG deste episódio e ganhe 30% de desconto em qualquer curso, simulado ou livro na PMG Academy. Acesse o site https://www.pmgacademy.com e digite no campo de cupom de desconto o código, que são as palavras-chave que você acredita que é o easter egg (desconto válido até o próximo episódio).

Por Adriano Martins Antonio

BRQ fale conosco