Skip to main content

Garantir a eficiência, a segurança e a agilidade durante os processos de migração e gerenciamento dos ativos na nuvem são um dos objetivos mais cruciais entre os times de TI. 

Neste caso, contar com a aplicação do DevOps – uma metodologia que visa a integração entre os times de desenvolvimento e operações – certamente pode ser uma das melhores soluções para a empresa. Com as equipes unificadas e a implantação desta cultura ágil e altamente colaborativa, a precisão das informações se torna mais eficaz, evitando possíveis equívocos durante a realização dos projetos e garantindo mais assertividade e análise das melhorias do negócio

Confira abaixo os principais motivos, listados com base no material desenvolvido pela nossa grande parceira, a AWS, que fazem com que as empresas implementem o DevOps em sua cultura e mostram como tem promovido uma real diferença nos processos de TI e impactado positivamente o mercado.

Disponibilidade de ferramentas DevOps

Com a cultura DevOps sendo cada vez mais comum entre os profissionais de TI, vários são os recursos e serviços de infraestrutura flexíveis e sob demanda criados para auxiliar na utilização de práticas, como: infraestrutura como código, micros serviços, integração e fornecimento contínuos e monitoramento e registro.

Redução de custo

Por meio de uma metodologia DevOps bem definida e implantada, o feedback passa a ser ampliado entre os times, aumentando a comunicação em todas as etapas de execução entre as equipes envolvidas e, por consequência, gerando uma grande redução no tempo de entrega do projeto e melhora na qualidade do trabalho final.

Automação

Com um processo automatizado e que elimina o retrabalho, os times de TI passam a obter um bom funcionamento de seus ativos e maior domínio sobre as mudanças que ocorrem em seus ambientes na nuvem. Como resultado, estas equipes ampliam a qualidade de seu trabalho, passando a ter a disponibilidade necessária para promover melhorias e inovações dentro da empresa e reduzir riscos nos projetos, já que a produção passa a ser sistematizada.

Transformação do departamento de TI

O maior controle das aplicações desenvolvidas pelos times integrados e aumento da colaboração entre as atividades traz a efetiva melhoria no ambiente de produção. Com os projetos executados mais facilmente, as entregas realizadas dentro dos prazos estipulados e uma melhor compreensão dos detalhes de cada etapa do projeto, os times de TI atuam de maneira qualificada, trazendo novos insights de negócio, e se sentem mais desafiados e motivados a promover ótimos produtos e experiências finais aos clientes.

É importante lembrar que, para que estes benefícios de fato ocorram, é necessário o planejamento, o desenvolvimento e o monitoramento contínuo da aplicação do DevOps. Estas etapas se mostram significativas e decisivas, tanto quando nos referimos sobre a manutenção do negócio, quanto na hora de mensurar ou analisar o desenvolvimento dos projetos.

Deseja saber mais sobre Transformação Digital, inovação e outros assuntos relacionados a tecnologia? Assine agora a nossa newsletter!

[contact-form-7 id=”1251″ title=”Newsletter Blog”]
BRQ fale conosco
FALE CONOSCO